Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Ensino em Debate (REDE) tem como foco publicar artigos científicos originais e inéditos e outras formas de pesquisas acadêmicas sobre temas relacionados ao Ensino, promovendo diálogo com as diversas áreas de conhecimento. São considerados para publicação artigos originais oriundos de pesquisas acadêmicas, ensaios e revisões sistemáticas de literatura. A Revista REDE, constitui-se também como um veículo de divulgação de pesquisa científica no âmbito nacional e internacional e destina-se aos professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais interessados na área de Ensino.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente, por meio do sistema online disponibilizado pela Revista, sem a identificação dos autores no corpo do texto e no arquivo submetido. Cada artigo poderá ter até cinco autores, sendo pelo menos um autor do artigo, obrigatoriamente, com o título de doutor. Os artigos deverão estar no formato de documentos do Microsoft Office Word (.doc ou .docx) e os autores devem retirar todas as informações pessoais contidas no documento, para isso, devem acessar no Word em Arquivo - Informações - Inspecionar o Documento e retirar as informações pessoais, revisões e comentários que podem estar visíveis.
Os artigos serão inicialmente avaliados pelos Editores de Seção (Editores Associados) com o objetivo exclusivamente de avaliar a relevância dos artigos submetidos, sua adequação ao escopo da revista e se atende aos critérios de submissão. Na avaliação inicial, caso o artigo não atenda aos critérios de submissão da revista, o Editor de Seção poderá rejeitar automaticamente sem ser encaminhado para avaliação (duplo-cego).
Os artigos que forem aprovados na avaliação inicial, serão encaminhamos para dois Avaliadores (Consultores ad hoc) externos na modalidade duplo-cego pelos Editores de Seção (Editores Associados), em conformidade com as diretrizes editoriais da Revista e os critérios de avaliação estabelecidos pelo Conselho Editorial. Os Avaliadores (Consultores ad hoc) emitirão pareceres sobre os artigos, indicando se os mesmos devem ser aceitos para publicação, rejeitados ou aceitos com modificações. Caso haja divergência entre os pareceres dos Avaliadores (Consultores ad hoc), caberá aos Editores de Seção a decisão final sobre a publicação do artigo. Os Editores de Seção, podem enviar, caso decidam ser necessário, para um terceiro avaliador (Consultores ad hoc), o artigo com parecer divergente.
Os autores serão informados sobre o resultado da avaliação e, em caso de aceitação, deverão providenciar as correções e modificações sugeridas pelos Avaliadores, no prazo estabelecido pela revista. Os artigos aceitos para publicação serão publicados na Revista, de acordo com a periodicidade definida pelo Conselho Editorial.
- Fluxo Editorial
Periodicidade
A Revista Ensino em Debate (REDE) adota o fluxo contínuo, publicando artigos assim que são aprovados pelos Editores de Seção e Avaliadores (Consultores ad hoc). A Revista não tem periodicidade fixa, sendo que os artigos aprovados serão publicados em uma edição contínua, organizada conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial. A publicação dos artigos ocorrerá tão logo sejam aprovados pelos Editores de Seção (Editores Associados) e Avaliadores (Consultores ad hoc), sem necessidade de aguardar uma edição específica. A periodicidade da Revista Ensino em Debate é, portanto, contínua e não está sujeita a atrasos ou adiamentos, visando garantir a celeridade e eficiência no processo de publicação.
DIREITOS AUTORAIS
Os autores são responsáveis pelo conteúdo e originalidade dos artigos submetidos à Revista. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Ensino em Debate (REDE) o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY NC ND)
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS (APC)
A Revista Ensino em Debate (REDE) não cobra valores para publicação ou edição.
POLÍTICA DE ANTIPLÁGIO
Todos os artigos submetidos à Revista REDE passarão por análise de plágio por meio dos softwares Plagius e/ou iThenticate pelos Editores de Seção (Editores Associados). Os autores devem garantir que seus artigos sejam originais e não contenham plágio. Em caso de identificação de plágio, os Editores de Seção (Editores Associados) poderão rejeitar o artigo ou solicitar ao autor que faça as correções necessárias. O Conselho Editorial da Revista REDE, reserva-se o direito de adotar as medidas necessárias em casos de plágio, que poderão incluir a recusa da publicação do artigo, a retratação de artigos já publicados e a comunicação da ocorrência a outras revistas e instituições. Os autores serão informados sobre qualquer identificação de plágio e poderão apresentar suas justificativas e correções
A Revista compromete-se compromete a respeitar os direitos autorais e a propriedade intelectual dos autores e a combater o plágio em todas as suas formas. A política de antiplágio poderá ser revisada pelo Conselho Editorial a qualquer momento, caso sejam identificadas novas práticas fraudulentas ou necessidade de atualização das medidas de prevenção.
POLÍTICA DE EQUIDADE E RETRATAÇÃO
A Revista Ensino em Debate (REDE) adota uma política de equidade e não discriminação, baseada em critérios objetivos de avaliação dos artigos, sem qualquer distinção de raça, gênero, orientação sexual, religião, nacionalidade ou afiliação institucional dos autores. A Revista compromete-se a garantir a integridade e originalidade dos artigos publicados, bem como a correção de eventuais erros ou imprecisões. A Revista, reserva-se o direito de retratar ou corrigir erros ou imprecisões nos artigos publicados, desde que sejam identificados e comprovados por meio de análise por parte dos Editores de Seção (Editores Associados) e/ou Avaliadores. A retratação de artigos publicados somente será realizada em casos de fraude, plágio, falsificação de dados, duplicação de publicação ou outras irregularidades graves, e será feita de forma clara e objetiva, mencionando o motivo da retratação e o número da edição em que o artigo foi publicado.
Os autores serão informados sobre qualquer retratação ou correção de seus artigos, e serão convidados a apresentar suas justificativas e correções, se necessário. A política de equidade e retratação poderá ser revisada pelo Conselho Editorial a qualquer momento, caso sejam identificadas novas práticas fraudulentas ou necessidade de atualização das medidas de prevenção.
POLÍTICA DE AUTOARQUIVO
A Revista Ensino em Debate (REDE) incentiva o autoarquivo de artigos pelos autores em repositórios institucionais, sites pessoais ou em outros meios de divulgação científica. Os autores são responsáveis pelo cumprimento das normas de autoarquivo das instituições a que estão afiliados, bem como pelos direitos autorais dos trabalhos publicados na Revista. A Revista autoriza o autoarquivo dos artigos na íntegra, desde que sejam mantidas a referência completa da publicação original na revista, incluindo o nome dos autores, título do artigo, nome da revista, volume, número, página inicial e final e ano de publicação. Os autores podem fazer o autoarquivo imediatamente após a publicação do artigo na Revista, sem a necessidade de solicitação prévia de autorização. A Revista reserva-se o direito de disponibilizar, em seu site, uma versão eletrônica dos artigos publicados, para fins de divulgação científica e para ampliar o acesso aos trabalhos publicados.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E GRATUITO
Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor.REGULAMENTO
O regulamento da Revista Ensino em Debate (REDE) contém as diretrizes, políticas adotadas e normas que regem a submissão, revisão e publicação de artigos na revista. Além disso, descreve as atribuições do Conselho Editorial, Conselho Editorial Científico (Comitê Consultivo Nacional e Internacional) e Avaliadores. O regulamento é considerado o documento oficial da Revista REDE e possui anuência dos coordenadores dos programas de pós-graduação de Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE).
Além disso, a revista passou por todos os trâmites institucionais tendo sido aprovada pela Coordenação de Controle e Normas, Coordenação de suporte à Editoração Científica, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho Superior do IFCE.
DESCRIÇÃO/INDEXADORES/BASE DE DADOS
- Google Acadêmico - https://scholar.google.com/citations?hl=pt-BR&user=sz97dJAAAAAJ
- International Standard Serial Numberou (ISSN) - https://portal.issn.org/resource/ISSN/2965-6753#-
- Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (MIGUILIM)- https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8745
- Crossref - https://search.crossref.org/
- LantiREV - https://latinrev.flacso.org.
ar/revistas/revista-ensino-em- debate