Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024012

Palavras-chave:

Investimento educacional; Políticas públicas; Formação docente; Qualidade da Educação; Desigualdade social.

Resumo

O investimento educacional é tema central de diversas pesquisas que buscam entender e discutir sobre a eficiência do ensino ofertado pela educação escolar no Brasil. Com o objetivo de discutir as repercussões do investimento educacional na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente, bem como na qualidade do ensino ofertada nos dois grandes níveis da educação escolar brasileira, o trabalho está fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa e recorreu-se à revisão sistemática de literatura para o levantamento de material teórico. A busca pelos trabalhos foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, no período que compreendeu os anos de 2018 a 2022. Os trabalhos foram organizados em dois eixos de análise. A partir das análises e discussões, foi possível inferir que aspectos ligados ao investimento educacional brasileiro indicam um desmonte da educação pública e de tudo que ela representa para as classes marginalizadas que encontram nessa esfera um caminho para a ascensão profissional, pessoal e redução das desigualdades sociais. Assim, considera-se que investir em educação vai além de injetar recursos financeiros. É preciso que esse investimento seja planejado e eficaz, promovendo a implementação de políticas públicas que propiciem a formação e valorização docente, bem como um ensino de qualidade.

Palavras-chave:  Investimento educacional; Políticas públicas; Formação docente; Qualidade da Educação; Desigualdade social.

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Biografia do Autor

Brenda Maria Vieira Gonçalves, IFCE campus Cedro

Especialista em docência no Ensino Superior e Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Professora temporária na Escola Municipal Antônio Antuérpio Gonzaga de Melo, Crato, Ceará, Brasil.

Francisco José de Lima, IFCE campus Cedro

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

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Publicado

2024-04-18

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Como Citar

GONÇALVES, Brenda Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Investimento Educacional: repercussões na implementação de políticas públicas de formação e valorização docente e na qualidade da educação brasileira . Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024012, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024012. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/28. Acesso em: 8 maio. 2024.

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