Os Contributos da Etnoastronomia para o Ensino de Ciências da Natureza: Panorama e Reflexões (2013-2023)

Overview and Reflections (2013-2023)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024034

Palavras-chave:

Etnoastronomia Indígena, Ensino de Ciências, Enculturação Científica, Revisão Bibliográfica

Resumo

O foco deste estudo é investigar as potencialidades da utilização da Etnoastronomia indígena como ferramenta para incentivar a enculturação científica no Ensino de Ciências, com base na seguinte pergunta central: quais são as implicações da inclusão da Etnoastronomia indígena no ensino de Ciências? Esta pesquisa empenha-se na revisão de literatura em um recorte temporal de 10 anos (2013 – 2023), envolvendo análise de artigos, teses e dissertações que abordam a integração da Etnoastronomia Indígena no ensino de Ciências. Os mecanismos de investigação aplicados associaram a revisão bibliográfica com práticas aplicadas em sala de aula. A pesquisa revela uma nítida preocupação com a subsistência dos saberes dos povos originários no contexto do Ensino de Ciências, bem como um reconhecimento declarado do valor pedagógico desses ensinamentos. Os resultados deste estudo contribuíram para ampliar a compreensão sobre a inclusão da Etnoastronomia neste ensino, fortalecendo indicadores bibliográficos relevantes para o desenvolvimento de pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação

Doutoranda no Programa de doutorado acadêmico em Ensino RENOEN pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM), Campus Fortaleza, com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Além disso, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo.

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2024-09-05

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FREITAS, Nairys Costa de; ROMEU, Mairton Cavalcante; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Os Contributos da Etnoastronomia para o Ensino de Ciências da Natureza: Panorama e Reflexões (2013-2023) : Overview and Reflections (2013-2023). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024034, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024034. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/71. Acesso em: 5 out. 2024.

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