A ciência em “História das Invenções”: a presença da alfabetização científica na literatura infantil

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2023008

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Leitura, Literatura Infantil

Resumo

Desde pequenas, antes mesmo de ir à escola pela primeira vez, a criança já convive em ambientes em que a Ciência, a tecnologia e os textos se fazem presentes; então, embasados nessa discussão e partindo do entendimento de que o ensino de Ciências e a Literatura Infantil podem ser trabalhados em conjunto, esta pesquisa busca responder à seguinte problemática: “Quais as contribuições da leitura do episódio ‘Mais mão’, presente no livro de literatura infantil ‘Histórias das Invenções’, de Monteiro Lobato, para a promoção da Alfabetização Científica dos sujeitos?”. Logo, o objetivo deste estudo consiste em analisar as contribuições do livro de literatura infantil “Histórias das Invenções”, de Monteiro Lobato, para a promoção da Alfabetização Científica dos leitores. Sendo assim, enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e se define como pesquisa do tipo documental; além disso, na análise dos dados, foram utilizados os procedimentos da Análise Textual Discursiva. Por fim, os resultados da investigação apontam para discussões relacionadas à Natureza da Ciência no episódio “Mais mão”, o que contribui para a Alfabetização Científica dos leitores do texto.

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Biografia do Autor

Biânca Luiz dos Santos Costa, Universidade Federal de Alagoas

BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA , Mestra em Ensino de Ciências e da Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de Saberes e Práticas Docentes. Integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências PPGE/PPGECIM/UFAL. Especialização em Metodologias no ensino de Biologia e Química pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA (2019). Graduada em Licenciatura Química pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2022). Especialização em Gestão e Supervisão Educacional (cursando) - Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA (2024). Foi bolsista do programa de Educação Tutorial - PET- QUÍMICA/UFAL (Fevereiro/2013- Maio/2015). Exerceu a função de professora supervisora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFAL (Julho/2016-Fevereiro/2018). O programa visa incentivar a valorização do magistério e de aprimorar o processo de formação de docentes para a educação básica. Atua como professora efetiva da rede pública municipal desde abril de 2015 com atuação na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais). Teve a experiência de coordenar (Creche e Educação Infantil), atualmente é coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Igaci -AL. 

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela UFAL. Atualmente, é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências, anos iniciais, educação matemática e alfabetização científica.

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Publicado

2024-02-23

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Como Citar

COSTA, Biânca Luiz dos Santos; SILVA, Tamiris de Almeida; FIREMAN, Elton Casado. A ciência em “História das Invenções”: a presença da alfabetização científica na literatura infantil. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2023008, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2023008. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/26. Acesso em: 8 maio. 2024.

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