“CÉU: DA ARTE E DA CIÊNCIA”, UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR À LUZ DA BNCC

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024019

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação em ciências, Ciência e arte, Arte

Resumo

Neste relato de experiência, descreve-se a aula “Céu: da Arte e da Ciência”, uma atividade pedagógica que propõe um modelo interdisciplinar entre Ciências e Arte, ancorando-se na BNCC e na bibliografia que concerne ao tema, com o enfoque na dialogicidade entre as áreas. Nesse contexto, revisitam-se fundamentos teóricos relevantes para a discussão de interdisciplinaridade. Ademais, frisa-se que este é um estudo exploratório e qualitativo, visando auxiliar professores na futura elaboração de atividades interdisciplinares sob o regimento da BNCC – que, por sua vez, viabiliza abordagens nesse âmbito. Dentre os temas discutidos nesta proposta, estão “A Noite Estrelada”, de Vincent Van Gogh, e a fotografia da estrela V838, capturada pelo satélite Hubble. Ademais, realizou-se uma demonstração prática que diz respeito à Arte e à Ciência, abrangendo os conceitos de cor luz e cor pigmento. Constatou-se que a abordagem adotada indica evidências de um conhecimento, de fato, produtivo, demonstrando as potencialidades dessa vertente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thiago Takaji Tsutsui, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formado em Física Licenciatura (UEPG), mestrando em Física Teórica, na linha de pesquisa Física Quântica. Professor do Colégio Elite Curitiba - Unidade Ponta Grossa.

 

Thaiane de Toledo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Participa do grupo de Pesquisa "Eikos: imagem e experiência estética" (FAP/ UNESPAR/PR). Atualmente é professora de História da Arte, com experiência nas áreas de Artes Visuais e Educação.

Milene Rodrigues Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Mestra (2016) e Doutora (2020) em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - GPEF-UFS. Tem interesse em pesquisas voltadas para o Ensino da Cosmologia Contemporânea, História da Física, História e Filosofia da Ciência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores.

Referências

ARGAN, G. C. Arte Moderna. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARRUDA, R. S. BNCC e ensino de física: a incógnita do ensino interdisciplinar. 2022. 96f. Tese (Curso de Graduação em Física) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro-SP, 2022.

BACHELARD, G. L’air et Les songes: Essai sur la imagination des forces. 1. ed. Paris: Le livre de Poche, 1943.

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BENSON, M. Cosmigraphics: Picturing Space Through Time. 1. ed. Nova Iorque: Abrams Books, 2014.

BERTI, V. P. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2007. 235f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP. 2007.

BOIME, A. Van Gogh’s Starry Night: A history of matter, a matter of history. 1. ed. Nova Iorque: Voyager, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei número 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Presidência da República, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 17 abr. 2024.

BRASIL. Parecer nº 11, de 30 de junho de 2009. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno, Brasília, 25 de agosto de 2009, Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1685-pcp011-09-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 17 abr. 2024.

CACHAPUZ, A. F. Arte e Ciência no Ensino de Ciências. Revista Interacções, Aveiro, v. 10, n. 31, p. 91-106, 2015. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6372/4941 >. Acesso em: 18 dez. 2020.

CACHAPUZ, A. F. Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 1, p. e020009, 2020. Disponível em: < https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/89> Acesso em: 17 abr. 2024.

CORSO, J.; ROCHA, M. Z. da; GARCIA, R. N. Um relato de experiência sobre interações entre a Ciência e as Arte Visuais na Educação Básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. Disponível em: < https://doi.org/10.22456/2595-4377.93389>. Acesso em: 17 abr. 2024.

DE SOUZA, A. R.; DOS SANTOS NEVES, L. A. O livro paradidático no ensino de Física: uma análise fabular, científica e metafórica da obra Alice no País do Quantum: A Física Quântica ao alcance de todos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1145-1160, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p1145 >. Acesso em: 17 abr. 2024.

DON MCLEAN. Vincent - Don McLean [Official Video]. 2017. 1 vídeo (5 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MkUsi0aPmzU>. Acesso em: 09 dez., 2020.

ESA. V838 Monocerotis Revisited: Space phenomenon imitates art. 2004. Disponível em: <https://www.esa.int/About_Us/Corporate_news/V838_Monocerotis_revisited_Space_phenomenon_imitates_art >. Acesso em: 09 dez., 2020.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: Didática, Prática de Ensino e Direitos Humanos? In: XVII ENDIPE/2014. São Paulo, 2014.

FAZENDA, I. (Org) O que é interdisciplinaridade?; YARED, I. O que é interdisciplinaridade? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FERNANDES JUNIOR, M. A. J.; CALUZI, J. J. Concepções sobre Interdisciplinaridade entre Arte e Ciências: estudo a partir do relato de um professor e de alunos da Educação Básica. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. e20045, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320200045>. Acesso em: 7 jun. 2024.

FERREIRA, P. C. C. Contributos do Diálogo entre Ciência e Arte para a educação em Ciência no 1° CEB. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências no 1° Ciclo do Ensino Básico) – Universidade Aveiro, Aveiro. 2008.

Google Arts & Culture. The Starry Night, Vincent van Gogh. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/asset/the-starry-night-vincent-van-gogh/bgEuwDxel93-Pg?ms=%7B%22x%22>. Acesso em: 07 mai, 2024.

HERNANDEZ, F. Catadores da Cultura Visual. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HUBBLESITE. V838 Monocerotis. 2004. Disponível em: <https://hubblesite.org/contents/media/images/3867-Image?Tag=Reflection%20Nebulas&filterUUID=6b40edb4-2a47-4f89-8047-2fe9359344f3>. Acesso em: 17 abr., 2024.

FRANCISCO JUNIOR, W. E. Por uma ciência com mais poesia - Possibilidades de uma dualidade?. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024003, 2024. Disponível em: <https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/15>. Acesso em: 7 jun. 2024.

PIAGET, J. W. F. To Understand is to Invent: The Future of Education. 1. ed. Nova Iorque, Grossman Publishers, 1974.

PRESOTTO, K. S.; DALLA COSTA, S. F.. A interdisciplinaridade na formação de professores de matemática do ensino médio sob a luz da BNCC. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, Blumenau, v. 4, n. 6, p. 44-65, 2023. Disponível em: < https://doi.org/10.21166/ctp.v4i6.3209>. Acesso em: 7 jun. 2024

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo. 1. ed. São Paulo: Nobel, 2001.

SAWADA, A. C. M. B; FERREIRA, F. R.; DE ARAÚJO-JORGE, T. C. Cienciarte ou ciência e arte? Refletindo sobre uma conexão essencial. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 158–177, 2017. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9810>. Acesso em: 17 abr. 2024.

SAWADA, A. C. M. B. Ciência e Arte: Reflexões e Metodologias para Análise de Produções em Pesquisa e Ensino num campo emergente no Brasil. 2021. 213f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Rio de Janeiro-RJ, 2021.

SILVA, J; NEVES, M. Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, v.31, n.103, p.23-38, 2018. Disponível em: <https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257>. Acesso em: 18 dez. 2020.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2024-06-23

Métricas


Visualizações do artigo: 261     PDF downloads: 112

Como Citar

TSUTSUI, Thiago Takaji; TOLEDO, Thaiane de; MARTINS, Milene Rodrigues. “CÉU: DA ARTE E DA CIÊNCIA”, UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR À LUZ DA BNCC . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024019, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024019. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/53. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.