Análise do conhecimento dos professores de educação física da educação básica acerca do desenvolvimento psicomotor

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024010

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Física Escolar, Avaliação

Resumo

A psicomotricidade define-se como a relação dos sujeitos como movimento, levando em consideração os aspectos relacionais, afetivos e cognitivos. O desenvolvimento psicomotor contribui para evitar dificuldades de aprendizagem e reeduca o tônus, a postura, a direção, a lateralidade, o ritmo etc. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos professores de Educação Física da Educação Básica de Fortaleza-CE sobre o desenvolvimento psicomotor. Trata-se de uma metodologia descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. A amostra contou com 16 professores de Educação Física de ambos sexos, com idades entre 24 e 51 anos. O instrumento        utilizado para coleta de dados foi um questionário com questões sobre atuação e conhecimento voltados para a psicomotricidade. Os resultados demostraram que 43,8% dos participantes tiveram a disciplina de psicomotricidade durante a graduação e apenas 25% fizeram estágio na área, os demais não tiveram o conteúdo na graduação ou constou apenas superficialmente em outra disciplina. A maioria dos participantes utiliza ou busca utilizar a psicomotricidade em suas aulas e ressaltaram os desafios na utilização. O estudo destacou o contexto da Psicomotricidade nas aulas de Educação Física e fora do âmbito escolar, ressaltando a diferença de abordagem entre as duas e sua contribuição na vida dos indivíduos.

Palavras-chave: Psicomotricidade; Educação Física Escolar; Avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Maria Alvez Braz , Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Educação Física pela UECE. Professora da Educação Básica.  Integrante do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA). Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE). E-mail:leticiamariabraz@gmail.com

Nadja Fonsêca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora. Universidade do Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professora Adjunta III, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Cumã, 10, Apto 503, Edifício Pericumã, Renascença, São Luís, Maranhão, Brasil, CEP: 65075-700. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6517-5886. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9850574903473891.

José Airton de Freitas Pontes Júnior , Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor. Universidade Federal do Acre (UFAC). Coordenador do Programa do Pós-Graduação em Educação – PPGE. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua/Av., número, complemento, bairro, cidade, estado, país, CEP: 00000-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2045-2461. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2214355780901234.

Referências

ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Teoria e prática em Psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeira infantil. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2014.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

AYOUB, Eliana. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 3, 2005. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/165. Acesso em: 5 jul. 2022.

BARRETO, S. J. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2. ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em: 5 jul. 2022.

CANFIELD, M. S. A Educação Física nas séries iniciais: paralelo entre 15 anos.

Revista Kinessis, Santa Maria, v. n. 23, p. 87-102, maio 2005.

CAVALARI, N. Psicomotricidade e educação infantil Caderno Multidisciplinar de Pós- Graduação da UCP, Pitanga, v. 1, n. 3, p.149-163, 2010. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/kalins- pdf/singles/psicomotricidade-na-educacao.pdf. Acesso em: 5 jul. 2022.

COSTA, J. Um olhar para a criança-Psicomotricidade relacional. Lisboa: Trilhos Editora, 2008.

CUNHA, Edivan Carlos Da. Psicomotricidade na educação infantil: ressignificação de práticas pedagógicas. 2016. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Federal de Rondônia, Rondônia, 2016. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/874. Acesso em: 5 jul. 2022.

DARIDO, S. C.; RANGEL. I. C. A. Educação física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DEBORTOLI, José Alfredo; LINHARES, MeilyAssbú; VAGO, Tarcisio Mauro. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma Educação Física" para" e" com" as crianças. Pensar a prática, v. 5, p. 92-105, 2002. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48 Acesso em: 5 jul. 2022.

DORNELES, Lidiane Rodrigues; BENETTI, Luciana Borba. A psicomotricidade como ferramenta da aprendizagem. Revista Monografias Ambientais, v. 8, n. 8, p. 1775- 1786, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6186.

Acesso em: 5 jul. 2022.

FERREIRA, Aldeir Dourado Lima. Práticas pedagógicas psicomotoras na educação infantil. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2011. Disponível em: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/10/atendimentoeducacionalemescol ashospitalares_osid.pdf. Acesso em: 5 jul. 2022.

FERREIRA, Roberto Freire. A importância do conhecimento em psicomotricidade para os educadores em suas diversas áreas de atuação. 2018. Disponível em: https://ayaeditora.com.br/wp- content/uploads/Livros/L133C30.pdf. Acesso em: 5 jul. 2022.

FESTA, P. S. V. Língua de sinais: um enlace possível. Athena: Revista Científica de Educação, Curitiba, v. 12, n. 12, p. 7-22, jun., 2009.

FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Lisboa: Ancora, 2005.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 18, n. 17, p. 42-52, dez. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415- 69542010000200004. Acesso em: 5 jul. 2022.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. AMGH Editora, 2013.

GALVANI, C. A formação da psicomotricista, enfatizando o equilíbrio tônico- emocional. In: COSTALLAT, D. M. M. A psicomotricidade, otimizando as relações humanas. 2. ed. São Paulo: Arte Ciência, 2002. p.20-45

JESUS, Bárbara Ghesti de; OLIVEIRA, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de. A relevância da percepção da linguagem corporal na escola. E-Revista Facitec, v.5, n.1, Art.1, ago-dez 2010.

JESUS, Luany Silva.; DANTAS, Vanda Maria Campos Salmeron.; BEZERRA, Ada Augusta Celestino. Psicomotricidade na Educação Infantil: Um breve estudo sobre sua contribuição no desenvolvimento da aprendizagem. Enfope Fopie, Aracaju, v. 10, n. 2. 2017.

LADEIRA, Maria Fernanda Telo; DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física e Linguagem: algumas considerações iniciais. Motriz. JournalofPhysicalEducation,

p. 25-32, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96094?locale-attribute=es Acesso em: 5 jul. 2022.

LOVISARO, Martha. Psicomotricidade aplicada na escola: guia prático de prevenções das dificuldades de aprendizagem. 2.ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

MACHADO, F. S.; TAVARES, H. M. Psicomotricidade: da prática funcional à vivenciada. Revista Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 364-379, 2010

MACHADO, José Ricardo Martins. NINES, Marcus Vinícius da Silva. Recriando a psicomotricidade. Rio de Janeiro: Sprint, 2010

MILEO, Thaisa Rodbard; KOGUT, Maria Cristina. A importância da formação continuada do professor de educação física e a influência na prática pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9.; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009. Curitiba. Anais Curitiba (PR): EDUCERE. 2009. p.

-4952.

MONTEIRO, Cláudia Sofia Nunes. A importância da psicomotricidade na educação pré-escolar. 2015. 89f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto Superior De Educação E Ciências, 2015.

NEGREIROS, F.; SOUSA, C. M. de; MOURA, F. K. L. G. de. Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. p.130–151, 2018.

NICOLA, M. Psicomotricidade: manual básico. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PONTES JUNIOR, J. A. de F. .; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de .; SOUSA, L. A. de .

Avaliação da formação profissional: elementos conceituais para uma abordagem metodológica. Conhecer: debate entre o público e o privado, [S. l.], v. 12, n. 29, p. 156–167, 2022.. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/8619. Acesso em: 5 abr. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013.

ROCHA, Paulo Gabriel Lima Da. O ensino da psicomotricidade na licenciatura em educação física: práticas pedagógicas e formação docente. 2018. 126 f.

Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

ROSA, Ludmila Rodrigues. O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem. In: CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR, 4., 2015. Uberlândia, Anais Uberlândia, 2015.

SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, A. J. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

SANTOS, Andreia Catarina Amaral. Psicomotricidade. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância) – Escola superior de Educação, Coimbra, 2015.

SAYÃO, Deborah Thomé. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, 2002.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. Disponível em:

https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/. Acesso em: 5 abr. 2022.

WERNECK, H. Como vencer na vida sendo professor: depende de você. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

XISTO, PatriciaBaldecera; BENETTI, Luciana Borba. A psicomotricidade: uma ferramenta de ajuda aos professores na aprendizagem escolar. Revista Monografias Ambientais, p. 1824-1836, 2012.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Métricas


Visualizações do artigo: 263     PDF downloads: 125

Como Citar

BRAZ , Letícia Maria Alvez; SILVA, Nadja Fonsêca da; PONTES JÚNIOR , José Airton de Freitas. Análise do conhecimento dos professores de educação física da educação básica acerca do desenvolvimento psicomotor. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024010, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024010. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/30. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.