Análise do conhecimento dos professores de educação física da educação básica acerca do desenvolvimento psicomotor

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024010

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Física Escolar, Avaliação

Resumo

A psicomotricidade define-se como a relação dos sujeitos como movimento, levando em consideração os aspectos relacionais, afetivos e cognitivos. O desenvolvimento psicomotor contribui para evitar dificuldades de aprendizagem e reeduca o tônus, a postura, a direção, a lateralidade, o ritmo etc. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos professores de Educação Física da Educação Básica de Fortaleza-CE sobre o desenvolvimento psicomotor. Trata-se de uma metodologia descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. A amostra contou com 16 professores de Educação Física de ambos sexos, com idades entre 24 e 51 anos. O instrumento        utilizado para coleta de dados foi um questionário com questões sobre atuação e conhecimento voltados para a psicomotricidade. Os resultados demostraram que 43,8% dos participantes tiveram a disciplina de psicomotricidade durante a graduação e apenas 25% fizeram estágio na área, os demais não tiveram o conteúdo na graduação ou constou apenas superficialmente em outra disciplina. A maioria dos participantes utiliza ou busca utilizar a psicomotricidade em suas aulas e ressaltaram os desafios na utilização. O estudo destacou o contexto da Psicomotricidade nas aulas de Educação Física e fora do âmbito escolar, ressaltando a diferença de abordagem entre as duas e sua contribuição na vida dos indivíduos.

Palavras-chave: Psicomotricidade; Educação Física Escolar; Avaliação.

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Biografia do Autor

Letícia Maria Alvez Braz , Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Educação Física pela UECE. Professora da Educação Básica.  Integrante do grupo de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA). Integrante do Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE). E-mail:leticiamariabraz@gmail.com

Nadja Fonsêca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora. Universidade do Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professora Adjunta III, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Cumã, 10, Apto 503, Edifício Pericumã, Renascença, São Luís, Maranhão, Brasil, CEP: 65075-700. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6517-5886. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9850574903473891.

José Airton de Freitas Pontes Júnior , Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor. Universidade Federal do Acre (UFAC). Coordenador do Programa do Pós-Graduação em Educação – PPGE. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua/Av., número, complemento, bairro, cidade, estado, país, CEP: 00000-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2045-2461. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2214355780901234.

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Publicado

2024-03-15

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Como Citar

BRAZ , Letícia Maria Alvez; SILVA, Nadja Fonsêca da; PONTES JÚNIOR , José Airton de Freitas. Análise do conhecimento dos professores de educação física da educação básica acerca do desenvolvimento psicomotor. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024010, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024010. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/30. Acesso em: 8 maio. 2024.

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