O Pibid como um espaço de formação do desenvolvimento profissional docente no ensino de Estatística

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024028

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Ciclo Investigativo PPDAC, Ensino de estatística, Formação inicial de professores

Resumo

Este texto pretende apresentar um relato de experiência acerca de como sucedeu o processo da formação inicial de futuros professores de Matemática, atuantes como  bolsistas de Iniciação à Docência, ao decorrer do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir do ensino de Estatística nas turmas dos 3° anos do Ensino Médio com base na aplicação do Ciclo Investigativo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão), buscando associar reflexões entre a relação universidade-escola-licenciando e na incorporação de saberes necessários ao futuro docente de Matemática. Além disso, a fundamentação teórica teve como bases orientadoras o PIBID como um programa mediador do processo da formação docente, o Ciclo Investigativo PPDAC, o Desenvolvimento Profissional Docente e o Ensino de Estatística. Como resultado deste estudo, podemos deduzir que o processo da formação inicial desses futuros professores por meio do PIBID possibilitou-lhes vivenciarem práticas em sala de aula que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, bem como para o processo de construção de suas identidades profissionais devido ao contato direto dos bolsistas no âmbito escolar da instituição parceira, além de fortalecer a análise crítica e reflexiva, no que se refere às intervenções em sala de aula e as aplicações das práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; Ciclo Investigativo PPDAC; Ensino de estatística; Formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Hávila Said Silva Evangelista, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus X

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Bandeirantes, 49, Casa, Bela Vista, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil, CEP: 45990-178. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3427-1071. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7350925630467539.

E-mail: havilasaid@gmail.com.

Célia Barros Nunes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus X

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro - 2010), Professora de Matemática aposentada da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, Teixeira de Freitas, BA, desde 2023.  Endereço para correspondência: Av. Carter, 190, Bairro Jardim Caraípe, Teixeira de Freitas - BA, CEP: 45990-720. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2151-6650. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5885292919107897.

E-mail: celiabns@gmail.com.

Clovis Lisbôa dos Santos Junior, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus X

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor de Matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus X, Teixeira de Freitas. Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua General Osório, 61, Universitário, Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. CEP: 45992-282. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1693-4484  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3398774851227246

E-mail: clisboa@uneb.br.

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Publicado

2024-08-07

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Como Citar

EVANGELISTA, Hávila Said Silva; NUNES, Célia Barros; SANTOS JUNIOR, Clovis Lisbôa dos. O Pibid como um espaço de formação do desenvolvimento profissional docente no ensino de Estatística. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024028, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024028. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/41. Acesso em: 5 out. 2024.

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