O Pibid como um espaço de formação do desenvolvimento profissional docente no ensino de Estatística
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024028Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional, Ciclo Investigativo PPDAC, Ensino de estatística, Formação inicial de professoresResumo
Este texto pretende apresentar um relato de experiência acerca de como sucedeu o processo da formação inicial de futuros professores de Matemática, atuantes como bolsistas de Iniciação à Docência, ao decorrer do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir do ensino de Estatística nas turmas dos 3° anos do Ensino Médio com base na aplicação do Ciclo Investigativo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão), buscando associar reflexões entre a relação universidade-escola-licenciando e na incorporação de saberes necessários ao futuro docente de Matemática. Além disso, a fundamentação teórica teve como bases orientadoras o PIBID como um programa mediador do processo da formação docente, o Ciclo Investigativo PPDAC, o Desenvolvimento Profissional Docente e o Ensino de Estatística. Como resultado deste estudo, podemos deduzir que o processo da formação inicial desses futuros professores por meio do PIBID possibilitou-lhes vivenciarem práticas em sala de aula que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional, bem como para o processo de construção de suas identidades profissionais devido ao contato direto dos bolsistas no âmbito escolar da instituição parceira, além de fortalecer a análise crítica e reflexiva, no que se refere às intervenções em sala de aula e as aplicações das práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional; Ciclo Investigativo PPDAC; Ensino de estatística; Formação inicial de professores.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, S.C. et al. Professional training to teach statistics in early childhood education. Ensino em Revista. Uberlândia, MG, v.30, p. 1-25 e036. 2023. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71905/37392>. Acesso em 08 mai.2024.
ANJOS, E. S. et al. O ensino de Estatística na formação para a cidadania nos anos iniciais. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18, 2019, Ilhéus. Anais do XVIII EBEM: A sala de aula de Matemática e suas vertentes. Ilhéus: SBEM-BA, 2019, p. 1-12.
ANJOS, E. S. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam conceitos estatísticos nos anos iniciais na perspectiva da equidade. 2024. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC (2007). Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (Pibid). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid&62>. Acesso em: 23 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.>. Acesso em: 06 jun. 2022.
DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores, 1a ed. Porto Portugal: Ed. Porto Editora, 2001.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n.74, p. 57-73, jan. /abr. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/gwfKW9py5dMccvmbqyPP8bk/?format=pdf>. Acesso em: 29 set. 2023.
PANIAGO, R.N.; SARMENTO, T.; ROCHA, S.A. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista, v. 34, e190935, 2018, p. 1-31.
PONTE, J. P. Da Formação ao desenvolvimento profissional. Actas do ProfMat 98, p. 27-44, v. 98, Lisboa: APM. (Conferência plenária apresentada no encontro Nacional de Professores de Matemática), 1998.
PRANKE, A.; FRISON, L. M. B. Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 223-240, Apr. 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/bolema/a/sLjrhXWk6MXJz5qqXTBjZhn/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 7 mai. 2024
RAUSCH, R. B. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS BOLSISTAS, ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME, v. 8, n. 2, p.620-641, mai./ago. 2013.
REBOUÇAS, R. F. et al. A importância do Pibid: um olhar dos próprios licenciandos. V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), do IV Seminário Nacional do Pibid e do XI Seminário de Iniciação à Docência (SID), 2014. Anais eletrônicos. Natal: UFRN,2014. Disponível em: <http://enalic2014.com.br/anais/anexos/7393.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2024.
SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, I. M. C. O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revista REVEMOP, v. 2, e202018, p. 1-22, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/download/4251/3492>. Acesso em: 29 set. 2023.
SANTANA, E. R. S.; PONTE, J. P.; SERRAZINA, M. L. Conhecimento Didático do Professor de Matemática à Luz de um Processo Formativo. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bolema/a/FBFhMY8dnWpKJQYXLyHFGPf/>. Acesso em: 05 mai. 2024.
SANTANA, M. S. O Ciclo investigativo como recurso à aprendizagem estatística: um enfoque no pensamento estatístico. Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/210905977.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2024.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2014.
WILD, C.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, n. 67. 1999. p. 223-265. Disponível em: http://iaseweb.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf . Acesso em: 13 de mai. 2022.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 79 PDF downloads: 56