Discutindo a Teoria da Aprendizagem Significativa no contexto da Educação do Campo: uma análise documental

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025014

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), desenvolvida pelo psicólogo estadunidense David Paul Ausubel,
consiste em uma explicação teórica sobre o processo de aprendizagem, e tem como um dos seus principais
conceitos, os “subsunçores”. Esta teoria se configura como uma possibilidade a ser explorada no contexto da
Educação do Campo, visando favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes deste contexto. Pensando
nisso, o presente estudo parte da seguinte questão problema: quais ações de ensino e aprendizagem, descritas no
PPP de uma escola do campo, evidenciam aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa? O estudo tem como
objetivo, investigar como estas ações previstas no documento, apresentam pontos de confluência com esta teoria,
tendo em vista os principais conceitos abordados pela mesma. Para isso, realizamos uma pesquisa documental
nos recorrendo à análise do PPP de uma escola do campo pertencente à rede municipal da cidade de Laje na Bahia.
Os resultados obtidos mostraram que, embora o documento não descreva explicitamente qual teoria embasa o
processo de ensino e aprendizagem da instituição, algumas ações previstas pelo PPP como a valorização dos
conhecimentos prévios dos alunos e o trabalho com temáticas de relevância local podem ser associadas com
alguns conceitos apresentados pela TAS.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa; Educação do Campo; Projeto Político Pedagógico.

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Biografia do Autor

Igor Alves Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atua na linha de pesquisa: Ensino de ciências exatas experimentais e naturais. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de Instrumentação e Pesquisa em Ensino de Ciências (LIPEC), do(a) UESB e do Núcleo Pós-humanista de Pesquisa em Saberes e Direitos Animais, Ambientais e Cibernéticos (Núcleo Suíça) - IFBA. Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Vitória da Conquista. Atuou como bolsista no programa Institucional Residência Pedagógica IFABA/CAPES durante o período de 2020 a 2022 lecionando a disciplina de Química para turmas de ensino médio do Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira. Atuou também como estagiário no Colégio Estadual José Sá Nunes, onde lecionou a disciplina de Química para uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Possui interesse pelas seguintes áreas: Ensino de Ciências, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Josimario Marques Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Educação do Campo - Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde participei do Programa Residência Pedagógica, tendo como campo de atuação a Escola Municipal Madre Maria do Rosário de Almeida no município de Laje- Bahia. Licenciatura em Pedagogia e especialização em Gestão de Escolas no Campo, e Gênero Raça \Etnia e Sexualidade na Formação de Professores. Atuei como Assistente Administrativo lotado na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Outubro de 2018 a Dezembro de 2019. E como professor contratado vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Laje desde 2020 a 2023, e membro do Grupo de Pesquisa Docência, Currículo e Formação da UFRB localizado no Centro de Formação de Professores CFP. E mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino- PPGEn na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Adriana David Ferreira Gusmão , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui graduação em Geografia (UESB), É Psicóloga formada pela UFBA, com Especialização em Psicologia da Educação (PUC), pós graduanda em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Professora do Mestrado em Ensino da UESB - PPGEn. Tem experiência em formação de professores no curso de Pedagogia e Geografia da UESB, com ênfase em ensino, atuando principalmente nas seguintes áreas: geografia, ensino, ensino de geografia, formação de professores e recursos didáticos. Tem produções acadêmico-cientificas nos temas: formação de professores, ensino, ensino de Geografia e produção do espaço geográfico.

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Publicado

2025-04-28

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Como Citar

ROCHA, Igor Alves; SANTOS, Josimario Marques; GUSMÃO , Adriana David Ferreira. Discutindo a Teoria da Aprendizagem Significativa no contexto da Educação do Campo: uma análise documental. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025014, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025014. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/135. Acesso em: 28 abr. 2025.

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