Discutindo a Teoria da Aprendizagem Significativa no contexto da Educação do Campo: uma análise documental
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025014Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem SignificativaResumo
A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), desenvolvida pelo psicólogo estadunidense David Paul Ausubel,
consiste em uma explicação teórica sobre o processo de aprendizagem, e tem como um dos seus principais
conceitos, os “subsunçores”. Esta teoria se configura como uma possibilidade a ser explorada no contexto da
Educação do Campo, visando favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes deste contexto. Pensando
nisso, o presente estudo parte da seguinte questão problema: quais ações de ensino e aprendizagem, descritas no
PPP de uma escola do campo, evidenciam aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa? O estudo tem como
objetivo, investigar como estas ações previstas no documento, apresentam pontos de confluência com esta teoria,
tendo em vista os principais conceitos abordados pela mesma. Para isso, realizamos uma pesquisa documental
nos recorrendo à análise do PPP de uma escola do campo pertencente à rede municipal da cidade de Laje na Bahia.
Os resultados obtidos mostraram que, embora o documento não descreva explicitamente qual teoria embasa o
processo de ensino e aprendizagem da instituição, algumas ações previstas pelo PPP como a valorização dos
conhecimentos prévios dos alunos e o trabalho com temáticas de relevância local podem ser associadas com
alguns conceitos apresentados pela TAS.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa; Educação do Campo; Projeto Político Pedagógico.
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