O uso de ferramentas computacionais aplicadas ao ensino do Movimento Retilíneo e Uniforme, baseadas na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024036

Palavras-chave:

Conceituação, ferramentas computacionais, ensino de física

Resumo

No ensino de Física, a aprendizagem dos alunos está principalmente ligada à conceituação de teorias, validadas muitas vezes através de experimentos (situações) que dão o real sentido àquela teoria, e posteriormente aplicadas em novas situações. Dessa forma para se obter uma maior fundamentação no processo de conceituação dentro da Física, se torna necessário apresentar aos alunos situações diversas que podem tornar os conceitos aprendidos mais sólidos. Tendo em vista essa premissa o produto educacional produzido, visa o fortalecimento dos conceitos do tópico Movimento Retilíneo Uniforme - MRU, e está estruturado a partir de uma sequência didática associada ao uso de vídeos e de ferramentas computacionais de simulação, e de animação. A aplicação do produto se deu em cinco encontros em que foram utilizados todos os recursos citados anteriormente. Como premissa para a aplicação do produto e criação do software-MRU levou-se em consideração a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, que define os aspectos importantes para o processo de conceituação. A partir da análise dos questionários aplicados, percebeu-se que houve uma melhoria no entendimento dos conceitos, além de que o procedimento utilizado tornou as aulas mais atrativas, ao ponto de tornar-se possíveis os resultados detalhados ao longo deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Roberto do Nascimento, SEDUC - CE/ PROFESSOR

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará- Campus Sobral (2017). Mestre em Ensino de Física pelo programa MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Polo 56- IFCE/UVA. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. Atualmente é Professor de Física da SEDUC-CE.

Amarílio Gonçalves Coêlho Junior, IFCE - Campus Sobral

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007), mestrado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor EBTT do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em eletromagnetismo aplicado, ensino de física e tecnologias da informação.

Referências

BRITO, G. Da S.; PURIFICAÇÃO, I. Da. Educação e novas tecnologias. Curitiba: Ibpex, 2006.

BECK, V. C.; SILVA, J. A. Invariantes operatórios de generalização algébrica mobilizados porcrianças em uma situação de comutatividade na adição de números naturais. VIDYA, v. 40, n.2, p. 299–314, 2020.

BRANDÃO, R. V.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. A Estratégia da Modelagem Didático-Científica para a Conceitualização do Real no ensino de Física: Um estudo de caso com Professores do ensino médio. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n.1 p. 85 – 110, maio. 2019.

CARVALHO, João. Modelagem computacional no ensino defísica. Congresso Internacional ABED de EaD. 2013. < http://www.abed.org.br/congresso2013/trabalhos/311.pdf>

LOZADA, Clara de Oliveira et al. A modelagem matemática aplicada ao ensino de física no ensino médio. Revista Logos, Rio de Janeiro, v. 14, p.2-12, 2006. Semestral.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em ensino de ciências. 2002. 7(1), 7-29. < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141212/000375268.pdf>

PINO, J. C.; TAUCEDA, K. C. Processos cognitivos e epistemologias da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, do ensino narrativo e do aprender a aprender. Ciências & Cognição, v. 19, n.2, p.256-266. 2013

SAMPAIO, Wilton Souza; FROTA, Diego Araujo. Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024014, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024014.

VERGNAUD, G. A classification of cognitive tasks and operations of thought involved in addition and subtraction problems. In Carpenter, T., Moser, J. & Romberg, T. (1982). Addition and subtraction. A cognitive perspective. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1982, p. 39-59.

VERGNAUD, G. Multiplicative conceptual field: what and why? In Guershon, H. and Confrey,J.. (Eds.) The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics. Albany, N.Y.: State University of New York Press, 1994, p. 41-59.

Downloads

Publicado

2024-09-23

Métricas


Visualizações do artigo: 63     PDF downloads: 49

Como Citar

NASCIMENTO, Lucas Roberto do; COÊLHO JUNIOR, Amarílio Gonçalves. O uso de ferramentas computacionais aplicadas ao ensino do Movimento Retilíneo e Uniforme, baseadas na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024036, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024036. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/57. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.