Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024011

Palavras-chave:

Professor de Matemática, Conhecimento docente, Entrevista reflexiva, Ensino, Função

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos revelados e reelaborados por professores de matemática, acerca do trabalho com o conceito de função. Estes conhecimentos foram trabalhados durante entrevista reflexiva com três professores de Matemática. De natureza qualitativa e com características de designer de Estudo de Caso, utilizou-se como metodologia de análise de dados os Eventos Críticos. Concluiu-se que os docentes demonstraram domínio interconectado dos conhecimentos essenciais para ensinar o conceito de função. Reconheceram a complexidade intrínseca do tema e sua relação com outros conceitos matemáticos e disciplinas. Destacaram a importância do planejamento pedagógico adaptativo, considerando as necessidades dos estudantes, e da integração com os documentos curriculares oficiais para aprimorar o ensino de Matemática. Entretanto, ainda foi possível perceber lacunas no que se refere ao reconhecimento da representação em Língua Materna como parte integrante dos processos de ensino e aprendizagem matemática, sendo necessário um maior desenvolvimento de estratégias que incorporem efetivamente esta representação como meio facilitador para a compreensão dos conceitos matemáticos.

Palavras-chave: Professor de Matemática; Conhecimento docente; Entrevista reflexiva; Ensino; Função.

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Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UECE e especialização em Ensino de Matemática. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (IFCE - GPEMATE). Suas áreas de estudo são: Ensino de Matemática, formação de professores, representações semióticas, Lesson study.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores.

Joserlene Lima Pinheiro, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Professor da carreira do Magistério Superior lotado no Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Pedagogo, mestre e doutor em Educação formado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Matemática e Ensino - MAES; e Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em EtnoMatemática - GIEPEM ; -- Áreas de interesse: Educação Matemática; Etnomatemática; formação de professores; tecnologias digitais na educação; ética; educação e espiritualidade; Cultura Hacker; Afrofuturismo;

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Publicado

2024-04-15

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Como Citar

CARDOSO, Mikaelle Barboza; BARRETO, Marcilia Chagas; PINHEIRO, Joserlene Lima. Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024011, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024011. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/31. Acesso em: 9 maio. 2024.

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