Gamificação no Ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital 'Ilha das Operações' para a aprendizagem

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024025

Palavras-chave:

Matemática, gamificação, Recursos Educacionais Digitais

Resumo

A utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) gamificados é uma oportunidade promissora para envolver os alunos em desafios lúdicos e favorecer o aprendizado em Matemática. Este estudo objetiva apresentar a utilização do Recurso Educacional Digital (RED) “Ilha das operações: em busca das pedras Somartius e Subtratius” por uma professora  e 4 estudantes do 1⁠º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A pesquisa, com abordagem qualitativa, é resultado de uma formação com professores da rede pública municipal de Fortaleza. Os resultados demonstraram que o RED permitiu que os alunos explorassem as operações de adição e subtração de forma lúdica e estimulante. Embora a falta de áudio tenha sido um desafio para os alunos mais jovens, a base formativa da professora e o suporte técnico garantiram o alcance da aprendizagem. O estudo destaca a importância da gamificação e da adaptação de abordagens pedagógicas, bem como sublinha o papel crucial da formação docente na utilização de tecnologias digitais. A pesquisa contribui para um ensino que promova o aprendizado ativo dos alunos em Matemática.

 

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Biografia do Autor

Dayany Barros Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Tecnologias Digitais na Educação Básica (UECE). Professora na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Fortaleza, Ceará, Brasil

Danilo do Carmo de Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)

José Aires Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Ph.D em Mathematics Education pela University Of Texas At Austin, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA)

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professora da UFC, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (PPGE/UFC) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE (PGECM/IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMIDIA)

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Publicado

2024-08-06

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Como Citar

FERREIRA, Dayany Barros; SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO FILHO, José Aires; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação no Ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital ’Ilha das Operações’ para a aprendizagem. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024025, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024025. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/38. Acesso em: 24 nov. 2024.

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