Gamificação no Ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital 'Ilha das Operações' para a aprendizagem
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024025Palavras-chave:
Matemática, gamificação, Recursos Educacionais DigitaisResumo
A utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) gamificados é uma oportunidade promissora para envolver os alunos em desafios lúdicos e favorecer o aprendizado em Matemática. Este estudo objetiva apresentar a utilização do Recurso Educacional Digital (RED) “Ilha das operações: em busca das pedras Somartius e Subtratius” por uma professora e 4 estudantes do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A pesquisa, com abordagem qualitativa, é resultado de uma formação com professores da rede pública municipal de Fortaleza. Os resultados demonstraram que o RED permitiu que os alunos explorassem as operações de adição e subtração de forma lúdica e estimulante. Embora a falta de áudio tenha sido um desafio para os alunos mais jovens, a base formativa da professora e o suporte técnico garantiram o alcance da aprendizagem. O estudo destaca a importância da gamificação e da adaptação de abordagens pedagógicas, bem como sublinha o papel crucial da formação docente na utilização de tecnologias digitais. A pesquisa contribui para um ensino que promova o aprendizado ativo dos alunos em Matemática.
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