Encontros formativos na residência em Matemática: Articulação Teórico-Prática, Reflexão Crítica e Formação Docente

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025024

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação Docente, Matemática, Teoria e Prática, Reflexão Crítica

Resumo

Este estudo analisa os encontros formativos em um núcleo matemática do Programa de Residência Pedagógica (PRP), problematizando a articulação entre teoria e prática e a reflexão crítica na formação de futuros professores. Fundamentado na indissociabilidade teórico-prática, na colaboração como perspectiva formativa e na constituição da identidade docente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental para discutir os encontros formativos como espaços de articulação teórico-prática. A análise dos relatórios finais dos residentes revelou três categorias principais: o PRP como ambiente de integração entre vivências acadêmicas e escolares; como catalisador da participação em eventos científicos e acadêmicos; e como impulsionador de práticas contextualizadas no ensino de Matemática. Os resultados indicam que o núcleo do PRP promoveu mudanças sustentáveis na formação dos licenciandos e no ensino-aprendizagem, estimulando a revisão de modelos tradicionais e a adoção de metodologias centradas no protagonismo estudantil e na interdisciplinaridade. A participação em eventos acadêmicos ampliou esse diálogo, promovendo debates sobre inovação pedagógica e políticas de formação docente, enquanto a articulação entre teoria e prática permitiu conectar conceitos acadêmicos à realidade escolar.

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Biografia do Autor

José Rian de Lima Teles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Sou Técnico em Química, Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e Licenciando em Letras Espanhol pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente, sou professor no sistema educacional do Estado do Ceará, onde contribuo para a formação acadêmica e pessoal dos alunos. Integro os grupos de pesquisa Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudo em Educação - GIPEE e o Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem - G-TERCOA/CNPq/UFC). Desenvolvo estudos voltados para a formação de professores, educação intercultural indígena, educação matemática, etnomatemática e culturas. Minha pesquisa busca valorizar a diversidade cultural e os saberes ancestrais, com destaque para a geometria ancestral e a etnomatemática, investigando como essas perspectivas podem ser incorporadas à formação docente e ao currículo escolar. Com foco na articulação entre teoria e prática, dedico-me a construir pontes entre os saberes acadêmicos e tradicionais, promovendo uma educação inclusiva, significativa e alinhada às demandas socioculturais contemporâneas.

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Leitura e Formação do Leitor pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Pedagogia (2004) e em Ciências Contábeis (1994), ambas pela UFC. Estudante do curso de Licenciatura em Matemática pela Cruzeiro do Sul Virtual. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - campus Fortaleza. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação - GIPEE. Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES. Possui experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase na educação matemática, formação docente, ensino, aprendizagem, matemática e linguagens.

Cleilson de Almeida Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. Atualmente, atuando na educação básica e nas escolas públicas.

kiara Lima Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará e professora da Universidade Aberta do Brasil.

Maria Sandra de Albuquerque, SME FORTALEZA

Professora de Matemática da Rede Municipal de Fortaleza; Supervisora do PIBID Matemática do IFCE Fortaleza.

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jan. 2025.

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Publicado

2025-05-07

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Como Citar

DE LIMA TELES, José Rian; GOUVEIA DE SOUSA, Ana Cláudia; DE ALMEIDA JUNIOR, Cleilson; LIMA COSTA, Kiara; DE ALBUQUERQUE, Maria Sandra. Encontros formativos na residência em Matemática: Articulação Teórico-Prática, Reflexão Crítica e Formação Docente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025024, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/130. Acesso em: 13 maio. 2025.

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