Encontros formativos na residência em Matemática: Articulação Teórico-Prática, Reflexão Crítica e Formação Docente
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025024Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Formação Docente, Matemática, Teoria e Prática, Reflexão CríticaResumo
Este estudo analisa os encontros formativos em um núcleo matemática do Programa de Residência Pedagógica (PRP), problematizando a articulação entre teoria e prática e a reflexão crítica na formação de futuros professores. Fundamentado na indissociabilidade teórico-prática, na colaboração como perspectiva formativa e na constituição da identidade docente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental para discutir os encontros formativos como espaços de articulação teórico-prática. A análise dos relatórios finais dos residentes revelou três categorias principais: o PRP como ambiente de integração entre vivências acadêmicas e escolares; como catalisador da participação em eventos científicos e acadêmicos; e como impulsionador de práticas contextualizadas no ensino de Matemática. Os resultados indicam que o núcleo do PRP promoveu mudanças sustentáveis na formação dos licenciandos e no ensino-aprendizagem, estimulando a revisão de modelos tradicionais e a adoção de metodologias centradas no protagonismo estudantil e na interdisciplinaridade. A participação em eventos acadêmicos ampliou esse diálogo, promovendo debates sobre inovação pedagógica e políticas de formação docente, enquanto a articulação entre teoria e prática permitiu conectar conceitos acadêmicos à realidade escolar.
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