A importância da pesquisa científica nos cursos de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024021

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor pesquisador, Ciências Naturais, Matemática

Resumo

O presente estudo conta com a temática da pesquisa científica na formação inicial docente, como sendo parte fundamental para que ocorra a formação de um profissional crítico e reflexivo. Tal estudo foi desenvolvido com 16 alunos concluintes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática em uma instituição de educação profissional e tecnológica do Rio Grande do Norte. Teve como principal objetivo realizar uma avaliação acerca da importância da pesquisa nos cursos de formação de professores, pela ótica dos docentes em formação continuada. Diante disso, foram realizados questionários contendo questões abertas e fechadas visando averiguar como ocorreu o contato com a pesquisa em sua formação inicial e quais suas visões sobre o professor pesquisador em sala de aula. Através dos resultados obtidos observou-se que os pós-graduandos têm uma visão positiva sobre o professor pesquisador, que a maioria dos participantes tiveram contato com a pesquisa durante sua formação inicial, que participaram de eventos científicos apresentando seus trabalhos, que os incentivadores dessas atividades eram seus professores, entre outras questões. A partir do exposto, esperamos que a pesquisa seja mais um elemento colaborador na reflexão sobre a importância da pesquisa na formação docente.

Palavras-chave: Formação de professores; Professor pesquisador; Ciências Naturais; Matemática.

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Biografia do Autor

Kelly Mariana Morais Lopes, Instituto Federal de Educação

Licenciada em Química e Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação

Graduado em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial, Mestre e Doutorado em Química. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Faz parte do Conselho Editorial da Editora do IFRN. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

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Publicado

2024-07-23

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Como Citar

LOPES, Kelly Mariana Morais; ALVES, Leonardo Alcântara. A importância da pesquisa científica nos cursos de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024021, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024021. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/51. Acesso em: 5 out. 2024.

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