Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024001

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, estágio docente, Institutos Federais

Resumo

Formar professores para exercerem a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um desafio, já que historicamente as políticas educacionais com esta finalidade não conseguiram se consolidar. Com a expansão dos Institutos Federais e a crescente necessidade de professores habilitados, indaga-se na pesquisa quais iniciativas formativas estão sendo ofertadas com este fim e qual seria o papel do estágio nestas? Com o objetivo de identificar os cursos que visam a habilitação de docentes para EPT e analisar o papel dos estágios nestas formações, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo como base as páginas dos 38 Institutos e documentos nela localizados. Foram identificados 18 cursos com abertura de vagas durante o ano de 2023, sendo 7 de graduação e 11 de pós-graduação lato sensu. Destaca-se que os estágios supervisionados obrigatórios aparecem em apenas 4 dos 18 cursos, com carga-horária de 150h a 400h. Conclui-se uma predominância das ofertas a distância e do aproveitamento da experiência docente como substituta dos estágios, o que pode resultar numa ausência de articulação entre os conhecimentos específicos, didático-pedagógicos e experenciais proporcionados pela discussão e socialização de práticas planejadas no coletivo.  

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Biografia do Autor

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação

Possui Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense desde 1994. Atua, no momento, como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Histórias de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e teoria e prática pedagógica. Atualmente é professora de um curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados desta instituição, supervisionando os estágios de docência. Está envolvida no projeto de pesquisa "O professor da Educação Profissional e Tecnológica: ingresso na carreira e desenvolvimento profissional docente". É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação - GENE. Participa como associada da ANPEd, atuando no GT-08 de formação de professores, e como sócia fundadora da BIOGRAPH, participando atualmente de seu Conselho Fiscal. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisas em Formação e Prática Docente - RIPEFOR e da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - REGEPT. Possui publicações em diversos periódicos qualificados, capítulos de livros. Contribuiu na organização da obra A Nova Aventura (Auto)Biográfica. É revisora de diversos periódicos e participa do Comitê Editorial da Revista EPT em Revista.

Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutoranda em Educação - IFSUL, Mestra em Educação - IFSUL, Licenciada e Bacharel em Administração de Empresas 

Referências

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Publicado

2024-01-03

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Como Citar

BARREIRO, Cristhianny Bento; HERNANDES, Maria Helena Padilha Bandeira Moraes. Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024001, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024001. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/12. Acesso em: 8 maio. 2024.

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