Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024001Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, estágio docente, Institutos FederaisResumo
Formar professores para exercerem a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um desafio, já que historicamente as políticas educacionais com esta finalidade não conseguiram se consolidar. Com a expansão dos Institutos Federais e a crescente necessidade de professores habilitados, indaga-se na pesquisa quais iniciativas formativas estão sendo ofertadas com este fim e qual seria o papel do estágio nestas? Com o objetivo de identificar os cursos que visam a habilitação de docentes para EPT e analisar o papel dos estágios nestas formações, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo como base as páginas dos 38 Institutos e documentos nela localizados. Foram identificados 18 cursos com abertura de vagas durante o ano de 2023, sendo 7 de graduação e 11 de pós-graduação lato sensu. Destaca-se que os estágios supervisionados obrigatórios aparecem em apenas 4 dos 18 cursos, com carga-horária de 150h a 400h. Conclui-se uma predominância das ofertas a distância e do aproveitamento da experiência docente como substituta dos estágios, o que pode resultar numa ausência de articulação entre os conhecimentos específicos, didático-pedagógicos e experenciais proporcionados pela discussão e socialização de práticas planejadas no coletivo.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, P. A.; PEREIRA, G. A.; VIELLA, M. A. L. O uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no estágio curricular supervisionado de um curso de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus São José. Caçador: Revista Professare, v. 6, n. 2, p. 123-140, 2017. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/livro_estagio_supervisionado_formacao_docente.pdf/f515dcb2-1508-40bd-98b9-2aed31379d6a. Acesso em 19 dez 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&Itemid=30192 . Acesso em 14 dez 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em 14/12/2023
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União. Ed. 3, seção 1, p. 19. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em 04 jul. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 6 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=23678-rcp001-22&category_slug=maio-2022-pdf&Itemid=30192 Acesso em 07 jul. 2022.
DOMINGUES, Thaiane de Góis. Conhecimentos docentes: a educação profissional e tecnológica em questão. Curitiba: Appris, 2020.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.
HERNANDES, Maria Helena Padilha Bandeira Moraes; BARREIRO, Cristhianny Bento. Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 20, n. 65, 2020. DOI: 10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS14. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26442 . Acesso em: 26 dez. 2023.
KERN, Caroline; AGUIAR, Paula Alves de. Para além das aparências: diálogos e dialogias na formação docente. In: Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ / Organização: Paula Alves de Aguiar ... [et. al.]. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019. 298 p. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/livro_estagio_supervisionado_formacao_docente.pdf/f515dcb2-1508-40bd-98b9-2aed31379d6a . Acesso em 19 dez 2023.
KUENZER, Acácia Z. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação docente para a educação profissional: limites e possibilidades de institucionalização. Cad. Pesq., São Luís, v. 26, n. 4, p. 200-216, out./dez. 2019. Disponível em http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13061 . Acesso em 27 dez. 2021.
NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António (org.). Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 27. E270129, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/?lang=pt. Acesso em 13 dez 2023.
NORNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos, 2017. 160 p. E-book. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Formacao%20em%20contextos%20de%20estagio%20-%20e-book.pdf. Acesso em 13 dez 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cad. Pesq., São Paulo, n.94, p. 58-74, ago., 1995.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, fev.., 1987. Disponível em: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411 Acesso em: 26 dez. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
TUNES, E. O. ; BARREIRO, C. B. . O ir e vir da legislação educacional brasileira no curso da história da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica. História em Revista, v. 28, p. 56-79, 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 323 PDF downloads: 188