Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024001

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, estágio docente, Institutos Federais

Resumo

Formar professores para exercerem a docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um desafio, já que historicamente as políticas educacionais com esta finalidade não conseguiram se consolidar. Com a expansão dos Institutos Federais e a crescente necessidade de professores habilitados, indaga-se na pesquisa quais iniciativas formativas estão sendo ofertadas com este fim e qual seria o papel do estágio nestas? Com o objetivo de identificar os cursos que visam a habilitação de docentes para EPT e analisar o papel dos estágios nestas formações, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo como base as páginas dos 38 Institutos e documentos nela localizados. Foram identificados 18 cursos com abertura de vagas durante o ano de 2023, sendo 7 de graduação e 11 de pós-graduação lato sensu. Destaca-se que os estágios supervisionados obrigatórios aparecem em apenas 4 dos 18 cursos, com carga-horária de 150h a 400h. Conclui-se uma predominância das ofertas a distância e do aproveitamento da experiência docente como substituta dos estágios, o que pode resultar numa ausência de articulação entre os conhecimentos específicos, didático-pedagógicos e experenciais proporcionados pela discussão e socialização de práticas planejadas no coletivo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristhianny Bento Barreiro, Instituto Federal de Educação

Possui Licenciatura Plena para Professores de Disc. Esp. pela UTFPR, especialização em Metodologia de Ensino pela UCPEL, Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-RS e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal. É professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense desde 1994. Atua, no momento, como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia. Atuou como Coordenadora Acadêmica Nacional no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Histórias de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e teoria e prática pedagógica. Atualmente é professora de um curso de Formação Pedagógica para Graduados não licenciados desta instituição, supervisionando os estágios de docência. Está envolvida no projeto de pesquisa "O professor da Educação Profissional e Tecnológica: ingresso na carreira e desenvolvimento profissional docente". É líder do Grupo de Estudos Narrativos em Educação - GENE. Participa como associada da ANPEd, atuando no GT-08 de formação de professores, e como sócia fundadora da BIOGRAPH, participando atualmente de seu Conselho Fiscal. Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisas em Formação e Prática Docente - RIPEFOR e da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - REGEPT. Possui publicações em diversos periódicos qualificados, capítulos de livros. Contribuiu na organização da obra A Nova Aventura (Auto)Biográfica. É revisora de diversos periódicos e participa do Comitê Editorial da Revista EPT em Revista.

Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutoranda em Educação - IFSUL, Mestra em Educação - IFSUL, Licenciada e Bacharel em Administração de Empresas 

Referências

AGUIAR, P. A.; PEREIRA, G. A.; VIELLA, M. A. L. O uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no estágio curricular supervisionado de um curso de licenciatura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus São José. Caçador: Revista Professare, v. 6, n. 2, p. 123-140, 2017. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/livro_estagio_supervisionado_formacao_docente.pdf/f515dcb2-1508-40bd-98b9-2aed31379d6a. Acesso em 19 dez 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&Itemid=30192 . Acesso em 14 dez 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em 14/12/2023

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União. Ed. 3, seção 1, p. 19. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em 04 jul. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 6 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=23678-rcp001-22&category_slug=maio-2022-pdf&Itemid=30192 Acesso em 07 jul. 2022.

DOMINGUES, Thaiane de Góis. Conhecimentos docentes: a educação profissional e tecnológica em questão. Curitiba: Appris, 2020.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

HERNANDES, Maria Helena Padilha Bandeira Moraes; BARREIRO, Cristhianny Bento. Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 20, n. 65, 2020. DOI: 10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS14. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26442 . Acesso em: 26 dez. 2023.

KERN, Caroline; AGUIAR, Paula Alves de. Para além das aparências: diálogos e dialogias na formação docente. In: Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ / Organização: Paula Alves de Aguiar ... [et. al.]. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019. 298 p. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/livro_estagio_supervisionado_formacao_docente.pdf/f515dcb2-1508-40bd-98b9-2aed31379d6a . Acesso em 19 dez 2023.

KUENZER, Acácia Z. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação docente para a educação profissional: limites e possibilidades de institucionalização. Cad. Pesq., São Luís, v. 26, n. 4, p. 200-216, out./dez. 2019. Disponível em http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13061 . Acesso em 27 dez. 2021.

NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicação Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António (org.). Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 27. E270129, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/?lang=pt. Acesso em 13 dez 2023.

NORNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos, 2017. 160 p. E-book. Disponível em: https://oikoseditora.com.br/files/Formacao%20em%20contextos%20de%20estagio%20-%20e-book.pdf. Acesso em 13 dez 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cad. Pesq., São Paulo, n.94, p. 58-74, ago., 1995.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SHULMAN, L. S. Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, fev.., 1987. Disponível em: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411 Acesso em: 26 dez. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

TUNES, E. O. ; BARREIRO, C. B. . O ir e vir da legislação educacional brasileira no curso da história da formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica. História em Revista, v. 28, p. 56-79, 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Métricas


Visualizações do artigo: 323     PDF downloads: 188

Como Citar

BARREIRO, Cristhianny Bento; HERNANDES, Maria Helena Padilha Bandeira Moraes. Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024001, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024001. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/12. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.