Ser professor de Geografia: contribuições do programa residência pedagógica para a construção da identidade docente
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025010Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Formação de professores, Ensino de Geografia, Identidade DocenteResumo
Este estudo discutiu as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a construção da identidade docente em Geografia, a partir das experiências como residente e licenciando do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Quixadá, a partir das vivências nas escolas-campo, como: estudos teóricos, planejamentos, observações e regências, pois evidenciaram relação intrínseca entre teoria e prática, permitindo ressignificar conceitos pré-estabelecidos sobre a docência. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, estruturada com base em revisão bibliográfica, relato de experiência e narrativa autobiográfica. Os resultados destacaram que a formação inicial, ao integrar experiências práticas e apoio teórico, contribuiu para o desenvolvimento de uma visão mais crítica e reflexiva sobre o ser professor. Além disso, identificou-se o papel essencial de preceptores e docentes orientadores na mediação entre vivências práticas e fundamentos pedagógicos, reforçando a autoconfiança e adaptabilidade dos residentes. O PRP demonstrou ser uma política pública de grande relevância para a profissionalização docente, promovendo maior valorização da carreira e alinhamento entre a formação inicial e as demandas do espaço escolar. Como sugestão, futuras investigações podem explorar os impactos de longo prazo do PRP na atuação profissional dos professores.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica; Formação de professores; Ensino de Geografia; Identidade Docente.
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