Por uma ciência com mais poesia - Possibilidades de uma dualidade?
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024003Palavras-chave:
Ciência e arte, Poema, Educação em ciênciasResumo
Resumo
Ciência e poesia não têm sido vistas como atividades humanas que carregam similaridades. Este artigo tem como foco justamente analisar conectividades possíveis entre a ciência e poemas e suas possibilidades para o processo educativo. Com base em aporte teórico sobre psicologia e arte, ciência e arte, bem como um breve relato empírico, procuramos responder se haveria uma dualidade entre ciência e poesia. A partir disso, argumentamos sobre cinco dimensões principais de proximidade: i) racionalidade; ii) imaginação e criatividade; iii) linguagem e modos de representação (ou metaforização/nominalização); iv) estética e; v) condicionantes históricos de produção. Tais aproximações se tornariam diagramas de contorno, sendo difícil dissociá-las ao se pensar as produções artísticas e científicas; portanto, pertencendo a ambas. Uma atividade didática que busque inter-relações entre as ciências e a poesia/arte pode ser organizada a partir dessas balizas. O breve relato empírico demonstra que tais dimensões são manifestadas quando os estudantes são estimulados a uma vivência e elaboração estética.
Palavras-chave: Ciência e arte; Poema; Educação em ciências.
Downloads
Métricas
Referências
FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 261-280, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000100005>. Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
FERREIRA, N. B. P.; DUARTE, N. As artes na educação integral: uma apreciação histórico-crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p.115-126, 2011.
FERNANDES, C. J. S. C.; PEREIRA, B. M. DA S.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Representações artísticas e científicas: os Átomos de Hilma af Klint. Ciência & Educação, v. 29, p. e23054, 2023.
FRANCISCO JUNIOR, W. E. Ciência em verso e prosa: acepipes para quem ousa gostar (ou ensinar?). São Carlos: Pedro João Editores, 2018.
FRANCISCO JUNIOR, W. E. O Alquimista em busca da Pedra Filosofal: “alquimiando” ciência e arte a partir de uma pintura. Domínios da Imagem, v. 14, n. 27, p. 354–372, 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354> Acesso em 10 de janeiro de 2024.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; LEITE, W. R. Leituras de um poema científico por graduandos em química: implicações pedagógicas a partir de reações estéticas. Revista Eletrônica Ludus Scientae, v. 4, n. 2, p. 43–57, 2020. Disponível em <https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2636>. Acesso em 02 de janeiro de 2024.
HALLIDAY, M. A. K. The language of science. New York: Continuum, 2004.
LIMA, G. S.; RAMOS, J. E. F.; PIASSI, L. P. C. Ciência, poesia, filosofia: diálogos críticos da teoria à sala de aula. Educação em Revista, v. 36, e215986, 2020. <https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37819>. Acesso em 02 de janeiro de 2024.
LIMA, J. S.; SILVA, M. T. S. S.; MACHADO, M. G. C.; YAMASHITA, M.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Química e Instagram: como vem se formando essa mistura? Linhas Críticas, v. 29, p. e47528, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47528. Acesso em: 13 janeiro 2024.
MOREIRA, I. C. Poesia na sala de aula de Ciências? A literatura poética e possíveis usos didáticos. Física na Escola, v. 3, n. 1, p. 17-23, 2002. Disponível em: <https://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol03-Num1/a071.pdf>. Acesso em 02 de janeiro de 2024.
PORTO, P. A. Augusto dos Anjos: ciência e poesia. Química Nova na Escola, v. 11, 30-34, 2000. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a07.pdf>. Acesso em 02 de janeiro de 2024.
SANTOS, E. A.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Para quê se lê na educação em química: uma análise de publicações em periódicos de educação em ciências entre 2010 e 2021. Química Nova, v. 46, n. 3 p. 290-297, 2023. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170971>. Acesso em 02 de janeiro de 2024.
SANTOS, V. S.; SILVA, M. T. S.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Rosa de Hiroshima: análise textual e considerações pedagógicas para mais poesia no ensino de ciências. In: SILVEIRA, M. P.; GONÇALVES, F. P. (Org.). Química e literatura: princípios teóricos e metodológicos e os contributos para o ensino e a formação de professores de química. Chapecó: Editora UFFS, 2023. Disponível em: < https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/editora-uffs/repositorio-de-e-books/quimica-e-literatura-principios-teoricos-e-metodologicos-e-os-contributos-para-o-ensino-e-a-formacao-de-professores-de-quimica-pdf>. Acesso em: 08 de janeiro de 2024.
SOUZA, D. O.; VASCONCELLOS, L. C. F. O operário em construção: saúde do trabalhador a partir de um poema de Vinícius de Moraes. Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, v. 10, p. 199-212, 2023. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11394>. Acesso em: 21 de dezembro 2023.
SILVA, C. S. Poesia de António Gedeão e a formação de professores de química. Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, 77-84, 2011. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_2/02-EA10309.pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
SILVA, A. M. S.; GUSMÃO-GARCIA, S. C. Poesia: sensibilidade ou compreensão do sentido? Nuances: estudos sobre educação, v. 8, n. 8, p. 133-140, 2011. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/423/464>. Acesso em: 21 de dezembro 2023.
SILVA, E. M. S.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Arte na Educação Para as Relações Étnico-raciais: Um Diálogo com o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 2, 79-88, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160108>. Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
VAN GOGH, V. Cartas a Théo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2016.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 431 PDF downloads: 315