Por uma ciência com mais poesia - Possibilidades de uma dualidade?

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DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024003

Palavras-chave:

Ciência e arte, Poema, Educação em ciências

Resumo

Resumo

Ciência e poesia não têm sido vistas como atividades humanas que carregam similaridades. Este artigo tem como foco justamente analisar conectividades possíveis entre a ciência e poemas e suas possibilidades para o processo educativo. Com base em aporte teórico sobre psicologia e arte, ciência e arte, bem como um breve relato empírico, procuramos responder se haveria uma dualidade entre ciência e poesia. A partir disso, argumentamos sobre cinco dimensões principais de proximidade: i) racionalidade; ii) imaginação e criatividade; iii) linguagem e modos de representação (ou metaforização/nominalização); iv) estética e; v) condicionantes históricos de produção. Tais aproximações se tornariam diagramas de contorno, sendo difícil dissociá-las ao se pensar as produções artísticas e científicas; portanto, pertencendo a ambas. Uma atividade didática que busque inter-relações entre as ciências e a poesia/arte pode ser organizada a partir dessas balizas. O breve relato empírico demonstra que tais dimensões são manifestadas quando os estudantes são estimulados a uma vivência e elaboração estética.

Palavras-chave: Ciência e arte; Poema; Educação em ciências.

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Biografia do Autor

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas

É Bacharel / Licenciado Em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012 foi professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do PIBID. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores/PPGEFOP, sendo seu atual coordenador, e no doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Colabora ainda com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), Educação Escolar da UNIR e Educação (UFAL). Exerceu a função de coordenador institucional do PIBID/UFAL (maio/2013-julho/2016) e coordenador do PPGECIM (2018-2020). Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química) e Divulgação Científica, atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didático-pedagógicas e de difusão científico-cultural. É líder do grupo de pesquisa EDifQUICI - Educação e Difusão Química e Científica. Atua em atividades de divulgação científico-cultural, com destaque para a escrita autoral de poemas sobre temas da ciência por meio do @poesiacomciencia.

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Publicado

2024-01-15

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Como Citar

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Por uma ciência com mais poesia - Possibilidades de uma dualidade? . Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024003, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024003. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/15. Acesso em: 8 maio. 2024.

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