Astronomia Indígena: uma Proposta Didática para o Ensino de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024035

Palavras-chave:

Astronomia Indígena, EJA, Sequência didática

Resumo

De acordo com a percepção humanista de Educação, a contextualização do Ensino de Ciências é primordial para uma aprendizagem significativa. Logo, é por meio da contextualização que o discente e o educador atribuem significado e relevância para os conhecimentos científicos. A Astronomia é considerada como um dos ramos da Ciência que está vinculada à várias áreas de conhecimento, bem como a sua importância na cultura, agricultura, mitos e tradições. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática por intermédio da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fazendo o uso da Astronomia Indígena para contextualizar o Ensino de Ciências na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades propostas não foram aplicadas em sala de aula, limitando-se apenas a dar suporte como proposta, podendo ser adaptada de acordo com a realidade de cada escola. A proposta didática possui como documento norteador, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, especificamente no Ensino de Ciências. Levando em consideração a necessidade de utilizar as vivências, culturas e curiosidades do cotidiano dos estudantes, faz-se necessário propor meios de inclusão e divulgação científica para este público, possibilitando uma aprendizagem significativa, participativa e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação

Doutoranda no Programa de doutorado acadêmico em Ensino RENOEN pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM), Campus Fortaleza, com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Além disso, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo.

Referências

AFONSO, G. B. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil, v. 14, p. 46-55, 2006a.

AFONSO, G. B. Relações Afro-Indígenas. Scientific American Brasil, v. 14, p. 72-79, 2006b.

AFONSO, G. B. Astronomia Indígena. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 61. Anais... 2009, Manaus - AM. v. 1, p. 1-5, 2009.

AFONSO, G. B. Astronomia Indígena. Revista de História, v.uitine1, p. 62-65, 2010.

AFONSO, G. B. As constelações indígenas. Telescópios na Escola, Rio de Janeiro, 1-11. Rio de Janeiro, 2013.

ALVARES, S. C. Educação estética para jovens e adultos: a beleza no ensinar e aprender. São Paulo: Cortez, 2010.

ANDERY, M. et al. Para Compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica. 16 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

ARAUJO, Lidiane M. “A Construção Social do Céu: criando constelações e imortalizando culturas”. In: I Ciclo de Seminários do Planetário do Pará. Belém, 2001.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BARROS, Osvaldo dos Santos. Astronomia Indígena dos Tembé-Tenetehara. Natal: UFRN, 2004.

BIZZO, Nélio. Pensamento científico: a natureza da Ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000. BRASIL.

BRASIL. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ministério da Educação. Brasília, 2002.

BRITO, Alan Alves; MASSONI, Neusa Terezinha. Astrofísica Para a Educação Básica: A origem dos Elementos Químicos no Universo. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.

CAMPOS, Alzira lobo de Arruda; GOMES, Álvaro Cardoso; GODY, Marília Gomes Ghizzi. Os Guarani mbya nos rituais ara pyau (ano novo): a festa da erva-mate. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.15 – 2020.

DIAS, Claudio André C. M.; SANTA RITA, Josué R. Inserção da Astronomia como Disciplina Curricular do Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 6, p. 55–65, 2008. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/121. Acesso em: 10 jun. 2024.

FARES, Erika Akel; MARTINS, Karla Pessoa; ARAÚJO, Lidiane Maciel; SAUMA FILHO, Michel. O Universo das Sociedades numa Perspectiva Relativa: Exercícios de Etnoastronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 1, p. 77-85, 2004.

DO AMARAL FERREIRA, M. A.; VASQUES DE NADER, R.; BORGES, L. C. Astronomia cultural: diferentes culturas, diferentes céus. Revista Scientiarum Historia, v. 1, p. 7, 12 dez. 2019.

GOMES, Manoel Messias. A diversidade de culturas no Brasil: como valorizá-las na prática educativa da sala de aula? Revista Educação Pública, v. 19, nº 30, 19 de novembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/a-diversidade-de-culturas-no-brasil-como-valoriza-las-na-pratica-educativa-da-sala-de-aula. Acesso em: 30 jul. 2024.

Gowin, D.B.; Alvarez, M.The art of educating with V diagrams. New York: Cambridge University Press, 2005.

JAFELICE, L. C. Nós e os Céus: Um enfoque Antropológico Para o Ensino de Astronomia. In: Viana, Deise M. et. (Eds.) Encontro de Pesquisa em ensino de Física, VIII, 2002, Águas de Lindóia. Atas. Oral. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2002, 20 p. (CD-ROM, arquivo: CO 19_I.pdf) Também disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_1.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024.

JAFELICE, L. C. Ensino de Astronomia e Transdisciplindaridade. In: Martin, Vera A. F. (Ed.). Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, XXXII, 2006, Atibaia (SP). Atas Boletim da SAB, Vol. 26, Nº 1, p,91. São Paulo: Sociedade Astronômica Brasileira, 2006. Painel, resumo.

JAFELICE, L. C. Nossos Tesouros "quase" perdidos. Jornal Carnaúba Notícia, Carnaúba Dos Dantas, p. 01-01. 01 dez. 2008.

JAFELICE, L. C. Educação científica, pós-modernidade e transdisciplinaridade. In: MARTINS, Roberto de Andrade; SILVA, Cibele Celestino; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo; MARTINS, Lílian Al-Chueyr Pereira (eds.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 5º Encontro. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), 2008. P. 285-293. 2008a.

JAFELICE, L. C. Hermenêutica e epistemologia nos conhecimentos tradicionais e na história da ciência. In: PASSEGGI, Maria da Conceição F. B. S. (Coord.). III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Sessão Temática. Natal, 2008b.

JAFELICE, L. C. Abordagem Antropológica: educação ambiental e astronômica desde uma perspectiva intercultural. In: JAFELICE, L. C. (org.). Astronomia, Educação e Cultura: abordagens transdisciplinares para os vários níveis de ensino. Natal: Editora da UFRN, 2010. P. 213-426.

JALLES, C., SILVEIRA, M.; NADER, R. Olhai pro céu, olhai pro chão: Astronomia, Arqueoastronomia: o que é isso? Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013.

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: Repensando a Formação de Professores. São Paulo: Escrituras, 2012.

MAGALHÃES JR., Lázaro. O Céu dos Índios Tembé. (Série Etnoastronomia). Belém: Planetário do Pará/UEPA, 2000. 56p.

MARIUZZO, P. O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas. Ciência e Cultura, v. 64, n. 4, 2012.

MARTINS DE CARVALHO, S.; RANGEL LEMOS, L. J. R. L.; DA SILVA, C. A.; SOUZA DE MATOS, R. H.; DIAS GOMES KARAJÁ, A. Etnoastronomia indígena do povo Karajá Xambioá. Espaço e Tempo Midiáticos, v. 4, n. 1, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/midiaticos/article/view/11723. Acesso em: 31 mar. 2023.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UNB, 1999.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2005.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

MOURÃO, R. R. F. Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. Editora Nova Fronteira, 1995.

RANGEL NETTO, Edgar. O Mapa do Céu. São Paulo: FTD, 1993. p.18.

SOLER, Daniel Rutkowski. Astronomia no currículo do Estado de São Paulo e nos PCN: um olhar para o tema observação do céu. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), University of São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/D.81.2012.tde-25022013-133229. Acesso em: 2023-05-10.

SOUSA, A. C.; SACHS, J. P.; SILVA, R. A. Conhecendo os quelônios da Amazônia: uma proposta de sequência didática para o ensino contextualizado de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 502-518, 4 maio 2023.

VASQUES, C.; MESSEDER, J. Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 521-538, 25 ago. 2020.

WATANABE, Graciella. Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024015, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024015. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/47. Acesso em: 4 set. 2024.

WOLF, Alexander. Stellarium, 2001. Disponível em: https://stellarium-web.org/. Acessado em: 20 de Jan. 2023.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-09-07

Métricas


Visualizações do artigo: 88     PDF downloads: 48

Como Citar

FREITAS, Nairys Costa de; ROMEU, Mairton Cavalcante; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Astronomia Indígena: uma Proposta Didática para o Ensino de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024035, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024035. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/72. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.