Ensino de Estatística pelo Ciclo Investigativo PPDAC no Ensino Médio no Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024022

Palavras-chave:

PPDAC, Ciclo Investigativo, Sequência didática, Estatística, Ensino Médio

Resumo

Este artigo é um relato de uma prática pedagógica com a utilização do ciclo investigativo PPDAC na segunda série da etapa do Ensino Médio no ano de 2022. Foi realizada em uma escola pública estadual, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. O objetivo é analisar a participação dos discentes durante a prática desenvolvida em cada etapa do ciclo investigativo PPDAC. A metodologia foi de característica qualitativa e os instrumentos de pesquisa foram as anotações em diário, gravações de áudio e registro de imagens. Os dados foram coletados pelos instrumentos de pesquisa citados e avaliados qualitativamente. Os resultados indicam uma maior proatividade e interesse discente nas atividades realizadas durante as aulas de Estatística, seja na escolha da problemática pertencente a sua realidade ou no levantamento de possíveis soluções.

Palavras-chave: PPDAC; Ciclo Investigativo; Sequência didática; Estatística; Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberia Silva da Penha Lourenço, UFRN

Mestra do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - 2018). Graduada em Matemática Licenciatura (UFRN - 2014) com MEDALHA DE MÉRITO ACADÊMICO e graduada em Bacharelado em Tecnologia da Informação - BTI (UFRN - 2019). Técnica em Informática (IFRN - 2010) com estágio certificado pelo Departamento de Polícia Federal Superintendência Regional do Rio Grande do Norte. No momento, atuo como docente na rede Estadual de ensino do Rio Grande do Norte e na rede Municipal de Natal/RN na disciplina de Matemática. Participei do Programa de Educação Tutorial de Matemática (PET - Matemática 2011-2014) desenvolvendo atividades como: plantão de dúvidas, organização de minicursos de nivelamento. Também, participei como bolsista do projeto "SmartMetropolis" pelo Instituto Metrópole Digital (IMD - 2016), participei também do projeto "Desenvolvimento e avaliação de ferramentas tecnológicas no ensino de parasitologia e entomologia médica" pelo IMD (2015). Atualmente sou integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN e do projeto da plataforma de Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA). Possuo experiências nas áreas de matemática, educação, linguagem de programação e manutenção de computadores. ORCID ID: 0009-0002-3540-9909.

Giluiza Catarina Cardoso Alves Borges, UFRN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Natal e professora efetiva da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. No momento está cursando mestrado em Inovações em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Stella Layse da Silva Lima Brito, UFRN

Mestranda do Programa de Pós graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Macaíba. Pedagoga pela UFRN. Técnica em eletrônica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Atuou como bolsista de Iniciação Científica na área de Tecnologias Digitais. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica. E experiência em pesquisa na área de Educação Infantil, estudos culturais.

Dennys Leite Maia, UFRN

Pedagogo (Universidade Estadual do Ceará - UECE), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense - UFF), Mestre em Educação (UECE) e Doutor em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará - UFC). É Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), atuante no curso Técnico em Tecnologia da Informação (TTI), no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), na área de conhecimento Informática Educacional, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), em que é coordenador, e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, onde coordena a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br). É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Editor-associado da Revista Brasileira e Informática na Educação (RBIE). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 2019-2022. Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas pedagógicas inovadoras; Formação docente; Educação Matemática; Educação STEAM e Cultura Livre.ORCID ID: 0000-0002-9536-2025 ResearcherID: C-4065-2018 Scopus Author ID: 57191369042

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.

BALLEJO, C. C.; BUENO, R. W. S.; LIMA, V. M. R. Estatística na Educação Básica: Percepções Docentes. Contraponto, v. 1, n. 1, s.p., 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/article/view/1523. Acesso em: 26 jul. 2024.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2002.

BORGES, G. C. C. A. O protagonismo discente no letramento estatístico a partir do ciclo investigativo PPDAC no 5º ano do ensino fundamental / 2024. 155 f.: il. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital, Programa de Pós-Graduação em Inovações em Tecnologias Educacionais, Natal, RN, 2024.

CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM, 1º ed. 2017.

CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. dos S. Do tratamento da informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GAL, I. Adults' Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1 - 25, abr. 2002.

NASCIMENTO, S. P. A.; JERÔNIMO, A. C.; SANTOS, M. S. S. Reaproveitando o óleo de cozinha nas aulas de Matemática e de Sociologia: Estudo de caso na perspectiva do ciclo investigativo–PPDAC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 82033-82048, 2020.

PERETTI, L.; COSTA, G. M. T. da. Sequência didática na matemática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2013.

SANTANA, J. E. S.; SANTOS, H. L.; SANTANA, E. R. Sequência de ensino interdisciplinar: relato de experiência no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, p. 1-9, 2023.

SANTANA, C. V.; CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 6, n. 1, p. 124-146, 2021.

SILVA, J. E. et al. Ciclo investigativo PPDAC e o ensino de Estatística: utilizando uma sequência de ensino. Encontro Baiano de Educação Matemática, p. 1–9, 2023.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 13, v. 14, 2000.

WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International statistical review, v. 67, n. 3, p. 223-248, 1999.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Métricas


Visualizações do artigo: 126     PDF downloads: 45

Como Citar

LOURENÇO, Roberia Silva da Penha; BORGES, Giluiza Catarina Cardoso Alves; BRITO, Stella Layse da Silva Lima; MAIA, Dennys Leite. Ensino de Estatística pelo Ciclo Investigativo PPDAC no Ensino Médio no Rio Grande do Norte. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024022, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024022. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/43. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.