Ensino de Estatística pelo Ciclo Investigativo PPDAC no Ensino Médio no Rio Grande do Norte
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024022Palavras-chave:
PPDAC, Ciclo Investigativo, Sequência didática, Estatística, Ensino MédioResumo
Este artigo é um relato de uma prática pedagógica com a utilização do ciclo investigativo PPDAC na segunda série da etapa do Ensino Médio no ano de 2022. Foi realizada em uma escola pública estadual, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. O objetivo é analisar a participação dos discentes durante a prática desenvolvida em cada etapa do ciclo investigativo PPDAC. A metodologia foi de característica qualitativa e os instrumentos de pesquisa foram as anotações em diário, gravações de áudio e registro de imagens. Os dados foram coletados pelos instrumentos de pesquisa citados e avaliados qualitativamente. Os resultados indicam uma maior proatividade e interesse discente nas atividades realizadas durante as aulas de Estatística, seja na escolha da problemática pertencente a sua realidade ou no levantamento de possíveis soluções.
Palavras-chave: PPDAC; Ciclo Investigativo; Sequência didática; Estatística; Ensino Médio.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.
BALLEJO, C. C.; BUENO, R. W. S.; LIMA, V. M. R. Estatística na Educação Básica: Percepções Docentes. Contraponto, v. 1, n. 1, s.p., 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/article/view/1523. Acesso em: 26 jul. 2024.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2002.
BORGES, G. C. C. A. O protagonismo discente no letramento estatístico a partir do ciclo investigativo PPDAC no 5º ano do ensino fundamental / 2024. 155 f.: il. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital, Programa de Pós-Graduação em Inovações em Tecnologias Educacionais, Natal, RN, 2024.
CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM, 1º ed. 2017.
CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. dos S. Do tratamento da informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GAL, I. Adults' Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1 - 25, abr. 2002.
NASCIMENTO, S. P. A.; JERÔNIMO, A. C.; SANTOS, M. S. S. Reaproveitando o óleo de cozinha nas aulas de Matemática e de Sociologia: Estudo de caso na perspectiva do ciclo investigativo–PPDAC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 82033-82048, 2020.
PERETTI, L.; COSTA, G. M. T. da. Sequência didática na matemática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2013.
SANTANA, J. E. S.; SANTOS, H. L.; SANTANA, E. R. Sequência de ensino interdisciplinar: relato de experiência no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, p. 1-9, 2023.
SANTANA, C. V.; CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Contribuições das variáveis estatísticas na contextualização da função afim. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 6, n. 1, p. 124-146, 2021.
SILVA, J. E. et al. Ciclo investigativo PPDAC e o ensino de Estatística: utilizando uma sequência de ensino. Encontro Baiano de Educação Matemática, p. 1–9, 2023.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 13, v. 14, 2000.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International statistical review, v. 67, n. 3, p. 223-248, 1999.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 126 PDF downloads: 45