Reflexões sobre um cinedebate tendo como eixo temático a questão ambiental e a evolução do planeta Terra

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024038

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Terra, Cultura

Resumo

O presente artigo examina a experiência da realização de um cinedebate que envolveu a exibição do filme de animação Wall-E e a discussão sobre a temática ambiental e a história do planeta Terra. Deste modo, portanto, este trabalho procurou articular pesquisa, ensino e extensão, de forma interdisciplinar e com o objetivo de examinar as possibilidades pedagógicas das relações entre educação e cultura. Para fundamentar a investigação, foi realizada uma revisão teórica sobre diferentes tópicos, tais como a educação ambiental, a evolução de nosso planeta desde a sua origem e a realização de cinedebates. O evento que é foco desta investigação foi realizado em 26 de maio de 2023 no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Um questionário, que foi elaborado para averiguar as concepções dos participantes do cinedebate sobre os temas tratados nele, foi respondido por 24 pessoas. Os dados obtidos apontam que a integração entre educação e atividades culturais pode ajudar no processo de conscientização ambiental dos cidadãos a respeito dos impactos das práticas humanas nos diversos ecossistemas terrestres.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação Ambiental; Terra; Cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Feitosa de Araujo, IFSP-Caraguatatuba

Estudante da Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, SP, Brasil. Endereço: Avenida Bahia, 1739, Indaiá, Caraguatatuba, SP, Brasil, CEP: 11665-071. ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2648-7792. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4554935716871153. E-mail: michele.feitosa@aluno.ifsp.edu.br.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Referências

ALLEN, I. E.; SEAMAN, C. A. Likert Scales and Data Analyses. Quality Progress, p. 64-65, July 2007. Disponível em: https://www.bayviewanalytics.com/reports/asq/likert-scales-and-data-analyses.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.

ANGELIN, R. Mulheres, ecofeminismo e desenvolvimento sustentável diante das perspectivas de redistribuição e reconhecimento de gênero. Estamos preparados? Revista Eletrônica Direito e Política, v. 9, n. 3, p. 1569-1597, 2014. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6751. Acesso em: 18 ago. 2024.

ARAUJO, M. F.; TEIXEIRA, R. R. P. Análise de um cinedebate sobre a temática ambiental envolvendo o planeta Terra. Anais do 14º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT), 2023. Disponível em: https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xivconict/paper/view/9319/3627. Acesso em: 21 out. 2024.

BACCI, D. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos Avançados, São Paulo, v. 22, n. 63, p. 211–226, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10302. Acesso em: 17 ago. 2024.

BERTI, A.; CARVALHO, R. M. O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola. Pro-posições, v. 24, n. 3, p. 183–199, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000300011. Acesso em: 18 ago. 2024.

BORINELLI, B. As Características dos problemas ambientais e suas implicações para a política ambiental. Serviço Social em Revista, v. 13, n. 2, p. 63–84, 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/8292. Acesso em: 17 ago. 2024.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 out. 2024.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 21 out. 2024.

CARNEIRO, C. R.; TOLEDO, M. C. M.; ALMEIDA, F. F. M. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na educação básica. Revista Brasileira de Geociências, v. 34, n. 4, p. 553-560, 2004. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/f57881f5-5b8a-4862-b3bd-d6d35e842369/1447671.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

CARNEIRO, C. R. O ano internacional do planeta Terra: divulgação do conhecimento geológico e educação. Ciência & Ensino, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: http://200.133.218.118:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/196/145. Acesso em: 17 ago. 2024.

CARNEIRO, C. R.; MIZUSAKI, A. M. P.; ALMEIDA, F. F. M. A determinação da idade das rochas. Terra e Didática, Campinas, v. 1, n. 1, p. 6-35, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637442. Acesso em: 17 ago. 2024.

CAVALCANTE, F. G. et al. Impactos de um documentário sobre o cotidiano de mães e filhos com deficiência: uma análise de cinedebates. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 10, p. 3071-3080, 2016. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2016.v21n10/3071-3080/pt. Acesso em: 21 out. 2024.

CORDANI, U. G. As Ciências da Terra e a mundialização das sociedades. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 25, p. 13-27, 1995. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8884. Acesso em: 17 ago. 2024.

CRUZ, R. F.; SILVA, A. L. Cine debate: a manutenção do ensino de história em tempos de pandemia. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2020. Disponível em: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1606615151_ARQUIVO_0fd0bb9d2161b628c6499ac57e48655a.pdf. Acesso em: 21 out. 2024.

DIAS, A. A. C. A Atmosfera terrestre: Composição e estrutura. Caderno de Física da UEFS, Feira de Santana, v. 5, n. 1 e 2, p. 21-40, 2007. Disponível em: http://dfisweb.uefs.br/caderno/vol5n12/Atmosfera.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

GORNI, P. M.; GOMES, G.; MONTEIRO, M. T. Consciência ambiental e gênero: os universitários e o consumo sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental (RGSA), São Paulo, v. 6, n. 2, p. 165-179, 2012. Disponível em: https://rgsa.openaccesspublications.org/rgsa/article/view/468. Acesso em: 18 ago. 2024.

HARPE, S. E. How to analyze Likert and other rating scale data. Science Direct, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1877129715200196. Acesso em: 18 ago. 2024.

IPCC. IPCC Second Assessment. 1995. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/05/2nd-assessment-en-1.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

IPCC. Global Warming of 1.5°C. 2018. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/sites/2/2022/06/SR15_Full_Report_LR.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

KNOLL, A. H. Uma breve história da Terra. Lisboa: Desassossego, 2022.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: MEC. Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

MONTGOMERY, C. W. Geologia Ambiental. São Paulo: McGraw Hill, 2004.

OLIVEIRA, T. B.; CESCHIM, B.; CALDEIRA, A. M. A. Ensino de evolução biológica por uma perspectiva integradora: uma proposta didática para formação inicial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 242–262, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2383. Acesso em: 17 ago. 2024.

PIRANHA, J. M.; CARNEIRO, C. R. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociência, v. 39, n. 1, p. 129-137, 2009. Disponível em: https://ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/7634/. Acesso em: 17 ago. 2024.

RIBEIRO, L. S. C. et al. Uma Sequência de Ensino com característica Interdisciplinar, envolvendo matemática financeira e meio ambiente. Revista Ensino em Debate (REDE), Fortaleza, v. 4, e2024023, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/58. Acesso em: 21 out. 2024.

ROSA, G. M.; SILVA, F. R.; FLACH, K. A. Educação Ambiental na educação escolar e a Responsabilidade Social: desafios e possibilidades nas questões ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 5, p. 411–430, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12043. Acesso em: 17 ago. 2024.

SALGADO-LABOURIAU, M. L. História Ecológica da Terra. São Paulo: Blucher, 1994.

SETTON, M. G. J. (Org.). A cultura da mídia na escola: Ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004.

SILVA-JUNIOR, A. A.; FARIAS, L. A.; FIGUEIREDO, L. F. V. Cinema e meio ambiente: inter-relações possíveis entre cinedebate, Educação Ambiental e abordagem CTSA. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 413–430, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14567. Acesso em: 21 out. 2024.

TAVARES, S. T. P. O papel e os desafios da Geologia na Educação e no cotidiano do século 21. Evidência, Araxá, v. 15, n. 16, p. 133-150, 2019. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/738. Acesso em: 17 ago. 2024.

TEIXEIRA, W. Tempo Geológico: A História da Terra e da Vida. Tópico 11, p. 234-264, 2014.

TSUTSUI, T. T.; TOLEDO, T.; MARTINS, M. R. “Céu: da arte e da ciência”, uma proposta interdisciplinar à luz da BNCC. Revista Ensino em Debate (REDE), Fortaleza, v. 3, e2024019, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/53. Acesso em: 21 out. 2024.

TYSON, N. G. Origens: Catorze bilhões de anos de evolução cósmica. São Paulo: Editora Planeta, 2015.

VIEIRA, K. R. C. F.; BAZZO, W. A. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1842898/mod_resource/content/1/debate%20simulado%20(abordagem%20mais%20ampla).pdf. Acesso em: 17 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Métricas


Visualizações do artigo: 49     PDF downloads: 32

Como Citar

ARAUJO, Michele Feitosa de; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Reflexões sobre um cinedebate tendo como eixo temático a questão ambiental e a evolução do planeta Terra. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024038, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024038. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/68. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.