G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil

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DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024002

Palavras-chave:

G-Tercoa, Formação de professores, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

Resumo

O Grupo de estudo e pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), foi idealizado em 2014, pela professora Maria José Costa dos Santos, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Objetiva-se apresentar esse grupo e suas discussões sobre as temáticas da educação, em especial as sobre currículo, avaliação, metodologias, teorias, tecnologias digitais, políticas públicas, formação docente, à luz da pesquisa, ensino e extensão. Neste relato de natureza qualitativa, analisa-se à luz da análise de conteúdo, os depoimentos via formulário eletrônico, de alguns de seus membros. Os depoimentos revelam que há redução na distância entre ensino, pesquisa e extensão por meio do intercâmbio escola e academia. Considera-se que as influências das atividades desenvolvidas no grupo colaboram exponencialmente para melhorias nas práticas pedagógicas, bem como para o desenvolvimento profissional dos professores das redes públicas municipais e estadual do Ceará. Assim, informa-se que semestralmente lança-se edital para seleção de novos membros que devem ter disponibilidade para participação nos encontros semanais de estudos. 

Palavras-chave: G-Tercoa; Formação de professores; ensino; pesquisa; extensão.

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Biografia do Autor

Maria José Costa dos Santos , Universidade Federal do Ceará,Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC "Observatório da Educação Básica" SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará

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Publicado

2024-01-04

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Como Citar

COSTA DOS SANTOS , Maria José. G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024002, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/13. Acesso em: 9 maio. 2024.

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