O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v1.e2023002

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Rede, Impactos regionais, Doutorado, Ensino

Resumo

Este ensaio apresenta um relato de experiência acerca do processo de concepção, planejamento e construção do Programa de Pós-Graduação em Ensino na forma de associação em rede. O programa foi denominado de Rede Nordeste de Ensino – RENOEN – e foi encaminhado no APCN de 2019, aprovado pela CAPES em 2020 e implementado nas instituições associadas em agosto de 2021. Tendo a Universidade Federal de Sergipe como a coordenadora geral da proposta, a RENOEN tem como desafio a implementação de um programa de pós-graduação em nível de doutorado na forma associativa na região Nordeste. Entrando no seu quarto ano de funcionamento, com as primeiras teses sendo defendidas temos algumas reflexões que nos impelem a avaliar o caminho percorrido até este momento e traçar novos planos e metas para a consolidação da rede e avaliar seus possíveis impactos na região.

Palavras-chave: Pós-Graduação em Rede; Impactos regionais; Doutorado; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ensino de Ciências (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Coordenador Geral da RENOEN, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. 

Referências

Referências

BRASIL, PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2005-2010, 2004. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf

BRASIL, PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2011-2020, Volume 1. 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-Mont.pdf

CONDÉ, Eduardo Salomão. Abrindo a caixa - elementos para melhor compreender a análise das Políticas Públicas. Revista Pesquisa e debate em educação. Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 78-100, 2012.

MACHADO, A. S.; SILVA, M. G. de V. O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023001, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/3.Acesso em: 8 dez. 2023.

RIBEIRO, D. Os cursos de pós-graduação. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Métricas


Visualizações do artigo: 177     PDF downloads: 39

Como Citar

WARTHA, Edson José. O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023002, 2023. DOI: 10.21439/2965-6753.v1.e2023002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/6. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.