O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v1.e2023002

Palavras-chave:

Pós-Graduação em Rede, Impactos regionais, Doutorado, Ensino

Resumo

Este ensaio apresenta um relato de experiência acerca do processo de concepção, planejamento e construção do Programa de Pós-Graduação em Ensino na forma de associação em rede. O programa foi denominado de Rede Nordeste de Ensino – RENOEN – e foi encaminhado no APCN de 2019, aprovado pela CAPES em 2020 e implementado nas instituições associadas em agosto de 2021. Tendo a Universidade Federal de Sergipe como a coordenadora geral da proposta, a RENOEN tem como desafio a implementação de um programa de pós-graduação em nível de doutorado na forma associativa na região Nordeste. Entrando no seu quarto ano de funcionamento, com as primeiras teses sendo defendidas temos algumas reflexões que nos impelem a avaliar o caminho percorrido até este momento e traçar novos planos e metas para a consolidação da rede e avaliar seus possíveis impactos na região.

Palavras-chave: Pós-Graduação em Rede; Impactos regionais; Doutorado; Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ensino de Ciências (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Coordenador Geral da RENOEN, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. 

Referências

Referências

BRASIL, PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2005-2010, 2004. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf

BRASIL, PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2011-2020, Volume 1. 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-Mont.pdf

CONDÉ, Eduardo Salomão. Abrindo a caixa - elementos para melhor compreender a análise das Políticas Públicas. Revista Pesquisa e debate em educação. Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 78-100, 2012.

MACHADO, A. S.; SILVA, M. G. de V. O uso da modelização didática Situação Formativa na análise de Documentos Normativos em um projeto-piloto de Formação para professores não licenciados. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023001, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/3.Acesso em: 8 dez. 2023.

RIBEIRO, D. Os cursos de pós-graduação. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Métricas


Visualizações do artigo: 263     PDF downloads: 85

Como Citar

WARTHA, Edson José. O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 1, p. e2023002, 2023. DOI: 10.21439/2965-6753.v1.e2023002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/6. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios