Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024024

Palavras-chave:

Instrumento, Interdisciplinaridade, Sequência de ensino, Ciclo Investigativo

Resumo

Os assuntos relacionados à sociedade requerem que os seus cidadãos adotem diversas abordagens de pensamento, promovendo uma visão plural e um posicionamento crítico diante os desafios contemporâneos. Nesse contexto, os residentes do Programa de Residência Pedagógica da área de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz, juntamente com a escola parceira do projeto, propuseram a elaboração de uma sequência de ensino. Para a metodologia da sequência de ensino, intitulada “Trabalhando a pesquisa estatística junto a sociedade e economia”, utilizou-se das ideias de interdisciplinaridade de Vanessa Tomaz, e da estrutura do Ciclo Investigativo de Wild e Pfannkuch. O objetivo deste estudo é analisar a elaboração de uma sequência de ensino com foco nos sistemas de atividades. O aporte teórico utilizado para a análise foi a Teoria da Atividade, baseada nas ideias de sistemas de atividade humana de Yrjö Engeström. Os resultados apontam que a sequência de ensino, como um sistema de atividades, tem o potencial de promover reflexões sobre a disparidade salarial entre gêneros no Brasil. Além disso, pode ser promotora de um ensino interdisciplinar e contextualizado.

Palavras-chave: Instrumento; Interdisciplinaridade; Sequência de ensino; Ciclo Investigativo.

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Biografia do Autor

Maria Vitória Santos da Silva, Graduanda (UESC)

Graduanda (UESC). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq), Ilhéus, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Pastor Freitas, 100, Centro, Buerarema, Bahia, Brasil, CEP: 45615-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9102-3424. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4989655485645640 .

E-mail: mvssilva.lma@uesc.br.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Dra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rio Paraguassu, 664, Goes Calmon, Itabuna, Bahia, Brasil 45605-365. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6156-1205 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/7240586669577145.

E-mail: eurivalda@uesc.br .

José Erliton Santos Santana, Colégio Estadual Jorge Amado (CEJA)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de Matemática - Colégio Estadual Jorge Amado (CEJA), Santa Luzia, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Praça Manoel José de Deus, 210, casa, Centro, Santa Luzia, BA, Brasil, CEP: 45865-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-4192-3653. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8213894906447308..

E-mail: erllytonsantana@gmail.com.

Márcia Alessandra Souza Guimarães, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Mestre em Educação Matemática (UESC). Professora, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Itabuna - Ba. Endereço para correspondência: Km 24, rod. Jorge Amado, Cond. Cidadelle House, rua L, n. 14, bairro Salobrinho, Ilhéus-Ba, CEP 45662-901. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0811-0857. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5068005300566262.

E-mail: marcia.guimaraes1@enova.educacao.ba.gov.br.

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Publicado

2024-08-06

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Como Citar

SILVA, Maria Vitória Santos da; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SANTANA, José Erliton Santos; GUIMARÃES, Márcia Alessandra Souza. Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024024, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/61. Acesso em: 6 out. 2024.

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