Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024024

Palavras-chave:

Instrumento, Interdisciplinaridade, Sequência de ensino, Ciclo Investigativo

Resumo

Os assuntos relacionados à sociedade requerem que os seus cidadãos adotem diversas abordagens de pensamento, promovendo uma visão plural e um posicionamento crítico diante os desafios contemporâneos. Nesse contexto, os residentes do Programa de Residência Pedagógica da área de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz, juntamente com a escola parceira do projeto, propuseram a elaboração de uma sequência de ensino. Para a metodologia da sequência de ensino, intitulada “Trabalhando a pesquisa estatística junto a sociedade e economia”, utilizou-se das ideias de interdisciplinaridade de Vanessa Tomaz, e da estrutura do Ciclo Investigativo de Wild e Pfannkuch. O objetivo deste estudo é analisar a elaboração de uma sequência de ensino com foco nos sistemas de atividades. O aporte teórico utilizado para a análise foi a Teoria da Atividade, baseada nas ideias de sistemas de atividade humana de Yrjö Engeström. Os resultados apontam que a sequência de ensino, como um sistema de atividades, tem o potencial de promover reflexões sobre a disparidade salarial entre gêneros no Brasil. Além disso, pode ser promotora de um ensino interdisciplinar e contextualizado.

Palavras-chave: Instrumento; Interdisciplinaridade; Sequência de ensino; Ciclo Investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Vitória Santos da Silva, Graduanda (UESC)

Graduanda (UESC). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq), Ilhéus, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Pastor Freitas, 100, Centro, Buerarema, Bahia, Brasil, CEP: 45615-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9102-3424. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4989655485645640 .

E-mail: mvssilva.lma@uesc.br.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Dra em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rio Paraguassu, 664, Goes Calmon, Itabuna, Bahia, Brasil 45605-365. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6156-1205 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/7240586669577145.

E-mail: eurivalda@uesc.br .

José Erliton Santos Santana, Colégio Estadual Jorge Amado (CEJA)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor de Matemática - Colégio Estadual Jorge Amado (CEJA), Santa Luzia, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Praça Manoel José de Deus, 210, casa, Centro, Santa Luzia, BA, Brasil, CEP: 45865-000. ORCID: https://orcid.org/0009-0003-4192-3653. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8213894906447308..

E-mail: erllytonsantana@gmail.com.

Márcia Alessandra Souza Guimarães, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Mestre em Educação Matemática (UESC). Professora, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Itabuna - Ba. Endereço para correspondência: Km 24, rod. Jorge Amado, Cond. Cidadelle House, rua L, n. 14, bairro Salobrinho, Ilhéus-Ba, CEP 45662-901. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0811-0857. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5068005300566262.

E-mail: marcia.guimaraes1@enova.educacao.ba.gov.br.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), 2018. Capes dá início ao pagamento de bolsas da Residência Pedagógica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/residencia-pedagogica. Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.

ENGESTRÖM, Y. Aprendizagem expansiva: por uma reconceituação pela teoria da atividade. In: ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. PortoAlegre: Penso, 2001a. p. 68-90.

ENGESTRÖM, Y. Non Scolae sed vitar discimus. Como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: DANIELS, H. (org.). Uma introdução a Vygotsky. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 2002.

ENGESTRÖM, Y. The Emergence of learning activity as a historical form of human learning. In: Learning by expanding: an activity-theoretical approach to development research. Finland: Orienta-konsultit, 1987. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm. Acesso em: 01 mar. 2024.

LEONTIEV, A. N. Atividade e consciência. Alexia Nikolaevich Leontiev 1972. Arquivo marxista na internet. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1972/mes/atividade.htm. Acesso em: 01 mar. 2024.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte Universitário, 1978b.

MARX, K. Para à crítica da economia política: salário, preço e lucro; os rendimentos e suas fontes. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MEDEIROS, S. M. de A. A teoria da atividade em Vygotsky, Leontiev e Engeström: os fundamentos da aprendizagem expansiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-24, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8657702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657702. Acesso em: 01 mar. 2024.

MINAYO, M. C. S.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1103-1112, 2014.

SANTANA, E. R. S. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 338f. Tese (Doutorado em Educação).

SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, Irene Maurício. O Ciclo Introdução Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, Residência Pedagógica v. 2, p. e202018-e202018, 2020.

SANTANA, J. E. S. Para além dos números: uma sequência de ensino interdisciplinar com o cacau. 2023. 173 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2023.

SKINNER, B. F. About Behaviorism, London, Jonathan Cape, 1974.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Machado Grupo Distribución, 2012. v. 3.

VYGOTSKY, L. S. The development of higher forms of attention in childhood. Soviet Psychology, v. 18, n. 1, p. 67-115, 1979.

WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, dec. 1999.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 93     PDF downloads: 64

Como Citar

SILVA, Maria Vitória Santos da; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SANTANA, José Erliton Santos; GUIMARÃES, Márcia Alessandra Souza. Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024024, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/61. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.