Discord: Fomentando a Aprendizagem Significativa na Era Digital

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024006

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ensino de línguas; Tecnologia educacional; Aprendizagem significativa; Produção escrita.

Resumo

Este estudo tem como objetiva apresentar discussões sobre as contribuições da plataforma Discord, no desenvolvimento da habilidade escrita em espanhol, de alunos do ensino médio integral. Neste artigo, a plataforma Discord é apresentada como uma ferramenta educacional facilitadora da interação e a construção da aprendizagem significativa da escrita em espanhol, desafiando os alunos à construção de textos que vão além de sentenças e fragmentos descontextualizados. O embasamento teórico fundamenta-se nos estudos voltados a aprendizagem significativa, tecnologia e o ensino de línguas. O estudo, de cunho qualitativo, ocorreu no decorrer da disciplina eletiva de língua espanhola de uma escola de Ensino Médio Integral do interior do Rio Grande do Norte e teve como participantes 36 alunos da segunda série. Os resultados demostraram que houve avanço significativo nas produções dos estudantes. Mesmo com algumas dificuldades, conseguiram produzir a partir dos temas selecionados.

Palavras-chave: Ensino de línguas; Tecnologia educacional; Aprendizagem significativa; Produção escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Machado Bezerra Neto, UERN

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2014). Atualmente é professor efetivo da Escola Estadual em Tempo Integral Poeta Renato Caldas.

Marlucia Barros Lopes Cabral , UERN

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Estudos da Linguagem, pela UFRN. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Graduada em Pedagogia, pela UERN. Atualmente é professora efetiva da UERN, atuando no Curso de Graduação em Letras Língua Portuguesa; no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - e no Curso de Pedagogia (PARFOR). Também é Diretora do CAA/UERN. É membro do grupo de pesquisa PRADILE (UERN). É membro do Conselho Administrativo da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education e membro do comitê científico da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - AFIRSE - secção brasileira. É membro do Conselho Universitário da UERN (CONSUNI). É membro da Comissão de Criação de Cursos Novos - CCCN do CAA/UERN. Tem experiências nas áreas de Educação, Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização; formação docente; relação teoria-prática; pesquisa colaborativa; leitura, escrita, e letramento, notadamente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem na Educação Básica. Áreas nas quais têm publicações de livro (impresso e e-book), artigos em livros, anais de eventos e mídia eletrônica.

Michelly Cristiny Soares, UERN

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Professora do Ensino Básico da Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubitscheck (EETIJK), Assu, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: R. Cel. Francisco Martins, 80 - Dom Elizeu, Assu - RN, CEP: 59650-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8341-4636. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2644437284803201.
E-mail: mcristinysol@gmail.com

Referências

AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Pubishers, 2000.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC / SEMTEC. 2020.

BROWN, T. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2010.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. por Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Porto Portugal: Edições Asa, 2020.

CONTRERAS-ESPINOSA, R. S.; EGUIA-GOMEZ, J. L. DISCORD COMO HERRAMIENTA DE ENSEÑANZA EN LÍNEA DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 31, n. 65, p. 106-120, jan. 2022 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010470432022000100106&lng=pt&nrm=iso>.acessos em 07 fev. 2024. Epub 25-Out-2022. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p106-120.

COSTA, A. J. P. O Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Adequação e Comunicação nas Práticas de Escrita. 2015. Dissertação (Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Letras) –Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.

DISCORD. Discord seu lugar para conversar, 2022. Disponível em: https://discord.com/company. Acesso em: 07 de jul. 2022.

GIL, A. C. - Como elaborar projetos de pesquisa- 7. ed.- São Paulo: Atlas, 2022.

GOMES, A. S.; SILVA, P. A. Design de experiências de aprendizagem: criatividade e inovação para o planejamento das aulas. Recife: Pipa Comunicação, 2016.

KUZ, A. Discord: una herramienta de aprendizaje en línea para alumnos universitarios. Estudio de caso. Virtualidad, Educación Y Ciencia, 14(27), 8–23. Recuperado a partir de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/44079.

LEMOS, E. S. (Re)situando a Teoria de Aprendizagem Significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 5(3), p. 38-51, 2005.

MENICONI, F. C. Produção Escrita em Língua Espanhola e Práticas de Letramento Crítico no Projeto Casas de Cultura no Campus. Uniletras, v. 43, p. 1-18, 2021.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora livraria da física, 2011.

OCTAVIO, M. M. Design thinking: un enfoque educativo en el aula de segundas lenguas en la era pos-COVID. Revista Tecnología, Ciencia y Educación, ISSN 2444-250X, ISSN-e 2444-2887, Nº. 18, págs. 45-75, 2021.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2018.

SOARES, M. C. A Coerência Textual no Artigo de Opinião: Uma Proposta de Intervenção. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assu, 2020.

SPAGNOLO, C. A formação continuada de professores: O Design Thinking como perspectiva inovadora e colaborativa na educação básica. 219 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2017.

TAJRA, S. F. A Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade- 9ª edição. São Paulo. Érica, 2012.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Métricas


Visualizações do artigo: 91     PDF downloads: 54

Como Citar

BEZERRA NETO, Edgar Machado; CABRAL , Marlucia Barros Lopes; SOARES, Michelly Cristiny. Discord: Fomentando a Aprendizagem Significativa na Era Digital. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 2, p. e2024006, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024006. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/19. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.