Discord: Fomentando a Aprendizagem Significativa na Era Digital
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024006Palavras-chave:
Palavras-chave: Ensino de línguas; Tecnologia educacional; Aprendizagem significativa; Produção escrita.Resumo
Este estudo tem como objetiva apresentar discussões sobre as contribuições da plataforma Discord, no desenvolvimento da habilidade escrita em espanhol, de alunos do ensino médio integral. Neste artigo, a plataforma Discord é apresentada como uma ferramenta educacional facilitadora da interação e a construção da aprendizagem significativa da escrita em espanhol, desafiando os alunos à construção de textos que vão além de sentenças e fragmentos descontextualizados. O embasamento teórico fundamenta-se nos estudos voltados a aprendizagem significativa, tecnologia e o ensino de línguas. O estudo, de cunho qualitativo, ocorreu no decorrer da disciplina eletiva de língua espanhola de uma escola de Ensino Médio Integral do interior do Rio Grande do Norte e teve como participantes 36 alunos da segunda série. Os resultados demostraram que houve avanço significativo nas produções dos estudantes. Mesmo com algumas dificuldades, conseguiram produzir a partir dos temas selecionados.
Palavras-chave: Ensino de línguas; Tecnologia educacional; Aprendizagem significativa; Produção escrita.
Downloads
Métricas
Referências
AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Pubishers, 2000.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC / SEMTEC. 2020.
BROWN, T. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2010.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. por Maria Joana Pimentel do Rosário e Nuno Verdial Soares. Porto Portugal: Edições Asa, 2020.
CONTRERAS-ESPINOSA, R. S.; EGUIA-GOMEZ, J. L. DISCORD COMO HERRAMIENTA DE ENSEÑANZA EN LÍNEA DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 31, n. 65, p. 106-120, jan. 2022 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010470432022000100106&lng=pt&nrm=iso>.acessos em 07 fev. 2024. Epub 25-Out-2022. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p106-120.
COSTA, A. J. P. O Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Adequação e Comunicação nas Práticas de Escrita. 2015. Dissertação (Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Letras) –Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.
CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.
DISCORD. Discord seu lugar para conversar, 2022. Disponível em: https://discord.com/company. Acesso em: 07 de jul. 2022.
GIL, A. C. - Como elaborar projetos de pesquisa- 7. ed.- São Paulo: Atlas, 2022.
GOMES, A. S.; SILVA, P. A. Design de experiências de aprendizagem: criatividade e inovação para o planejamento das aulas. Recife: Pipa Comunicação, 2016.
KUZ, A. Discord: una herramienta de aprendizaje en línea para alumnos universitarios. Estudio de caso. Virtualidad, Educación Y Ciencia, 14(27), 8–23. Recuperado a partir de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/44079.
LEMOS, E. S. (Re)situando a Teoria de Aprendizagem Significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 5(3), p. 38-51, 2005.
MENICONI, F. C. Produção Escrita em Língua Espanhola e Práticas de Letramento Crítico no Projeto Casas de Cultura no Campus. Uniletras, v. 43, p. 1-18, 2021.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora livraria da física, 2011.
OCTAVIO, M. M. Design thinking: un enfoque educativo en el aula de segundas lenguas en la era pos-COVID. Revista Tecnología, Ciencia y Educación, ISSN 2444-250X, ISSN-e 2444-2887, Nº. 18, págs. 45-75, 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2018.
SOARES, M. C. A Coerência Textual no Artigo de Opinião: Uma Proposta de Intervenção. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assu, 2020.
SPAGNOLO, C. A formação continuada de professores: O Design Thinking como perspectiva inovadora e colaborativa na educação básica. 219 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2017.
TAJRA, S. F. A Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade- 9ª edição. São Paulo. Érica, 2012.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 300 PDF downloads: 188