Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade
DOI:
10.21439/2965-6753.v4.e2024024Palavras-chave:
Instrumento, Interdisciplinaridade, Sequência de ensino, Ciclo InvestigativoResumo
Os assuntos relacionados à sociedade requerem que os seus cidadãos adotem diversas abordagens de pensamento, promovendo uma visão plural e um posicionamento crítico diante os desafios contemporâneos. Nesse contexto, os residentes do Programa de Residência Pedagógica da área de Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz, juntamente com a escola parceira do projeto, propuseram a elaboração de uma sequência de ensino. Para a metodologia da sequência de ensino, intitulada “Trabalhando a pesquisa estatística junto a sociedade e economia”, utilizou-se das ideias de interdisciplinaridade de Vanessa Tomaz, e da estrutura do Ciclo Investigativo de Wild e Pfannkuch. O objetivo deste estudo é analisar a elaboração de uma sequência de ensino com foco nos sistemas de atividades. O aporte teórico utilizado para a análise foi a Teoria da Atividade, baseada nas ideias de sistemas de atividade humana de Yrjö Engeström. Os resultados apontam que a sequência de ensino, como um sistema de atividades, tem o potencial de promover reflexões sobre a disparidade salarial entre gêneros no Brasil. Além disso, pode ser promotora de um ensino interdisciplinar e contextualizado.
Palavras-chave: Instrumento; Interdisciplinaridade; Sequência de ensino; Ciclo Investigativo.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), 2018. Capes dá início ao pagamento de bolsas da Residência Pedagógica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/residencia-pedagogica. Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.
ENGESTRÖM, Y. Aprendizagem expansiva: por uma reconceituação pela teoria da atividade. In: ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. PortoAlegre: Penso, 2001a. p. 68-90.
ENGESTRÖM, Y. Non Scolae sed vitar discimus. Como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: DANIELS, H. (org.). Uma introdução a Vygotsky. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 2002.
ENGESTRÖM, Y. The Emergence of learning activity as a historical form of human learning. In: Learning by expanding: an activity-theoretical approach to development research. Finland: Orienta-konsultit, 1987. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm. Acesso em: 01 mar. 2024.
LEONTIEV, A. N. Atividade e consciência. Alexia Nikolaevich Leontiev 1972. Arquivo marxista na internet. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1972/mes/atividade.htm. Acesso em: 01 mar. 2024.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte Universitário, 1978b.
MARX, K. Para à crítica da economia política: salário, preço e lucro; os rendimentos e suas fontes. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
MEDEIROS, S. M. de A. A teoria da atividade em Vygotsky, Leontiev e Engeström: os fundamentos da aprendizagem expansiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-24, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8657702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657702. Acesso em: 01 mar. 2024.
MINAYO, M. C. S.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1103-1112, 2014.
SANTANA, E. R. S. Estruturas aditivas: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? 2010. 338f. Tese (Doutorado em Educação).
SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, Irene Maurício. O Ciclo Introdução Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, Residência Pedagógica v. 2, p. e202018-e202018, 2020.
SANTANA, J. E. S. Para além dos números: uma sequência de ensino interdisciplinar com o cacau. 2023. 173 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2023.
SKINNER, B. F. About Behaviorism, London, Jonathan Cape, 1974.
TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Madrid: Machado Grupo Distribución, 2012. v. 3.
VYGOTSKY, L. S. The development of higher forms of attention in childhood. Soviet Psychology, v. 18, n. 1, p. 67-115, 1979.
WILD, C. J.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, dec. 1999.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 93 PDF downloads: 64