Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v4.e2024029

Palavras-chave:

Hábitos alimentares saudáveis, Saúde, Conceitos matemáticos, Prática investigativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma prática pedagógica com o planejamento de uma sequência de ensino investigativa com o tema ‘Hábitos alimentares saudáveis’, foi planejada e desenvolvida num processo formativo realizado de forma colaborativa entre os formadores da Rede de Educação Matemática Nordeste - REM-NE, duas professoras que lecionam nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e a coordenadora pedagógica. O objetivo da sequência de ensino foi compreender a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Para o desenvolvimento da Sequência de Ensino investigativa utilizamos a metodologia qualitativa fundamentada nos momentos de matematizar e com a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da sequência de ensino contribuiu no ensino porque possibilitou às professoras a realização de uma proposta de trabalho investigativa com a participação ativa dos estudantes, bem como promoveu o aprendizado dos estudantes do 5º ano em diferenciar a geometria plana e espacial, o estudo de situações problemas do campo aditivo e multiplicativo e a discussão e reflexão sobre seus hábitos alimentares. Alguns estudantes chegaram a relatar que seus hábitos alimentares são saudáveis e outros reconheceram os prejuízos que uma má alimentação pode causar à sua saúde. Uma aprendizagem a partir de situações da realidade dos alunos.

Palavras-chave: Hábitos alimentares saudáveis. Saúde. Conceitos matemáticos. Prática investigativa.

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Biografia do Autor

Eliete Silva dos Anjos, Rede Municipal de Ensino - Ilhéus - Bahia

Pedagoga, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus- Bahia – Brasil. Endereço: Rua Jacarandá, 180, São Francisco, Ilhéus – Bahia – Brasil. Cep 45655-092. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2795-9839 .Lattes - http://lattes.cnpq.br/8484648364536984

E-mail: esanjos@uesc.br .

Nívia Maria Conceição, Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia

Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia – Brasil. Endereço - Rua Luiz Melodia, 169 - Ilhéus II – Ilhéus – Bahia – Brasil, CEP- 45655280.  Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1580-5008. Lattes- https://lattes.cnpq.br/3609753510053412

E-mail: niviaplanos@gmail.com .  

Ana Darc Calixto Silva, Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia – Brasil

Pedagoga pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).  Professora da rede municipal de ensino em Ilhéus – Bahia – Brasil. Endereço - Av Tancredo Neves, 3530, Vog Acqua, Ed Lua, apto 101, Bairro Nossa Senhora da Vitória  - CEP 45.655-650, Ilhéus – Bahia – Brasil.  Orcid: https://orcid.org/0009-0006-2562-2422. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502057587480052

E-mail: darcsilva1962@gmail.com .

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), professora na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus – Bahia – Brasil. Endereço: Av. Lomanto Junior, 500, apto 207, Pontal – Ilhéus – Bahia, CEP 45654-000. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0026-5266. Lattes - http://lattes.cnpq.br/1085573737741686

Email: melizabetesc@gmail.com .

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Acesso: 29 set. 2023.

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Publicado

2024-08-08

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Como Citar

ANJOS, Eliete Silva dos; CONCEIÇÃO, Nívia Maria; SILVA, Ana Darc Calixto; COUTO, Maria Elizabete Souza. Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024029, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024029. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/46. Acesso em: 5 out. 2024.

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