Explorando o Ensino de Geometria Diferencial: Uma Análise do Livro de Keti Tenenblat
DOI:
10.21439/2965-6753.v3.e2024033Palavras-chave:
Ensino, Geometria Diferencial, Análise de livroResumo
Esse estudo consiste em uma parte de uma pesquisa de mestrado, em que foi realizada a análise de um dos principais livro-texto empregues na disciplina Geometria Diferencial, o livro analisado é intitulado “Introdução à Geometria Diferencial" de Keti Tenenblat. O objetivo da análise trata-se de investigar as abordagens pedagógicas aplicadas ao ensino dessa disciplina, utilizando a metodologia da Engenharia Didática. Investigamos a apresentação teórica dos conceitos, a estrutura dos capítulos, a utilização de exemplos práticos e exercícios, além da interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento. A análise buscou destacar como o livro atua na compreensão dos alunos sobre tópicos complexos, e se promove o desenvolvimento de habilidades analíticas e fomenta a aplicação do conhecimento em problemas reais. Após análises e discussões acerca da abordagem do livro constatou-se que a natureza de transmissão dos conceitos prioriza uma abordagem algébrica e sem empregar a visualização dos conceitos geométricos. Ademais este estudo busca contribuir para a discussão sobre as melhores práticas no ensino de Geometria Diferencial, oferecendo insights valiosos para educadores e estudantes.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, R. (2004). Introdução à Geometria Diferencial. Departamento de Matemática. Universidade de Évora, Portugal.
ALMOULOUD, Ag Saddo. Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: Editora UFPR. 2007.
ALVES, F. R. Aplicações da sequência Fedathi na promoção do raciocínio intuitivo no Cálculo a Várias Variáveis. 2011. Tese de Doutorado. Tese doutoral em educação matemática). Universidade Federal do Ceará–UFC.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Engenharia Didática para a construção de gráficos no Cálculo: experiência num curso de Licenciatura em Matemática. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-21, 2012.
ALVES, Francisco. R. V. (2013a) Exploring L´Hospital Rule with the Geogebra. GGIJRO - Geogebra International Journal of Romania, p. 15-20. Disponível em: http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/. Acesso em : 03 de Agosto de 2019.
ALVES, Francisco. R. V. (2013b) Visualizing in Polar Coordinates with Geogebra. GGIJRO - Geogebra International Journal of Romania. 2013b, p. 21-30. Disponível em: http://ggijro.wordpress.com/issues/vol-3-no-1/. Acesso em : 03 de Agosto de 2019.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Construção de curvas parametrizadas: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS Maple. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 3, n. 1, p. 22, 2014.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática de Matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitiva. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n. 21, p.131-150, 2016.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Sobre a evolução matemática, histórico-epistemológica do modelo de Fibonacci: sobre a abordagem matricial. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 91 – 111, 2017.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Engenharia Didática de Formação (EDF): sobre o ensino dos Números (Generalizados) de Catalan (NGC) Didactical Engineering: about the teaching of generalized Catalan numbers. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 20, n. 2, out. 2018. ISSN 1983-3156. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36808>. Acesso em: 05 jan. 2019. doi:https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p47-83.
ARAÚJO, Cláudio Lourenço et al. Geogebra como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem de curvas planas. Dissertação mestrado, Universidade Federal de Goiás - UFG, 2018.
ARTIGUE, Michéle et al. Ingeniería didáctica en educación matemática. 1995.Disponível em : http://funes.uniandes.edu.co/676/1/Artigueetal195.pdf . Acesso em 30 de Maio de 2024.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. São Paulo: Contra-Ponto, 1995.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais .Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
DO CARMO, Manfredo P. Geometria Diferencial de Curvas e Superfícies.2ªed. Rio de Janeiro: Editora SBM; 2016
DOS SANTOS, Arlem Atanazio.(2017). Engenharia Didática sobre o estudo e ensino da fórmula de Binet como modelo de generalização e extensão da Sequência de Fibonacci. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática),Fortaleza.
GRANDE, A.L. NUNES, L.D.O. SILVA, M.P.D .O estudo do Teorema Fundamental das Curvas Planas utilizando o Geogebra. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática. Tuxtla- Chiapas - México. 2015.
PAIVA, Ana Carla Pimentel; ALVES, Francisco Regis Vieira. Utilização do Geogebra como auxílio no ensino de curvatura de curvas planas e espaciais. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 7, n. 2, p. 65-79, 2018.
PAIVA, Ana Carla Pimentel. Engenharia didática sobre o estudo e ensino de conceitos de geometria diferencial [conteúdo digital] : descrição de situações didáticas com a utilização do software Geogebra.Dissertação em Ensino de Matemática- Programa em Ensino de Ciências e Matemática -PGECM- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. 173f. 2019
PALMAS , Óscar A . V.; VICTORIA, Reyes; GUADALUPE, J. Curso de geometría diferencial. Parte 1. Curvas y superficies. Editora: Editorial: Universidad Nacional Autónoma de México- UNAM. 2005.
PIRES, Antônio S. T. Geometria Diferencial para físicos .1ª ed. São Paulo : Livraria da Física; 2015.
POMMER, Wagner Marcelo. Brousseau e a idéia de Situação Didática. SEMA–Seminários de Ensino de Matemática. São Paulo, FEUSP, 2008.
MONTIEL, Sebastián; ROS, Antonio. Curves and surfaces. Editora: American Mathematical Soc., 2009.
NETO, Antonio Caminha Muniz.Tópicos de geometria diferencial. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora SBM;2014.
ROSA, C. P., RIBAS, L., & BARAZZUTTI, M. (2012). ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. In: III Escola de Inverno de Educação Matemática 1o Encontro Nacional PIBID-MATEMÁTICA,01 a 03 de agosto de 2012, Santa Maria: Rio Grande do Sul. Anais: 1º Encontro Nacional do Pibid-Matemática, Universidade Federal de Santa Maria — UFSM, Santa Maria. Disponível em : http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_2_Rosa_Carine_Pedroso.pdf . Acesso em 6 de março de 2024.
STRUIK, Dirk J. Lectures on classical differential geometry. Editora: Courier Corporation, 2012.
TENEBLAT, Keti. 2008. Introdução à Geometria Diferencial.ed. 2ª. Editora Blucher. São Paulo.
WILLMORE, Thomas James. An introduction to differential geometry. Editora: Courier Corporation, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 68 PDF downloads: 61