G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024002Palavras-chave:
G-Tercoa, Formação de professores, Ensino, Pesquisa, ExtensãoResumo
Resumo
O Grupo de estudo e pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), foi idealizado em 2014, pela professora Maria José Costa dos Santos, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Objetiva-se apresentar esse grupo e suas discussões sobre as temáticas da educação, em especial as sobre currículo, avaliação, metodologias, teorias, tecnologias digitais, políticas públicas, formação docente, à luz da pesquisa, ensino e extensão. Neste relato de natureza qualitativa, analisa-se à luz da análise de conteúdo, os depoimentos via formulário eletrônico, de alguns de seus membros. Os depoimentos revelam que há redução na distância entre ensino, pesquisa e extensão por meio do intercâmbio escola e academia. Considera-se que as influências das atividades desenvolvidas no grupo colaboram exponencialmente para melhorias nas práticas pedagógicas, bem como para o desenvolvimento profissional dos professores das redes públicas municipais e estadual do Ceará. Assim, informa-se que semestralmente lança-se edital para seleção de novos membros que devem ter disponibilidade para participação nos encontros semanais de estudos.
Palavras-chave: G-Tercoa; Formação de professores; ensino; pesquisa; extensão.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, W. M. As políticas públicas de avaliação e o currículo de matemática: efeitos e implicações. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
ARAUJO, T. P. DE .; LIMA, R. A. DE .. Formação profissional no Brasil: revisão crítica, estágio atual e perspectivas. Estudos Avançados, v. 28, n. 81, p. 175–190, maio 2014.
AURELIANO, F. E. B. S.; QUEIROZ, D. E. DE. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Belo Horizonte, v.39, e3908, 2023.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
Borges Neto, H. Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. 9394/1996. Brasília: MEC/SEB, 1996.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: Matemática. Brasília: MEC/SEB, 1997.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BZUNECK, J. A. Aprendizagem por processamento da informação: uma visão construtivista. [pp. 17-53] In: E. Boruchovitch; J. A. Bzuneck. Aprendizagem processos psicológicos e o contexto social na escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Cooperative Learning and Social Interdependence Theory. In: Social Psychological Applications to Social Issues, 2000.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 51, p. 1–17, abr. 2015.
MAINARDES, J. Grupos de pesquisa em educação como objeto de estudo. Cadernos de Pesquisa, 52, Artigo e08532. https://doi.org/10.1590/19805314853, 2022.
MARCELO, C.; MARCELO-MARTÍNEZ, P. Redes sociais e desenvolvimento profissional docente: novos espaços de formação. Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. e10223, 2023.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012. 100 p. ISBN: 9788571131316.
OLIOSI, J. T. Relações de amizade: uma investigação das interações dos adolescentes no contexto escolar. Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação) Processos Sócio-Educativos e Práticas Escolares. São João Del Rei, Minas Gerais – Brasil, 2012.
PAIVA, S. T. De. F. A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL NOS GRUPOS DE ESTUDOS COOPERATIVOS. Repositório da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
RADFORD, L. The theory of objectification. A Vygotskian perspective on knowing and becoming in mathematics teaching and learning. Leiden y Boston: Brill/Sense, 2021.
ROSSIT, R. A. S.; SANTOS JUNIOR, C. F.; MEDEIROS, N. M. H.; MEDEIROS, L. M. O. P.; REGIS, C. G.; BATISTA, S. H. S. S. The research group as a learning scenario in/on Interprofessional Education: focus on narratives. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1511-23.
SANTOS, M.; Junior, S.; Leal, I. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios, 2021. 10.51859/amplla.mae504.1121-0.
SANTOS, M. J. C. dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental / Maria José Costa dos Santos – Curitiba: CRV, 2022. 148 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 3).
SANTOS, M. J. C. dos.; Zucula, A. F.(Orgs). Brasil e Moçambique: relações e contrastes educacionais – Curitiba: CRV, 2022. 230 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 1)
SANTOS, M. J. C. dos. A formação do professor de matemática: metodologia sequência fedathi (sf). Revista Lusófona de Educação, 38(38), 2018.
SANTOS, M. J. C. dos. Geometria e simetria nas rendas de bilro: contribuições para matemática escolar. 2012. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte – Brasil, 2012.
SANTOS, M. J. C. dos. Reaprender frações por meio de oficinas pedagógicas: desafio para a formação inicial. 2007. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASQUES, A. L. P.; SARTI, F. M. Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270082, 2022.
YAEGASHI, S. e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
WARTHA, E. J. O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023002, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/6. Acesso em: 4 jan. 2024.
ZACARIAS, E. De. S.; PASSOS, E. De. J. B. A importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/retrieve. Acesso em: 02 de janeiro de 2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 516 PDF downloads: 258