G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024002

Palavras-chave:

G-Tercoa, Formação de professores, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

Resumo

O Grupo de estudo e pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq), foi idealizado em 2014, pela professora Maria José Costa dos Santos, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Objetiva-se apresentar esse grupo e suas discussões sobre as temáticas da educação, em especial as sobre currículo, avaliação, metodologias, teorias, tecnologias digitais, políticas públicas, formação docente, à luz da pesquisa, ensino e extensão. Neste relato de natureza qualitativa, analisa-se à luz da análise de conteúdo, os depoimentos via formulário eletrônico, de alguns de seus membros. Os depoimentos revelam que há redução na distância entre ensino, pesquisa e extensão por meio do intercâmbio escola e academia. Considera-se que as influências das atividades desenvolvidas no grupo colaboram exponencialmente para melhorias nas práticas pedagógicas, bem como para o desenvolvimento profissional dos professores das redes públicas municipais e estadual do Ceará. Assim, informa-se que semestralmente lança-se edital para seleção de novos membros que devem ter disponibilidade para participação nos encontros semanais de estudos. 

Palavras-chave: G-Tercoa; Formação de professores; ensino; pesquisa; extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria José Costa dos Santos , Universidade Federal do Ceará,Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC "Observatório da Educação Básica" SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará

Referências

ANDRADE, W. M. As políticas públicas de avaliação e o currículo de matemática: efeitos e implicações. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

ARAUJO, T. P. DE .; LIMA, R. A. DE .. Formação profissional no Brasil: revisão crítica, estágio atual e perspectivas. Estudos Avançados, v. 28, n. 81, p. 175–190, maio 2014.

AURELIANO, F. E. B. S.; QUEIROZ, D. E. DE. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Belo Horizonte, v.39, e3908, 2023.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

Borges Neto, H. Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB. 9394/1996. Brasília: MEC/SEB, 1996.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: Matemática. Brasília: MEC/SEB, 1997.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BZUNECK, J. A. Aprendizagem por processamento da informação: uma visão construtivista. [pp. 17-53] In: E. Boruchovitch; J. A. Bzuneck. Aprendizagem processos psicológicos e o contexto social na escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Cooperative Learning and Social Interdependence Theory. In: Social Psychological Applications to Social Issues, 2000.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 51, p. 1–17, abr. 2015.

MAINARDES, J. Grupos de pesquisa em educação como objeto de estudo. Cadernos de Pesquisa, 52, Artigo e08532. https://doi.org/10.1590/19805314853, 2022.

MARCELO, C.; MARCELO-MARTÍNEZ, P. Redes sociais e desenvolvimento profissional docente: novos espaços de formação. Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. e10223, 2023.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012. 100 p. ISBN: 9788571131316.

OLIOSI, J. T. Relações de amizade: uma investigação das interações dos adolescentes no contexto escolar. Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação) Processos Sócio-Educativos e Práticas Escolares. São João Del Rei, Minas Gerais – Brasil, 2012.

PAIVA, S. T. De. F. A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL NOS GRUPOS DE ESTUDOS COOPERATIVOS. Repositório da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

RADFORD, L. The theory of objectification. A Vygotskian perspective on knowing and becoming in mathematics teaching and learning. Leiden y Boston: Brill/Sense, 2021.

ROSSIT, R. A. S.; SANTOS JUNIOR, C. F.; MEDEIROS, N. M. H.; MEDEIROS, L. M. O. P.; REGIS, C. G.; BATISTA, S. H. S. S. The research group as a learning scenario in/on Interprofessional Education: focus on narratives. Interface (Botucatu). 2018; 22(Supl. 2):1511-23.

SANTOS, M.; Junior, S.; Leal, I. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios, 2021. 10.51859/amplla.mae504.1121-0.

SANTOS, M. J. C. dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental / Maria José Costa dos Santos – Curitiba: CRV, 2022. 148 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 3).

SANTOS, M. J. C. dos.; Zucula, A. F.(Orgs). Brasil e Moçambique: relações e contrastes educacionais – Curitiba: CRV, 2022. 230 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 1)

SANTOS, M. J. C. dos. A formação do professor de matemática: metodologia sequência fedathi (sf). Revista Lusófona de Educação, 38(38), 2018.

SANTOS, M. J. C. dos. Geometria e simetria nas rendas de bilro: contribuições para matemática escolar. 2012. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte – Brasil, 2012.

SANTOS, M. J. C. dos. Reaprender frações por meio de oficinas pedagógicas: desafio para a formação inicial. 2007. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.

Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASQUES, A. L. P.; SARTI, F. M. Entre a forma escolar e a forma universitária na formação docente: o caso do plano nacional de formação dos professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270082, 2022.

YAEGASHI, S. e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

WARTHA, E. J. O desafio da construção e consolidação de um programa em rede: o caso da Rede Nordeste de Ensino. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023002, 2023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/6. Acesso em: 4 jan. 2024.

ZACARIAS, E. De. S.; PASSOS, E. De. J. B. A importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/retrieve. Acesso em: 02 de janeiro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Métricas


Visualizações do artigo: 516     PDF downloads: 258

Como Citar

COSTA DOS SANTOS , Maria José. G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024002, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024002. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/13. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.