Astronomia Indígena: uma Proposta Didática para o Ensino de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v3.e2024035

Palavras-chave:

Astronomia Indígena, EJA, Sequência didática

Resumo

De acordo com a percepção humanista de Educação, a contextualização do Ensino de Ciências é primordial para uma aprendizagem significativa. Logo, é por meio da contextualização que o discente e o educador atribuem significado e relevância para os conhecimentos científicos. A Astronomia é considerada como um dos ramos da Ciência que está vinculada à várias áreas de conhecimento, bem como a sua importância na cultura, agricultura, mitos e tradições. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática por intermédio da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fazendo o uso da Astronomia Indígena para contextualizar o Ensino de Ciências na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades propostas não foram aplicadas em sala de aula, limitando-se apenas a dar suporte como proposta, podendo ser adaptada de acordo com a realidade de cada escola. A proposta didática possui como documento norteador, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, especificamente no Ensino de Ciências. Levando em consideração a necessidade de utilizar as vivências, culturas e curiosidades do cotidiano dos estudantes, faz-se necessário propor meios de inclusão e divulgação científica para este público, possibilitando uma aprendizagem significativa, participativa e emancipatória.

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Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação

Doutoranda no Programa de doutorado acadêmico em Ensino RENOEN pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM), Campus Fortaleza, com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Além disso, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo.

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Publicado

2024-09-07

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Como Citar

FREITAS, Nairys Costa de; ROMEU, Mairton Cavalcante; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Astronomia Indígena: uma Proposta Didática para o Ensino de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024035, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024035. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/72. Acesso em: 6 out. 2024.

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