Astronomia Indígena: uma Proposta Didática para o Ensino de Ciências da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
10.21439/2965-6753.v3.e2024035Palavras-chave:
Astronomia Indígena, EJA, Sequência didáticaResumo
De acordo com a percepção humanista de Educação, a contextualização do Ensino de Ciências é primordial para uma aprendizagem significativa. Logo, é por meio da contextualização que o discente e o educador atribuem significado e relevância para os conhecimentos científicos. A Astronomia é considerada como um dos ramos da Ciência que está vinculada à várias áreas de conhecimento, bem como a sua importância na cultura, agricultura, mitos e tradições. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática por intermédio da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fazendo o uso da Astronomia Indígena para contextualizar o Ensino de Ciências na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades propostas não foram aplicadas em sala de aula, limitando-se apenas a dar suporte como proposta, podendo ser adaptada de acordo com a realidade de cada escola. A proposta didática possui como documento norteador, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, especificamente no Ensino de Ciências. Levando em consideração a necessidade de utilizar as vivências, culturas e curiosidades do cotidiano dos estudantes, faz-se necessário propor meios de inclusão e divulgação científica para este público, possibilitando uma aprendizagem significativa, participativa e emancipatória.
Downloads
Métricas
Referências
AFONSO, G. B. Mitos e Estações no Céu Tupi-Guarani. Scientific American Brasil, v. 14, p. 46-55, 2006a.
AFONSO, G. B. Relações Afro-Indígenas. Scientific American Brasil, v. 14, p. 72-79, 2006b.
AFONSO, G. B. Astronomia Indígena. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 61. Anais... 2009, Manaus - AM. v. 1, p. 1-5, 2009.
AFONSO, G. B. Astronomia Indígena. Revista de História, v.uitine1, p. 62-65, 2010.
AFONSO, G. B. As constelações indígenas. Telescópios na Escola, Rio de Janeiro, 1-11. Rio de Janeiro, 2013.
ALVARES, S. C. Educação estética para jovens e adultos: a beleza no ensinar e aprender. São Paulo: Cortez, 2010.
ANDERY, M. et al. Para Compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica. 16 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
ARAUJO, Lidiane M. “A Construção Social do Céu: criando constelações e imortalizando culturas”. In: I Ciclo de Seminários do Planetário do Pará. Belém, 2001.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BARROS, Osvaldo dos Santos. Astronomia Indígena dos Tembé-Tenetehara. Natal: UFRN, 2004.
BIZZO, Nélio. Pensamento científico: a natureza da Ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000. BRASIL.
BRASIL. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ministério da Educação. Brasília, 2002.
BRITO, Alan Alves; MASSONI, Neusa Terezinha. Astrofísica Para a Educação Básica: A origem dos Elementos Químicos no Universo. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.
CAMPOS, Alzira lobo de Arruda; GOMES, Álvaro Cardoso; GODY, Marília Gomes Ghizzi. Os Guarani mbya nos rituais ara pyau (ano novo): a festa da erva-mate. Revista Humanidades e Inovação. v.7, n.15 – 2020.
DIAS, Claudio André C. M.; SANTA RITA, Josué R. Inserção da Astronomia como Disciplina Curricular do Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos (SP), n. 6, p. 55–65, 2008. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/121. Acesso em: 10 jun. 2024.
FARES, Erika Akel; MARTINS, Karla Pessoa; ARAÚJO, Lidiane Maciel; SAUMA FILHO, Michel. O Universo das Sociedades numa Perspectiva Relativa: Exercícios de Etnoastronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 1, p. 77-85, 2004.
DO AMARAL FERREIRA, M. A.; VASQUES DE NADER, R.; BORGES, L. C. Astronomia cultural: diferentes culturas, diferentes céus. Revista Scientiarum Historia, v. 1, p. 7, 12 dez. 2019.
GOMES, Manoel Messias. A diversidade de culturas no Brasil: como valorizá-las na prática educativa da sala de aula? Revista Educação Pública, v. 19, nº 30, 19 de novembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/a-diversidade-de-culturas-no-brasil-como-valoriza-las-na-pratica-educativa-da-sala-de-aula. Acesso em: 30 jul. 2024.
Gowin, D.B.; Alvarez, M.The art of educating with V diagrams. New York: Cambridge University Press, 2005.
JAFELICE, L. C. Nós e os Céus: Um enfoque Antropológico Para o Ensino de Astronomia. In: Viana, Deise M. et. (Eds.) Encontro de Pesquisa em ensino de Física, VIII, 2002, Águas de Lindóia. Atas. Oral. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2002, 20 p. (CD-ROM, arquivo: CO 19_I.pdf) Também disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_1.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024.
JAFELICE, L. C. Ensino de Astronomia e Transdisciplindaridade. In: Martin, Vera A. F. (Ed.). Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, XXXII, 2006, Atibaia (SP). Atas Boletim da SAB, Vol. 26, Nº 1, p,91. São Paulo: Sociedade Astronômica Brasileira, 2006. Painel, resumo.
JAFELICE, L. C. Nossos Tesouros "quase" perdidos. Jornal Carnaúba Notícia, Carnaúba Dos Dantas, p. 01-01. 01 dez. 2008.
JAFELICE, L. C. Educação científica, pós-modernidade e transdisciplinaridade. In: MARTINS, Roberto de Andrade; SILVA, Cibele Celestino; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo; MARTINS, Lílian Al-Chueyr Pereira (eds.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 5º Encontro. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), 2008. P. 285-293. 2008a.
JAFELICE, L. C. Hermenêutica e epistemologia nos conhecimentos tradicionais e na história da ciência. In: PASSEGGI, Maria da Conceição F. B. S. (Coord.). III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Sessão Temática. Natal, 2008b.
JAFELICE, L. C. Abordagem Antropológica: educação ambiental e astronômica desde uma perspectiva intercultural. In: JAFELICE, L. C. (org.). Astronomia, Educação e Cultura: abordagens transdisciplinares para os vários níveis de ensino. Natal: Editora da UFRN, 2010. P. 213-426.
JALLES, C., SILVEIRA, M.; NADER, R. Olhai pro céu, olhai pro chão: Astronomia, Arqueoastronomia: o que é isso? Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2013.
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: Repensando a Formação de Professores. São Paulo: Escrituras, 2012.
MAGALHÃES JR., Lázaro. O Céu dos Índios Tembé. (Série Etnoastronomia). Belém: Planetário do Pará/UEPA, 2000. 56p.
MARIUZZO, P. O céu como guia de conhecimentos e rituais indígenas. Ciência e Cultura, v. 64, n. 4, 2012.
MARTINS DE CARVALHO, S.; RANGEL LEMOS, L. J. R. L.; DA SILVA, C. A.; SOUZA DE MATOS, R. H.; DIAS GOMES KARAJÁ, A. Etnoastronomia indígena do povo Karajá Xambioá. Espaço e Tempo Midiáticos, v. 4, n. 1, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/midiaticos/article/view/11723. Acesso em: 31 mar. 2023.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora UNB, 1999.
MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2005.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.
MOURÃO, R. R. F. Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. Editora Nova Fronteira, 1995.
RANGEL NETTO, Edgar. O Mapa do Céu. São Paulo: FTD, 1993. p.18.
SOLER, Daniel Rutkowski. Astronomia no currículo do Estado de São Paulo e nos PCN: um olhar para o tema observação do céu. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), University of São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/D.81.2012.tde-25022013-133229. Acesso em: 2023-05-10.
SOUSA, A. C.; SACHS, J. P.; SILVA, R. A. Conhecendo os quelônios da Amazônia: uma proposta de sequência didática para o ensino contextualizado de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 502-518, 4 maio 2023.
VASQUES, C.; MESSEDER, J. Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 521-538, 25 ago. 2020.
WATANABE, Graciella. Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexão. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 3, p. e2024015, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v3.e2024015. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/47. Acesso em: 4 set. 2024.
WOLF, Alexander. Stellarium, 2001. Disponível em: https://stellarium-web.org/. Acessado em: 20 de Jan. 2023.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 88 PDF downloads: 48