Ser professor de Geografia: contribuições do programa residência pedagógica para a construção da identidade docente

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025010

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Formação de professores, Ensino de Geografia, Identidade Docente

Resumo

Este estudo discutiu as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a construção da identidade docente em Geografia, a partir das experiências como residente e licenciando do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Quixadá, a partir das vivências nas escolas-campo, como:  estudos teóricos, planejamentos, observações e regências,  pois evidenciaram relação intrínseca entre teoria e prática, permitindo ressignificar  conceitos pré-estabelecidos sobre a docência. Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, estruturada com base em revisão bibliográfica, relato de experiência e narrativa autobiográfica. Os resultados destacaram que a formação inicial, ao integrar experiências práticas e apoio teórico, contribuiu para o desenvolvimento de uma visão mais crítica e reflexiva sobre o ser professor. Além disso, identificou-se o papel essencial de preceptores e docentes orientadores na mediação entre vivências práticas e fundamentos pedagógicos, reforçando a autoconfiança e adaptabilidade dos residentes. O PRP demonstrou ser uma política pública de grande relevância para a profissionalização docente, promovendo maior valorização da carreira e alinhamento entre a formação inicial e as demandas do espaço escolar.  Como sugestão, futuras investigações podem explorar os impactos de longo prazo do PRP na atuação profissional dos professores. 

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica; Formação de professores; Ensino de Geografia; Identidade Docente.

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Biografia do Autor

Jocicleudo de Lima Sousa, IFCE

Graduando em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Quixadá (IFCE). Atuou como bolsista do Programa Residência Pedagógica de 2022 a 2024. 

Camila Freire Sampaio, IFCE

 Doutora em Geografia UECE. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Quixadá, Ceará, Brasil. Av. José de Freitas Queiroz, 5000 – Quixadá, CE, 63902-580. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9783-9405. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4737916259398063. E-mail: camila.sampaio@ifce.edu.br.

João Paulo de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura de Quixadá

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008-2011) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2012-2014). Ex-professor na Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017-2019), Universidade Regional do Cariri - URCA (2014-2016) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2015. 2017). Atualmente é professor efetivo, atuando como docente de geografia na Rede Pública Municipal de Quixadá-Ce. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e formação de professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, educação e experiências formativas.

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Publicado

2025-04-12

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Como Citar

SOUSA, Jocicleudo de Lima; SAMPAIO, Camila Freire; OLIVEIRA, João Paulo de. Ser professor de Geografia: contribuições do programa residência pedagógica para a construção da identidade docente . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025010, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025010. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/100. Acesso em: 19 abr. 2025.

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