A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmico
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025001Palavras-chave:
Ensino Matemática, ensino remoto, formação docente, tecnologias digitaisResumo
A pandemia do vírus COVID-19 impulsionou mudanças significativas na forma de ser e estar no mundo em diversas áreas. No âmbito educacional essas transformações vieram acompanhadas de desafios, pois com o intuito de preservar a saúde de todos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), adotou estratégias de preservação da vida e combate a disseminação do vírus como o distanciamento social. Deste modo, os espaços sociais, como as escolas, tiveram que ser fechadas. A suspensão das aulas presenciais, despertou a necessidade de se (re)pensar novas formas de garantir aos alunos o ensino das habilidades imprescindíveis ao seu desenvolvimento. Partindo dessa análise, o presente artigo tem o objetivo de discutir como os professores realizaram/planejaram suas práticas docentes no período pandêmico, de modo a proporcionar o desenvolvimento dos alunos no que concerne a aquisição das habilidades matemáticas. A pesquisa qualitativa, é de caráter exploratório, e em relação aos objetivos se constitui descritiva. Teve como participantes 4 professores de uma escola de ensino fundamental, precisamente anos finais, que responderam um questionário contendo seis perguntas abertas. Em linhas gerais, a pesquisa mostrou que os principais desafios enfrentados pelos professores de matemática, foram adequar estratégias didático-pedagógico ao ensino remoto, sobretudo, se considerarmos as disparidades sociais, onde nem todos os alunos possuíam acesso à internet.
Palavras-chave: ensino de matemática; ensino remoto; formação docente; tecnologias digitais.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, V. H. R. B.; CIBOTTO, R. A. G. Retratos de (ausências de) práticas educativas utilizando TDIC em aulas de Matemática na Educação Básica. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. e4944059-e4944059, 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/download/91089566/1192.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.
BARBOSA, C. F. C.; SILVA, P. V.; GOMES, C. R. O ensino de matemática em tempos de pandemia pelo coronavírus. Revista Cocar, n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6375. Acesso em: 09 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica. Brasília, 2020a, p. 7. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias/protocolo-educacaobasica/view. Acesso em: 04 dez. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343. Acesso em: 04 dez. 2024.
CARDOSO, M. B.; BARRETO, M. C.; PINHEIRO, J. L. Conhecimentos matemáticos para o ensino: um olhar para o conceito de função na perspectiva docente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024011, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/31. Acesso em: 09 dez. 2024.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
CAMPOS, K.; MORAES, D. A. F.; MÉLLO, D. E. A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19. EaD em Foco, v. 12, n. 2, p. e1904-e1904, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1904. Acesso em: 09 dez. 2024.
CONDE, T. R. B. M. et al. Lições da pandemia sobre o uso das tecnologias digitais: percepções de professores de matemática. Educação: Teoria e Prática, v. 34, n. 67, 2024. Disponível em: Acesso em: 09 dez. 2024.
CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.
FÁVARO, L. C. et al. O impacto provocado pela pandemia do covid-19 nas práticas pedagógicas de professores de matemática da educação básica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 446–469, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6298. Acesso em: 09 dez. 2024.
FEITOSA, F. E. S.; FERREIRA, V. G. G.; RODRIGUES, R. S. O impacto provocado pela pandemia do covid-19 no sistema de recursos do professor de matemática: um estudo de caso no Amazonas. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 206-232, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/62053. Acesso em: 09 dez. 2024.
FERREIRA, D. B. et al. Gamificação no Ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital ’Ilha das Operações’ para a aprendizagem. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024025, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/38. Acesso em: 09 dez. 2024.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 917-938, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/bBxpCZ7ZmHj9YLQqw5C53yG/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2024.
FRANÇA, S. M. O.; LEITE, V. F. A. Por trás das telas: conectando experiências e tecnologia, na pandemia, sobre ensinar Matemática nos Anos Iniciais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–25, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6401. Acesso em: 09 dez. 2024.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. Instituto Península, 31 mar. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em: 06 dez. 2024.
KISTEMANN JUNIOR, M. A.; AMARAL, C. C.; GIORDANO, C. C. Percepções e ações avaliativas na pandemia da Covid-19: o que relataram alguns professores de Matemática, Física, Química e Biologia. Educação Matemática Debate, v. 6, n. 12, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6001/600170622015/600170622015.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.
KONZEN, S.; BINOTTO, R. R. Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 10, n. 28, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8587. Acesso em: 09 dez. 2024.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MAGALHÃES, F. P.; SILVA, A. J. N. Práticas do professor de matemática no contexto de pandemia da covid 19: o que revelam narrativas meméticas?. Cenas Educacionais, v. 6, p. e15125-e15125, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/15125.Acesso em: 09 dez. 24.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MELANIAS, P. R. P. O impacto psicossocial do ensino remoto mediado por tecnologias digitais: desafios e oportunidades na educação em tempos de crise. Lumen et Virtus, v. 15, n. 42, p. 7389-7400, 2024. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/LEV/article/view/1672. Acesso em: 09 dez. 24.
MORAES, E. M.; COSTA, W. C. L.; PASSOS, V. M. A. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e029, 2021. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/315. Acesso em: 09 dez. 2024.
PACHECO, W. R. S; SILVA NETO, J. E. Etnomatemática: uma abordagem sociocultural na constituição da aprendizagem significativa. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 168-177, 2017. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/344. Acesso em: 09 dez. 24.
ROSA, A. H. et al. Análise sobre os desafios docentes no ensino remoto em tempos de pandemia: um estudo sobre os desafios enfrentados na cidade de Parnaíba-PI. In: SILVA, R. O. (org). EPT-Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas, desafios, reflexões e tendências-volume 2. Editora Científica Digital, 2022. p. 61-85.
SAEGER, M. M. M. T. Desafios do ensino remoto de matemática durante a pandemia da covid-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. e16236-e16236, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16236.Acesso em: 09 dez. 24.
SANTOS, C. E. R.; GONÇALVES, J. S. Impactos e dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática durante a pandemia da COVID-19 a partir da visão de uma universitária surda. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2024, Brasília. Anais -[...]. Brasilia, p. 1–13, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/214 Acesso em: 6 dez. 2024.
SENHORAS, E. M. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/135. Acesso em: 09 dez. 2024.
SILVA BUENO, R.; BALLEJO, C. C.; GEA, M. M. Professores que formam professores e suas percepções frente ao uso das TIC nas aulas de Matemática. Revista iberoamericana de educación superior, v. 12, n. 35, p. 169-183, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2991/299169565009/299169565009.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.
SILVA, J. G.; MOURA, C. S. R. A utilização das tecnologias digitais no ensino de matemática durante a pandemia da covid 19. Revista de Estudos Interdisciplinares , v. 6, n. 1, p. 01–25, 2024. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/878. Acesso em: 09 dez.
SOUZA, L. R.; SOARES, E. B. S.; OLIVEIRA, G. F. B. Ensinando Matemática financeira com tecnologias: uma experiência utilizando laboratório rotacional em tempos de ensino remoto. RPEM, Campo Mourão, v. 10, n. 22, p. 551-570, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6293. Acesso em: 09 dez. 2024.
TEIXEIRA, C. J. et al. Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 966-991, jun. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11784. Acesso em: 28 nov. 2024.
Arquivos adicionais
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 66 PDF downloads: 0