A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmico

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025001

Palavras-chave:

Ensino Matemática, ensino remoto, formação docente, tecnologias digitais

Resumo

A pandemia do vírus COVID-19 impulsionou mudanças significativas na forma de ser e estar no mundo em diversas áreas. No âmbito educacional essas transformações vieram acompanhadas de desafios, pois com o intuito de preservar a saúde de todos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), adotou estratégias de preservação da vida e combate a disseminação do vírus como o distanciamento social. Deste modo, os espaços sociais, como as escolas, tiveram que ser fechadas. A suspensão das aulas presenciais, despertou a necessidade de se (re)pensar novas formas de garantir aos alunos o ensino das habilidades imprescindíveis ao seu desenvolvimento. Partindo dessa análise, o presente artigo tem o objetivo de discutir como os professores realizaram/planejaram suas práticas docentes no período pandêmico, de modo a proporcionar o desenvolvimento dos alunos no que concerne a aquisição das habilidades matemáticas. A pesquisa qualitativa, é de caráter exploratório, e em relação aos objetivos se constitui descritiva. Teve como participantes 4 professores de uma escola de ensino fundamental, precisamente anos finais, que responderam um questionário contendo seis perguntas abertas. Em linhas gerais, a pesquisa mostrou que os principais desafios enfrentados pelos professores de matemática, foram adequar estratégias didático-pedagógico ao ensino remoto, sobretudo, se considerarmos as disparidades sociais, onde nem todos os alunos possuíam acesso à internet.

Palavras-chave: ensino de matemática; ensino remoto; formação docente; tecnologias digitais.

 

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Biografia do Autor

Francisca Maria de Sousa Soares Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA

Possui graduação em: Licenciatura em Ciências com habilitação em Química pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Pós Graduada em Ensino da Matemática no Ensino Médio, pela UFMA- Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de Caxias - Ma. Tem experiência na área da Educação.

Poliana Andressa Costa Melonio, RENOEN-UEMA

Mestrado em Educação, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora da Educação Básica- SEMECT, Caxias, MA. Rua Segisnando Moura, 1088, Ponte, Caxias, MA, CEP: 65609-360. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1725-5379 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/5646423644312765

E-mail: policaxiasma@hotmail.com.

Doracy Gomes Pinto Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino/RENOEN/UEMA. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (2012).Especialista em Docência na Educação Superior pela Faculdade Santa Fé (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (2006) .Professora da Universidade Federal do Maranhão/ UFMA - Campus Pinheiro, da área de Fundamentos da Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Formação e Trabalho Docente. É vice coordenadora do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente nas Ciências Humanas da Educação Básica da Ufma-Pinheiro. 

Valter dos Santos Mendonça Neto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA- RENOEN

É mestre em Informática Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco com interesses em pesquisas relacionadas à informática aplicada a educação. Ele é professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), onde é coordenador do curso Técnico em Informática.

Iris Maria Ribeiro Porto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2003). Especialista em Educação. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e em Psicologia pela Universidade CEUMA (2013). É professora Associada I da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Superior e Básico nas áreas de Geografia e Psicologia, com ênfase em Formação de Professor, Ensino, Educação Geográfica, Psicologia da Educação, Saúde Mental, Métodos e Técnicas de Ensino, Interdisciplinaridade, Neurociência, Neuroeducação e Aprendizagens e Metodologias Ativas. Chefe do Laboratório de Ensino do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa "Formação de Professor, Saberes e Práticas de Ensino" (GEPS). Professora do quadro permanente do Doutorado em Ensino (RENOEN), do Mestrado Profissional em Educação (PPGE) e colaboradora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Estadual do Maranhão. Psicóloga do Serviço de Orientação Psicológica e Psicopedagógica da Universidade Estadual do Maranhão (SOPP)

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-01-07

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Como Citar

SILVA, Francisca Maria de Sousa Soares; MELONIO, Poliana Andressa Costa; LIMA, Doracy Gomes Pinto; MENDONÇA NETO, Valter dos Santos; PORTO, Iris Maria Ribeiro. A mediação das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática durante o período pandêmico. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025001, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025001. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/66. Acesso em: 22 jan. 2025.

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