Entrevista: Professor Thierry Ardouin e a pesquisa em torno da Formação Profissional

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v1.e2023004

Palavras-chave:

Formação profissional, Engenharia de Formação, Formação de adultos, Ensino

Resumo

O presente texto integra o primeiro  volume  da Revista Ensino em Debate (REDE) e tem por objetivo apresentar um diálogo com o professor e pesquisador da Universidade de Rouen Normandie, França, Prof. Dr. Thierry Ardouin, sobre sua trajetória formativa e profissional, bem como suas pesquisas sobre formação de adultos e, de modo especial, sobre a noção de Engenharia de Formação (l’ingénierie de formation). A noção de Engenharia de Formação possui extensa e longa tradição na cultura francesa e apresenta sua gênese em um amplo contexto que ultrapassa os interesses específicos pedagógicos e educacionais. O leitor poderá constatar que Thierry Ardouin explica sobre suas origens francesa, latina e anglo saxônica. Ademais, sob um viés de inovação pedagógica aplicada ao campo de formação profissional e educacional, a noção de Engenharia de Formação (l’ingénierie de formation) consolidou espaço e passou a ser utilizada por pesquisadores de matizes variados. De modo especial, quando examinamos o caso da França-Brasil, podemos constatar o emprego de tal noção no campo da Didática da Matemática, segundo a tradição francesa, que apresenta a noção de Engenharia Didática de Formação. Por fim, na entrevista, optamos por trazê-la em francês, mantendo o idioma de origem do entrevistado.

Palavras-chave: Formação profissional; Engenharia de Formação; Formação de adultos; Ensino.

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Biografia do Autor

Thierry Ardouin, Universités Laboratoire CIRNEF - Sciences de l’Éducation Université de Rouen (France)

Professor Universitário em Ciências da Educação da Universidade de Rouen (França). Email: thierry.ardouin@univ-rouen.fr. Seus trabalhos de pesquisa e de ensino tratam de questões da profissionalização, de competências, de identidades, da engenharia e de conselhos de formação. Publicou numerosas obras e artigos, e coordenou números de revistas no campo da intervenção e da formação de adultos.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Membro (Editorial Board) da revista CONTEMPORARY MATHEMATICS AND SCIENCE EDUCATION. Membro do conselho editorial Revista Prática Docente. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqNº 09/2020, Chamada CNPq Nº 4/2021, Chamada CNPq Nº 9/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. Participou da coordenação e implantação do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecologia do Estado do Ceará. Coordenador do primeiro doutorado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE (2022 - ). Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2021/2022), designado mediante a Resolução nº 48/2021. Membro titular do Conselho Editorial da Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - EDIFCE (2021/2022). Avaliador externo de projetos de pesquisa do Doutorado (profissional) em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) - Portugal.

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Publicado

2023-12-22

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Como Citar

ARDOUIN, Thierry; VIEIRA ALVES, Francisco Regis. Entrevista: Professor Thierry Ardouin e a pesquisa em torno da Formação Profissional. Revista Ensino em Debate, [S. l.], v. 1, p. e2023004, 2023. DOI: 10.21439/2965-6753.v1.e2023004. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/9. Acesso em: 19 maio. 2024.

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