Entrevista: Professor Thierry Ardouin e a pesquisa em torno da Formação Profissional
DOI:
10.21439/2965-6753.v1.e2023004Palavras-chave:
Formação profissional, Engenharia de Formação, Formação de adultos, EnsinoResumo
O presente texto integra o primeiro volume da Revista Ensino em Debate (REDE) e tem por objetivo apresentar um diálogo com o professor e pesquisador da Universidade de Rouen Normandie, França, Prof. Dr. Thierry Ardouin, sobre sua trajetória formativa e profissional, bem como suas pesquisas sobre formação de adultos e, de modo especial, sobre a noção de Engenharia de Formação (l’ingénierie de formation). A noção de Engenharia de Formação possui extensa e longa tradição na cultura francesa e apresenta sua gênese em um amplo contexto que ultrapassa os interesses específicos pedagógicos e educacionais. O leitor poderá constatar que Thierry Ardouin explica sobre suas origens francesa, latina e anglo saxônica. Ademais, sob um viés de inovação pedagógica aplicada ao campo de formação profissional e educacional, a noção de Engenharia de Formação (l’ingénierie de formation) consolidou espaço e passou a ser utilizada por pesquisadores de matizes variados. De modo especial, quando examinamos o caso da França-Brasil, podemos constatar o emprego de tal noção no campo da Didática da Matemática, segundo a tradição francesa, que apresenta a noção de Engenharia Didática de Formação. Por fim, na entrevista, optamos por trazê-la em francês, mantendo o idioma de origem do entrevistado.
Palavras-chave: Formação profissional; Engenharia de Formação; Formação de adultos; Ensino.
Downloads
Métricas
Referências
ARDOUIN, T. Professionnalisation et posture professionnelle des conseillers en formation continue. Dans Gestion des paradoxes dans les organisations, 9ème congrès de l’Association internationale de Psychologie du travail. Sherbrooke (Québec), 27-29 août. Non publié. 1996.
ARDOUIN, T."Interface et posture professionnelle", in Professionnalisation des acteurs de la formation. Actualité de la Formation Permanente, n°171, mars-avril, 2001.
ARDOUIN, T. "Où en est l'ingénierie de la formation ?". Education permanente, 157, 2003.
ARDOUIN, T. La formation est elle soluble dans l'ingénierie ? Petite histoire de l'ingénierie", Où en est l'ingénierie de la formation, Education permanente, n°157/2003-4, pp.13-26, 2003.
ARDOUIN, T., Clenet J. dir. "L'ingénierie de la formation. Questions et Transformations", TransFormations, 2011.
ARDOUIN, T. Uma abordagem multirreferencial e complexa da formação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, in Paiva, J. & Sales, S. R. (2013).¿Qué es novedoso en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas? Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 21(69), 21(70). http://epaa.asu.edu/epaa/article/view1455
ARDOUIN, T. Science et design au prisme de l’ingenium : distinguer pour relier. Projectics / Proyéctica / Projectique, 20(2), 41-61, 2018.
ARDOUIN, T.« Formaçao de adultos. Um factor determinante para o desenvolvimento de competencias », in A engenharia da formaçao, Dirigir & Formar, n°25, p.42-48, 2019.
ARDOUIN, T. Position(s) et posture(s) du chercheur en sciences de l'éducation en recherche et formation, quelle place et rôle de l'ingénierie ? Revue Transformations, 1(20), 1 – 12. 2020. https://transformations.univ-lille.fr/index.php/TF/article/view/315
ARDOUIN, T. « L’ingénierie au service de l’innovation, de l’éducation et des acteurs », Conclusion in L’innovation pédagogique au temps de la Covid 19. Contextes, usages et Qualité, Presses de l’université Ibn Zohr, Agadir, Maroc, pp.263-270. 2022.
ARDOUIN, T., Ingénierie de la formation pour l'entreprise, Dunod, 2003/2023 (6ème ed.).
BRÉMAUD, L.; GUILLAUMIN, C., dir. L’archipel de l’ingénierie de formation. Transformations, recompositions, Rennes : PUR, 2010.
CLÉNET, J. L'ingénierie des formations en alternance, « pour comprendre, c'est-à-dire pour faire », Paris : l'Harmattan, 2003.
LE MOIGNE, J-L. "L’ingenium, cette étrange faculté de l’esprit humain de relier. Sur l’épistémologie des sciences d’ingénieries", in Guillaumin, C. (coord), (2005). Se former à l’ingénierie de formation, Paris : L’Harmattan, 2002.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 74 PDF downloads: 32