Residência Pedagógica: contribuições do programa na formação docente em Biologia, frente à pandemia

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025018

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica;, Relatos docentes, formação inicial

Resumo

A formação inicial e continuada de professores requer o entendimento de que uma das principais atribuições do profissional docente é conhecer o dinamismo que envolve o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho consiste em relato de experiência da vivência na prática da participação no programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores (CFP) na escola campo EEEFM Monsenhor Constantino Vieira. O objetivo central do estudo foi discutir a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial do professor, diante o cenário de pandemia, através de relatos e apresentados na seção de resultados deste artigo. Conclui-se que o PRP é importante para os estudantes na formação como professor, pois proporciona vivências nas escolas, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua prática e a mobilização de saberes necessários para uma formação mais alinhada com as necessidades da educação básica, além de outros importantes atributos, conferindo ao Programa RP um status acadêmico de relevante papel para os cursos de Licenciatura.

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Biografia do Autor

Rafaela Cristina de Menezes, Universidade Federal do Cariri

Especialista em em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA, Brejo Santo, Ceará, Brasil.

Rodrigo Lacerda Carvalho, Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Brejo Santo, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Olegário Emídio de Araújo, S/N, Centro, Brejo Santo, Ceará, Brasil, CEP: 63260-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0056-0983. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2352144605333782. E-mail: rodrigo.lacerda@ufca.edu.br.

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Publicado

2025-05-06

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Como Citar

DE MENEZES, Rafaela Cristina; LACERDA CARVALHO, Rodrigo. Residência Pedagógica: contribuições do programa na formação docente em Biologia, frente à pandemia. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025018, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025018. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/76. Acesso em: 13 maio. 2025.

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