Contribuições do PRP para a Formação Inicial Docente: Um Olhar sobre as Metodologias Ativas no Ensino de Física
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025015Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, Ensino de Física, Metodologias ativas.Resumo
O Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Cedro, visa promover a formação inicial de professores por meio de uma inserção prática no ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do referido programa para o ensino de Física, com foco na aplicação de metodologias ativas – experimentação, cultura maker e gamificação – como estratégias para motivar a aquisição de novos conhecimentos. Também foram consideradas as contribuições proporcionadas à formação inicial dos estudantes de licenciatura (residentes) que participaram do programa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental de instrumentais produzidos pelos residentes do programa e revisão bibliográfica, com dados coletados entre 2023 e 2024. Segundo os residentes, os resultados incluem ganhos significativos na compreensão da relação teoria e prática no contexto real, no desenvolvimento de competências pedagógicas que resultam na melhor condução de aula, de forma a potencializar interações entre os próprios estudantes da Educação Básica e colocá-los na condição de protagonistas de seu próprio aprendizado. Apesar de desafios como infraestrutura limitada e tempo reduzido, as metodologias utilizadas mostraram-se adequadas para tornar o aprendizado de Física mais dinâmico e motivador. Desta forma, constatou-se a importância do programa citado e da necessidade de manutenção e ampliação do mesmo, para que assim possamos construir/consolidar uma identidade profissional e, através de programas como o Residência Pedagógica, cultivar o gosto pela Ciência e pela Docência desde a educação básica, contribuindo com o aumento da procura pelo curso e menor índice de evasão.
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