Contribuições do PRP para a Formação Inicial Docente: Um Olhar sobre as Metodologias Ativas no Ensino de Física

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025015

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Formação docente, Ensino de Física, Metodologias ativas.

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Cedro, visa promover a formação inicial de professores por meio de uma inserção prática no ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do referido programa para o ensino de Física, com foco na aplicação de metodologias ativas – experimentação, cultura maker e gamificação – como estratégias para motivar a aquisição de novos conhecimentos. Também foram consideradas as contribuições proporcionadas à formação inicial dos estudantes de licenciatura (residentes) que participaram do programa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental de instrumentais produzidos pelos residentes do programa e revisão bibliográfica, com dados coletados entre 2023 e 2024. Segundo os residentes, os resultados incluem ganhos significativos na compreensão da relação teoria e prática no contexto real, no desenvolvimento de competências pedagógicas que resultam na melhor condução de aula, de forma a potencializar interações entre os próprios estudantes da Educação Básica e colocá-los na condição de protagonistas de seu próprio aprendizado. Apesar de desafios como infraestrutura limitada e tempo reduzido, as metodologias utilizadas mostraram-se adequadas para tornar o aprendizado de Física mais dinâmico e motivador. Desta forma, constatou-se a importância do programa citado e da necessidade de manutenção e ampliação do mesmo, para que assim possamos construir/consolidar uma identidade profissional e, através de programas como o Residência Pedagógica, cultivar o gosto pela Ciência e pela Docência desde a educação básica, contribuindo com o aumento da procura pelo curso e menor índice de evasão.

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Biografia do Autor

Petrus Emmanuel Ferreira Vieira, IFCE

Licenciado em Física pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ensino de Física pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Cedro.

Antonio Nunes de Oliveira, IFCE

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2013), especialista em Ensino de Astronomia pela Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul Virtual/2021) e doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/2023). Foi aluno do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) e aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE/FECLI). Cursa doutorado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOENIFCE). Atuou como professor do curso de Licenciatura em Física da UECE/FECLI durante o período 2010-2013. Foi professor efetivo no Instituto Federal do Pará (IFPA/CRMB), onde atuou na educação do campo e no PAFOR, trabalhando com os povos indígenas, quilombolas e assentados. Foi professor efetivo no Instituto Federal do Piauí - IFPI/CAMPUS PICOS e também no Instituto Federal do Ceará - IFCE Sobral, tendo atuado como professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Física do IFCE Sobral. Entre 2014 e 2017 atuou como professor convidado no projeto Ibaorebu, coordenado pela FUNAI juntamente com o IFPA e o povo indígena Munduruku. É coordenador e idealizador de algumas ações de divulgação e popularização da Ciência, dentre elas o Evento Científico Unificado: Jornada de Física, uma ação que reúne anualmente estudantes e professores da Educação Básica e dos cursos de Licenciatura em Física do Brasil e outros países. Atualmente é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Cedro, onde atua como professor na Licenciatura em Física, em cursos Técnicos e desenvolve pesquisas em Ensino de Física (com ênfase em Física Moderna e Contemporânea), em Ensino de Ciências e Matemática. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE, revisor de periódicos nacionais e editor associado do Jornal Mato-Grossense de Física. Atua frequentemente em ações de divulgação e popularização da Ciência.

 

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Publicado

2025-05-05

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Como Citar

VIEIRA, Petrus Emmanuel Ferreira; OLIVEIRA, Antonio Nunes de. Contribuições do PRP para a Formação Inicial Docente: Um Olhar sobre as Metodologias Ativas no Ensino de Física. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025015, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025015. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/112. Acesso em: 13 maio. 2025.

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