Identificando dificuldades de estudantes sobre o conteúdo radioatividade: um estudo na Residência Pedagógica de Química
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025019Palavras-chave:
Aprendizagem, Química, Radioatividade, Ensino MédioResumo
Este estudo tem como o objetivo de identificar dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o conteúdo Radioatividade no contexto de uma intervenção pedagógica. O estudo foi desenvolvido nas atividades do Programa de Residência Pedagógica, seguiu uma abordagem qualitativa dos dados, foi caracterizado como pesquisa do tipo intervenção pedagógica e contou com a participação de setenta e oito estudantes, distribuídos em duas turmas (turma A e turma B), do segundo ano de ensino médio de uma escola de referência localizada no Recife, PE – Brasil. O estudo seguiu três etapas metodológicas: elaboração da intervenção pedagógica contextualizada (etapa 1); aplicação da intervenção pedagógica (etapa 2); e análise dos dados (etapa 3). Os resultados indicaram dificuldades de aprendizagem dos estudantes sobre o conteúdo radioatividade que necessitam de intervenção pedagógica com vistas à aprendizagem deles, especialmente em tópicos que requerem maior abstração e habilidades matemáticas, como o tempo de meia-vida e a distinção entre fissão e fusão nuclear. Entretanto, a comparação das respostas dos questionários de conhecimentos prévios com os testes conceituais evidenciou uma evolução no entendimento dos temas abordados.
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