Identificando dificuldades de estudantes sobre o conteúdo radioatividade: um estudo na Residência Pedagógica de Química

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025019

Palavras-chave:

Aprendizagem, Química, Radioatividade, Ensino Médio

Resumo

Este estudo tem como o objetivo de identificar dificuldades de aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o conteúdo Radioatividade no contexto de uma intervenção pedagógica. O estudo foi desenvolvido nas atividades do Programa de Residência Pedagógica, seguiu uma abordagem qualitativa dos dados, foi caracterizado como pesquisa do tipo intervenção pedagógica e contou com a participação de setenta e oito estudantes, distribuídos em duas turmas (turma A e turma B), do segundo ano de ensino médio de uma escola de referência localizada no Recife, PE – Brasil. O estudo seguiu três etapas metodológicas: elaboração da intervenção pedagógica contextualizada (etapa 1); aplicação da intervenção pedagógica (etapa 2); e análise dos dados (etapa 3). Os resultados indicaram dificuldades de aprendizagem dos estudantes sobre o conteúdo radioatividade que necessitam de intervenção pedagógica com vistas à aprendizagem deles, especialmente em tópicos que requerem maior abstração e habilidades matemáticas, como o tempo de meia-vida e a distinção entre fissão e fusão nuclear. Entretanto, a comparação das respostas dos questionários de conhecimentos prévios com os testes conceituais evidenciou uma evolução no entendimento dos temas abordados.

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Biografia do Autor

Ryan Guilherme Maurício França da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ex-bolsista do Programa de Residência Pedagógica pela CAPES. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando nas seguintes áreas: Desenvolvimento, validação e aplicação de métodos espectroanalíticos e cromatográficos em amostras de alimentos e ambientais. Possui formação técnica em Alimentos pelo CODAI-UFRPE (2020), em Qualidade pelo SENAC (2023) e em Química Industrial pelo IFPE (2024).

Marcela Cordeiro Cavalcante de Oliveira, Secretária de Educação de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura plena em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004). Atualmente é professora da Secretária de educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, e especialização em Educação Ambiental. Mestre em Ensino de Química (Profqui) pela UFRPE.

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008-2012), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005-2007), Especialista em Docência no Ensino Superior pela FUNESO (2003-2004), e Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. No período de 1993-2013 foi professora da Rede Pública Estadual de Pernambuco (Ensino Médio: disciplina - Química). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Departamento de Química), professora permanente do Programa Mestrado Profissional de Química em Rede Nacional (PROFQUI), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE período 2016-2018. Coordenadora da Área Química do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UFRPE nos períodos 2014-2018, 2018-2020, 2020-2022. Docente orientadora do Programa de Residência Pedagógica do Núcleo Química da UFRPE-Sede de 10/2022 a 03/2024. Substituta eventual da coordenação do curso de doutorado da Rede Nordeste de Ensino RENOEN POLO UFRPE gestão 2024-2026. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências e Química, com ênfase em Formação de Professores e em processo de ensino aprendizagem com abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). Professora participante do Grupo de Pesquisa Didática e Conceituação em Ciências e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) na Formação e na Prática Pedagógica de Professores de Química. Pesquisadora os seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, abordagem CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Natureza da Ciência, Questões Sociocientíficas, Saberes Docentes, Construção de conhecimento científico, Sequências Didáticas (elaboração e validação), Linguagem e Ensino de Ciências, Argumentação, Narrativas autobiográficas, Análise Semiolinguística do Discurso e Análise do Discurso Crítica.

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Publicado

2025-05-06

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Como Citar

DA SILVA, Ryan Guilherme Maurício França; DE OLIVEIRA, Marcela Cordeiro Cavalcante; FIRME, Ruth do Nascimento. Identificando dificuldades de estudantes sobre o conteúdo radioatividade: um estudo na Residência Pedagógica de Química . Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025019, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025019. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/88. Acesso em: 13 maio. 2025.

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