Concepções dos bolsistas de física acerca do programa residência pedagógica: contribuições e possibilidades
DOI:
10.21439/2965-6753.v6.e2025017Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de Física, Concepções dos bolsistasResumo
Este trabalho teve por objetivo investigar as concepções dos bolsistas do subprojeto de física sobre o programa Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Sergipe, suas contribuições e possibilidades. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, no qual utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário online que, após término dos dezoito meses do programa, os dados foram coletados utilizando o Google Formulários e respondido por dezenove bolsistas. Diante dos resultados apresentados, podemos concluir que o RP no Núcleo de Física contribuiu significativamente para a formação docente dos licenciandos, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, mas também uma maior integração entre universidade e escola. Mesmo identificando desafios ao programa como as realidades do sistema educacional e mais espaços para refletir de maneira mais crítica sobre as práticas de ensino, suas próprias abordagens pedagógicas e os aspectos que devem ser aprimorados ao longo de sua formação, o programa se mostrou uma experiência enriquecedora e essencial para a formação de professores de Física mais preparados para a realidade educacional.
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