Concepções dos bolsistas de física acerca do programa residência pedagógica: contribuições e possibilidades

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v6.e2025017

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Ensino de Física, Concepções dos bolsistas

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar as concepções dos bolsistas do subprojeto de física sobre o programa Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de Sergipe, suas contribuições e possibilidades. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, no qual utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário online que, após término dos dezoito meses do programa, os dados foram coletados utilizando o Google Formulários e respondido por dezenove bolsistas. Diante dos resultados apresentados, podemos concluir que o RP no Núcleo de Física contribuiu significativamente para a formação docente dos licenciandos, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, mas também uma maior integração entre universidade e escola. Mesmo identificando desafios ao programa como as realidades do sistema educacional e mais espaços para refletir de maneira mais crítica sobre as práticas de ensino, suas próprias abordagens pedagógicas e os aspectos que devem ser aprimorados ao longo de sua formação, o programa se mostrou uma experiência enriquecedora e essencial para a formação de professores de Física mais preparados para a realidade educacional.

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Biografia do Autor

Tiago Nery Ribeiro, UFS

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Ciências da natureza e suas tecnologias(2007) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe - cidade universitária José Aloísio de Campos; Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPEGECIMA; Docente permanente e atualmente coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPF polo 11 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - GPEF-UFS e Pesquisador do grupo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LAPECI. Suas áreas de interesse são Ensino de Física e Educação Matemática. Dedica-se também a teorias de Aprendizagem, especialmente a da Aprendizagem Significativa, e a formação de professores.

Ana Figueiredo Maia, UFS

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2005). É Professora Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe. Atuou como docente efetiva no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Sergipe de 2006 a 2017 e, atualmente, atua como docente efetiva no Polo 11 do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Física Médica, atuando principalmente nos temas radiodiagnóstico, proteção radiológica e dosimetria, e na área de Ensino de Física e Divulgação Científica.

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Publicado

2025-05-06

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Como Citar

RIBEIRO, Tiago Nery; MAIA, Ana Figueiredo. Concepções dos bolsistas de física acerca do programa residência pedagógica: contribuições e possibilidades. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 6, p. e2025017, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v6.e2025017. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/126. Acesso em: 7 jul. 2025.

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