Formação Continuada de Professores de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: Caminho para a Transformação ou Repetição de Práticas?

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v5.e2025036

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação Continuada, Ensino de Matemática, Institutos Federais, Ensino Médio Integrado

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) visa promover uma formação humana integral, articulando os saberes científicos e técnicos às demandas sociais e ao exercício pleno da cidadania. Nesse contexto, a formação continuada de professores de Matemática que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio (EMI), especialmente nos Institutos Federais (IFs), revela-se fundamental para enfrentar os desafios pedagógicos e curriculares próprios da EPT. Este artigo, de natureza bibliográfica, propõe uma reflexão crítica sobre os sentidos e as finalidades da formação continuada desses docentes, questionando se ela tem contribuído efetivamente para a transformação da prática pedagógica ou se apenas reforça modelos tradicionais e fragmentados. A partir da análise de autores que discutem a formação docente e o ensino de Matemática na EPT, o estudo busca oferecer subsídios que possam ressignificar a práxis educativa, promovendo abordagens mais integradoras e contextualizadas do conhecimento matemático. Espera-se, com isso, contribuir para uma prática pedagógica mais coerente com os princípios formativos da EPT, ampliando as possibilidades de aprendizagem significativa para os estudantes e sua inserção qualificada no mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (CONSUP). Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas, triênio 2020-2023, . É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2025-11-03

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Como Citar

PONTES, Edel Alexandre Silva. Formação Continuada de Professores de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: Caminho para a Transformação ou Repetição de Práticas?. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 5, p. e2025036, 2025. DOI: 10.21439/2965-6753.v5.e2025036. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/152. Acesso em: 7 nov. 2025.

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