Formação Continuada de Professores de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: Caminho para a Transformação ou Repetição de Práticas?
DOI:
10.21439/2965-6753.v5.e2025036Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação Continuada, Ensino de Matemática, Institutos Federais, Ensino Médio IntegradoResumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) visa promover uma formação humana integral, articulando os saberes científicos e técnicos às demandas sociais e ao exercício pleno da cidadania. Nesse contexto, a formação continuada de professores de Matemática que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio (EMI), especialmente nos Institutos Federais (IFs), revela-se fundamental para enfrentar os desafios pedagógicos e curriculares próprios da EPT. Este artigo, de natureza bibliográfica, propõe uma reflexão crítica sobre os sentidos e as finalidades da formação continuada desses docentes, questionando se ela tem contribuído efetivamente para a transformação da prática pedagógica ou se apenas reforça modelos tradicionais e fragmentados. A partir da análise de autores que discutem a formação docente e o ensino de Matemática na EPT, o estudo busca oferecer subsídios que possam ressignificar a práxis educativa, promovendo abordagens mais integradoras e contextualizadas do conhecimento matemático. Espera-se, com isso, contribuir para uma prática pedagógica mais coerente com os princípios formativos da EPT, ampliando as possibilidades de aprendizagem significativa para os estudantes e sua inserção qualificada no mundo do trabalho.
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