A importância da pesquisa científica nos cursos de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática

Autores

DOI:

10.21439/2965-6753.v2.e2024021

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor pesquisador, Ciências Naturais, Matemática

Resumo

O presente estudo conta com a temática da pesquisa científica na formação inicial docente, como sendo parte fundamental para que ocorra a formação de um profissional crítico e reflexivo. Tal estudo foi desenvolvido com 16 alunos concluintes do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática em uma instituição de educação profissional e tecnológica do Rio Grande do Norte. Teve como principal objetivo realizar uma avaliação acerca da importância da pesquisa nos cursos de formação de professores, pela ótica dos docentes em formação continuada. Diante disso, foram realizados questionários contendo questões abertas e fechadas visando averiguar como ocorreu o contato com a pesquisa em sua formação inicial e quais suas visões sobre o professor pesquisador em sala de aula. Através dos resultados obtidos observou-se que os pós-graduandos têm uma visão positiva sobre o professor pesquisador, que a maioria dos participantes tiveram contato com a pesquisa durante sua formação inicial, que participaram de eventos científicos apresentando seus trabalhos, que os incentivadores dessas atividades eram seus professores, entre outras questões. A partir do exposto, esperamos que a pesquisa seja mais um elemento colaborador na reflexão sobre a importância da pesquisa na formação docente.

Palavras-chave: Formação de professores; Professor pesquisador; Ciências Naturais; Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Mariana Morais Lopes, Instituto Federal de Educação

Licenciada em Química e Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação

Graduado em Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial, Mestre e Doutorado em Química. Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN). Foi coordenador do curso Técnico em Química (2015-2017), da Licenciatura em Química (2017-2019) e do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Campus Apodi (2020-2022), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Química/Apodi e Coordenador Acadêmico do Cursos de Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Avaliador Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em atos de credenciamento presencial. Faz parte do Conselho Editorial da Editora do IFRN. Orienta projetos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação.

Referências

BARREIRO, C. B.; HERNANDES, M. H. P. B. M. Ensinar a docência: formar professores para a Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais. Revista Ensino em Debate, v. 2, n. 1, e2024001, 2024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/12/9 . Acesso em 20 jul. 2024.

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRÍA, A. R. A pesquisa na formação de formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 257-266, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/edicao.php?idEdicao=12. Acesso em 13 dez 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9/2001, de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de janeiro de 2002.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf . Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL.Diretrizes curriculares para os cursos de graduação. Brasília: ABMES, 2008.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP). Resolução CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 46-49, 15 abr. 2020.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 15 mar. 2023.

CASSETTARI, N. A formação inicial é importante ou basta o notório saber? Formação de Professores: Concepções e Políticas/organização, 1.ed. – Jundiaí SP: Paco, 2017.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2014.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Editores Associados, 1996.

DEMO, P. Educação científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 2-22, 2014.

DOMINICK, R. J.; ALVES, W. B.; SILVA, M. M. Desafios na formação de professores em um mundo conectado: representações, práticas e linguagens inovadoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 2, p. 1629-1651, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13836 . Acesso em 19 jul. 2024.

FIGUEIREDO, J. O.; AQUINO, A. F. da C.; ANDRADE, E. N.; ROSAS, L. S. A importância da participação dos estudantes do ensino superior em eventos científicos para sua formação acadêmica. In.: Congresso Nacional de Educação, III, 2016. João Pessoa-PB, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19884 Acesso em 19 fev. 2023.

FIRESTONE, W.A. Meaning in method: the rethoric of quantitative and qualitative research. Educational Researcher, v. 16, n. 7, p. 16-21, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: Ambiente de formação de professores de Ciências. 2. ed. Ijuí: Unijuí, p. 288, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Saberes para a docência e para a pesquisa desenvolvidos em uma disciplina da licenciatura em Química. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 34, p. 49-65, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6562/0 Acesso em 02 fev. 2023.

MELO, S. J. A importância das atividades complementares na formação inicial de professores de química: Um diagnóstico das concepções e práticas dos licenciandos no âmbito da UEPB. Monografia de Graduação, Curso de Licenciatura em Química, Universidade Estadual da Paraíba, 2016. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/xmlui/handle/123456789/14024?show=full . Acesso em 05 fev. 2023.

NASCIMENTO, C. P.; CASTRO, A. C.; GALVÃO, A. K. A. Letramento científico: a formação do professor-pesquisador nos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Projeção (UNIPROJEÇÃO). Projeção e docência, v. 11, n. 2, p. 14-25, 2020. Disponível em: https://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1620 . Acesso em 22 fev. 2023.

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação e Realidade, v. 42, n. 2, p. 771-792, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/q5HzrdSNkcTdzKDr7bX78Yr/abstract/?lang=pt . Acesso em 19 jul. 2023.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores – pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. Coleção docência em formação – Série saberes pedagógicos. 7. ed. São Paulo: Cortez, p. 296, 2012.

PENITENTE, L. A. de A.; GIROTO, C. R. M.; SOUZA, A. B. Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 336-359, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814 . Acesso em 12 fev. 2024.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007.

RICHARTZ, T. Metodologia ativa: a importância da pesquisa na formação de professores. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 1, p. 296-304, 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2422 . Acesso em 12 jul. 2023.

SANTOS, A. B. Educar pela pesquisa na formação inicial de professores. Revista Internacional de Educação Superior, v. 6, p. e020013, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654220/21312 . Acesso em 12 jul. 2023.

SILVA, A. J. N.; OLIVEIRA, C. M. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, e020015, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/41/30 . Acesso em 19 jul. 2024.

SILVA, J. S.; PIRES, R. D. E. S. M.; SILVA JUNIOR, D.; CARMO, F. F. R. Letramento digital: desafios à formação docente. EmRede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 15–29, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/613 . Acesso em 19 jul. 2024.

SOUTO, E. B.; SILVA, A. M. de M.; RAMOS, G. G.; OLIVEIRA, A. M.; SILVA, T. P. As concepções de estudantes do curso de licenciatura em química da UFCG sobre a importância dos eventos científicos para a sua formação acadêmica. In: Congresso Nacional de Educação, 3. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20293 . Acesso em 05 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Métricas


Visualizações do artigo: 241     PDF downloads: 133

Como Citar

LOPES, Kelly Mariana Morais; ALVES, Leonardo Alcântara. A importância da pesquisa científica nos cursos de formação inicial de professores de Ciências da Natureza e Matemática. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024021, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024021. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/51. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos