O uso de ferramentas computacionais aplicadas ao ensino do Movimento Retilíneo e Uniforme, baseadas na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud
DOI:
10.21439/2965-6753.v2.e2024036Palavras-chave:
Conceituação, ferramentas computacionais, ensino de físicaResumo
No ensino de Física, a aprendizagem dos alunos está principalmente ligada à conceituação de teorias, validadas muitas vezes através de experimentos (situações) que dão o real sentido àquela teoria, e posteriormente aplicadas em novas situações. Dessa forma para se obter uma maior fundamentação no processo de conceituação dentro da Física, se torna necessário apresentar aos alunos situações diversas que podem tornar os conceitos aprendidos mais sólidos. Tendo em vista essa premissa o produto educacional produzido, visa o fortalecimento dos conceitos do tópico Movimento Retilíneo Uniforme - MRU, e está estruturado a partir de uma sequência didática associada ao uso de vídeos e de ferramentas computacionais de simulação, e de animação. A aplicação do produto se deu em cinco encontros em que foram utilizados todos os recursos citados anteriormente. Como premissa para a aplicação do produto e criação do software-MRU levou-se em consideração a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, que define os aspectos importantes para o processo de conceituação. A partir da análise dos questionários aplicados, percebeu-se que houve uma melhoria no entendimento dos conceitos, além de que o procedimento utilizado tornou as aulas mais atrativas, ao ponto de tornar-se possíveis os resultados detalhados ao longo deste artigo.
Downloads
Métricas
Referências
BRITO, G. Da S.; PURIFICAÇÃO, I. Da. Educação e novas tecnologias. Curitiba: Ibpex, 2006.
BECK, V. C.; SILVA, J. A. Invariantes operatórios de generalização algébrica mobilizados porcrianças em uma situação de comutatividade na adição de números naturais. VIDYA, v. 40, n.2, p. 299–314, 2020.
BRANDÃO, R. V.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. A Estratégia da Modelagem Didático-Científica para a Conceitualização do Real no ensino de Física: Um estudo de caso com Professores do ensino médio. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n.1 p. 85 – 110, maio. 2019.
CARVALHO, João. Modelagem computacional no ensino defísica. Congresso Internacional ABED de EaD. 2013. < http://www.abed.org.br/congresso2013/trabalhos/311.pdf>
LOZADA, Clara de Oliveira et al. A modelagem matemática aplicada ao ensino de física no ensino médio. Revista Logos, Rio de Janeiro, v. 14, p.2-12, 2006. Semestral.
MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em ensino de ciências. 2002. 7(1), 7-29. < https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141212/000375268.pdf>
PINO, J. C.; TAUCEDA, K. C. Processos cognitivos e epistemologias da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, do ensino narrativo e do aprender a aprender. Ciências & Cognição, v. 19, n.2, p.256-266. 2013
SAMPAIO, Wilton Souza; FROTA, Diego Araujo. Conceitos de Mecânica Quântica para o Ensino Médio por meio de um jogo de tabuleiro. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024014, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v2.e2024014.
VERGNAUD, G. A classification of cognitive tasks and operations of thought involved in addition and subtraction problems. In Carpenter, T., Moser, J. & Romberg, T. (1982). Addition and subtraction. A cognitive perspective. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1982, p. 39-59.
VERGNAUD, G. Multiplicative conceptual field: what and why? In Guershon, H. and Confrey,J.. (Eds.) The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics. Albany, N.Y.: State University of New York Press, 1994, p. 41-59.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 63 PDF downloads: 49